Fórum

A Mídia e os Conselhos Municipais

Compartilhe este tópico:
Tópicos [ Anterior | Próximo ]
Mostrando 1 - 20 de 23 resultados.
de 2
A Mídia e os Conselhos Municipais
Resposta
10/11/12 18:15
Gostaria de sugerir neste fórum, a criação de legislação específica para que as rádios e tvs locais abram espaço para a discussão de temas relevantes pelos conselhos e pela população local. Ainda, lembrando que as emissoras de rádio e tv possuem concessões e podem optar por transmitir a "Voz do Brasil" ou "A Voz do Munícipe" (conotação criada por mim).

RE: A Mídia e os Conselhos Municipais
Resposta
11/11/12 09:00 em resposta a Jose Eduardo Mendes.
Olá José Eduardo muito pertinente sua sugestão, pois são meios de comuniocação mais populares de fácil acesso.

RE: A Mídia e os Conselhos Municipais
Resposta
14/11/12 13:15 em resposta a Jose Eduardo Mendes.
Digam-me, qual mídia independente que temos em nosso país: RADIO, TV OU JORNAIS?
Na verdade todas estão ligadas aos pequenos grupos detentores de poder, hoje configuro como mídia honesta e limpa as redes sociais, que tem levantado grandes debates e provocado a reunião do maior numero de pessoas envolvidas em uma causa como nunca se tinha visto antes, denuncias ou mesmo questionamentos são provocados e as respostas chegam imediatamente, então, hoje acredito nas redes sociais ou mesmo estes debates online que agora fazemos como o grande incentivador das mudanças que devem ser feitas em nossa politica.
Quanto aos conselhos municipais, ja falei em outro bate papo que só irá realmente funcionar quando tiverem a escolha direta do povo e não "arrumadinhos" internos para sua crianção.

RE: A Mídia e os Conselhos Municipais
Resposta
14/11/12 16:41 em resposta a Robson Glay Vieira Patricio.
Olá pessoal, tudo bom?
Concordo com a importância de publicização das ações dos conselhos. Uma sugestão aos conselhos é terem sua própria comissão de comunicação para divulgar as ações para além de decretos nos diários oficiais.
Vendo a proposta de vocês, acredito ser um pouco complexo fazer com que as rádios e tvs (mesmo as públicas) sejam obrigadas a divulgar as ações dos conselhos. E se formos mais práticos e pensarmos que dentro da formação d@ conselheir@ é necessário um módulo comunicação?
Outra proposta é os municípios terem seus próprios Conselhos de Comunicação, com certeza contribuiria para a transparência dos serviços públicos.
Que acham?

Abs
Léo

RE: A Mídia e os Conselhos Municipais
Resposta
15/11/12 06:54 em resposta a Leonardo Barbosa Rossato.
Sim Leonardo ,

Vejo duas propostas na sua fala. Uma que o Controle Social como Conselhos tenham uma comissão de divulgação -comunicação de suas atvidades e outra que os municípios criem Conselhos de Comunicação. Duas propostas pertinentes e que podem contribuir com a transparência .

RE: A Mídia e os Conselhos Municipais
Resposta
15/11/12 16:16 em resposta a Leonardo Barbosa Rossato.
Prezado Colega. Note que o objetivo é a transparência da ação do poder municipal, mas, no caso da comunicação é mister que seja criada uma Secretaria de Comunicação Social adequada e devidamente regimentada. Nesta Secretaria seriam centralizadas as informações com a pedagogia necessária para divulgação, comunicação, uso da mídia etc.
Novamente, lembro aos colegas que temos grandes diferenças regionais e que nos demandam diferentes pedagogias que precisam de apoio didático das
universidades.

RE: A Mídia e os Conselhos Municipais
Resposta
16/11/12 15:55 em resposta a Jose Eduardo Mendes.
E dos movimentos sociais. A Universidade sozinha só se ensimesma.

RE: A Mídia e os Conselhos Municipais
Resposta
16/11/12 23:01 em resposta a Maria Izabel Pereira Braz.
maria izabel.

estamos discutindo a iternete como uma nova ferramenta para divulgação,de ações e transparência no poder pùblico, que é de mais dinâmico que temos, vamos nos atentar que existe outros meios de comunicção muito populares, como o radio a tv e o jornal, que ainda continuarão com seu compromisso, que além de entreter, informar e mobilisar,que se eicaixem tambêm como empresa com responsabildade social. esses meios ainda tem públicos especificos, com seu própio perfil, caso de uma população de pessoas mais antigas.

o governo deve contar com todos os espaços e meios de comunicação para divugação do cumprimento dos compromissos assumidos.

RE: A Mídia e os Conselhos Municipais
Resposta
16/11/12 23:56 em resposta a Maria Izabel Pereira Braz.
maria... que todos os conselhos tenham comições de comunicação,conselho de comunicação só se atribuiria a divulgação? e a atribuição de controle.

RE: A Mídia e os Conselhos Municipais
Resposta
17/11/12 07:45 em resposta a Sergio Da Silva da silva Caus.
Com certeza,

É necessário utilizar todos os meios de comunicação. Conquistaram horário gratuito de campanha de eleição e acho válido. Por que não conquistarmos uma determinação que garanta um horário de CIDADANIA?

RE: A Mídia e os Conselhos Municipais
Resposta
17/11/12 11:47 em resposta a Jose Eduardo Mendes.
Sugiro que os próprios Conselhos criem seus instrumentos de divulgação e não dependam tanto das chamadas mídias tradicionais, que têm outros interesses. Pois isto que muitos colunistas de jornais e revistas e apresentadores de TV falam sobre repercutir a "opinião pública", como se fosse algo abrangente e universal, nada mais é do que uma opinião publicada por alguém a pedido ou mando de outro alguém.

RE: A Mídia e os Conselhos Municipais
Resposta
17/11/12 13:57 em resposta a LUIS CARLOS GONÇALVES.
luis carlos

é veradade, para os conselhos seria bom, e é necessário intrumentos própios de divulgação,mas as mídias, poderiam como quaquer outra empresa, se encaixar no termo, de empresa com responsabilidade social.o que voce acha?

RE: A Mídia e os Conselhos Municipais
Resposta
19/11/12 05:07 em resposta a Jose Eduardo Mendes.
Caro José Eduardo e pessoal,

o artigo 221 da Constituição Federal estabelece que as emissoras devam atender ao princípio da “regionalização da produção cultural, artística e jornalística, conforme percentuais estabelecidos em lei”. Porém, ele não é aplicado devido a falta de regulamentação.

Esse tema é longo e caso queira saber mais sugiro a leitura desse texto:

http://www.direitoacomunicacao.org.br/content.php?option=com_content&task=view&id=2878

No caso de criarmos uma proposta para o próximo Plano de Ação Brasileiro, vale lembrar que a proposta "seja da competência do Poder Executivo Federal, de abrangência nacional", conforme o Manual do Diálogo Virtual, disponível na biblioteca dessa comunidade.

Nesse caso, vc vê alguma forma dessa proposta se enquadrar na competência do Poder Executivo Federal?

abs
César de Lucca
mediador do Desafio 1 - Melhoria da prestação de serviços públicos

RE: A Mídia e os Conselhos Municipais
Resposta
19/11/12 05:12 em resposta a César de Lucca.
Caro Leonardo e demais colegas,

as ideias referentes à criação de um módulo sobre comunicação na formação dos conselheiros ou sobre a escolha direta dos conselheiros pela população poderão ser discutidas no fórum do "Desafio 2 - Aumento da integridade pública", onde as questões referentes aos Conselhos de Políticas públicas estão sendo discutidas.

abs
César de Lucca
mediador do Desafio 1 - Melhoria da prestação de serviços públicos

RE: A Mídia e os Conselhos Municipais
Resposta
20/11/12 13:09 em resposta a César de Lucca.
Prezado Cesar. Agradeço a sua observação, mas, gostaria que fosse considerada a hipótese do "apoio" das mídias locais (aspecto jornalístico) no fortalecimento do controle. Apenas para ilustrar, as mídias pautam seus negócios a partir da audiência medida por estatística local, regional e nacional. Eu acho difícil que a população
em geral crie demandas espontâneamente sobre "controle" ou "participação na política" para que a mídia se sensibilize.
Como proposta nacional, a CGU pode e deve ter um plano de financiamento que promova a formação de Conselhos Municipais (Fiscais) e fomente a criação de espaços
na mídia local (p.ex. horários comprados), utilizando-se do "poder de compra do Estado".
Não gostaria que as iniciativas tornassem o governo central mais "forte", ao contrário o poder local deve ser fortalecido e com legitimidade. Recomendo ler Ladislau Dowbor.

RE: A Mídia e os Conselhos Municipais
Resposta
20/11/12 13:20 em resposta a César de Lucca.
Acredito que nesse momento temos a oportunidade de construirmos uma proposta de grande impácto com abrangencia para a OGP.

Proposta:CIDADANIA SEM FRONTEIRAS.

Para efetiva promoção das sociedades participativas,com trocas de experiências exitósas e progresso da cidadania,comum entre todos os Paises que compôem a "OGP",solicitamos esfórços conjuntos entre os governos para criação de um programa via WEB,com tradutor simultâneo,para efetiva aproximação das democracias
com conhecimentos que serão disseminados entre cidadãos de multiplas nacionalidades,e desta forma despertar para uma sociedade mais justa igualitária,tanto no conhecimento das mais variadadas culturas quanto nas mais diferentes formas de desenvolvimento da cidadania participativa.

RE: A Mídia e os Conselhos Municipais
Resposta
23/11/12 18:59 em resposta a João Augusto Ferrari.
Olá, pessoal!

Conforme o Manual do Diálogo Virtual, as discussões sobre mídia e conselhos de políticas públicas estão acontecendo no âmbito do Desafio 2 - Aumento da Integridade Pública. Deste modo, encaminho esse tópico pra lá, para que junto com os participantes e a mediadora Mariana Manfredi, vocês sigam a conversa e estruturem a proposta de acordo com as perguntas orientadoras:

- Que compromisso deve ser assumido pelo Brasil no plano de ação da OGP?
- Qual o objetivo desse compromisso? Quais os resultados esperados?
- Para efetivar esse compromisso, quais atividades podem ser realizadas pelo Governo Federal?
- Como verificar se esse compromisso foi cumprido?
- Qual o tempo necessário para a efetivação do compromisso – curto, médio ou longo prazo?

abs,
Cesar de Lucca
mediador do Desafio 1

RE: A Mídia e os Conselhos Municipais
Resposta
02/12/12 20:27 em resposta a César de Lucca.
Prezados. Existe o tema em questão conforme tópicos abaixo:

Que compromissos deve ser assumido pelo Brasil no plano de ação da OGP?

“Melhorar a participação do cidadão, através da mídia, na gestão dos recursos públicos dos municípios”.

Qual o objetivo desse compromisso? Quais os resultados esperados?

“Maior transparência para decisão e participação cidadã”.

Os resultados esperados são: melhor qualidade dos gastos públicos; melhor planejamento das prioridades locais; aumento da “publicidade” na administração pública; criação de espaço público na mídia; ampliação da transparência e; contribuição significativa para a renovação do papel do Estado.

Para efetivar esses compromissos, quais atividades podem ser realizadas pelo Governo Federal?

Criação de programas para financiamento dos Conselhos Municipais
->Fomento para formação dos Conselhos Comunitários (Fiscais);
->Utilização do poder de compra do Estado;
->Descentralização do controle;
->Descompactar a burocracia com efetivo regionalizado;
Criação de linhas de financiamento para aquisição de horário na mídia local com recursos da CGU;
->Utilização do poder de compra do Estado;
->NÃO EXIGENCIA DE “CONTRAPARTIDAS” POR PARTE DO MUNICÍPIO;
Criação de programas para financiamento da Rádio Cidadã (Rádios Comunitárias).

Como verificar se esse compromisso foi cumprido?

- Estabelecer objetivos conforme as atividades já estabelecidas;
- Medir de modo quantitativo a abrangência das atividades;
- Medir de modo qualitativo a partir da internet (redes sociais), utilizando software aplicativo;
- Medir a participação quantitativa das universidades (públicas e privadas);
- Medir quantas Rádios Comunitárias ou espaços na mídia local foram criados.

Qual o tempo necessário para a efetivação do compromisso, curto, médio ou longo prazo?

Devido ao envolvimento de recursos públicos o prazo seria de médio a longo.

RE: A Mídia e os Conselhos Municipais
Resposta
03/12/12 01:51 em resposta a Jose Eduardo Mendes.
Bacana, José, você já organizou a proposta.

Pessoal,

a sugestão de redação feita pela José atende e deixa claro os objetivos da proposta?

abs,
Mariana

RE: A Mídia e os Conselhos Municipais
Resposta
03/12/12 19:56 em resposta a Jose Eduardo Mendes.
Olá posso dá minha contribuição?

Penso que o compromisso a ser assumido pelo Brasil é:

Regulamentar o artigo 221 da Constituição brasileira para garantir que os meios de comunicação existentes disponibilize o espaço para o momento de cidadania divulgando e orientando sobre todas as ações e prestação de contas dos Governo nas três esferas;

E o objetivo do compromisso
“Melhorar a participação do cidadão, através da mídia, na gestão dos recursos públicos da União, Estados e municípios” para garantir maior transparência nas decisões e celebrar a gestão participativa.


Jose Eduardo Mendes:
Prezados. Existe o tema em questão conforme tópicos abaixo:

Que compromissos deve ser assumido pelo Brasil no plano de ação da OGP?

“Melhorar a participação do cidadão, através da mídia, na gestão dos recursos públicos dos municípios”.

Qual o objetivo desse compromisso? Quais os resultados esperados?

“Maior transparência para decisão e participação cidadã”.

Os resultados esperados são: melhor qualidade dos gastos públicos; melhor planejamento das prioridades locais; aumento da “publicidade” na administração pública; criação de espaço público na mídia; ampliação da transparência e; contribuição significativa para a renovação do papel do Estado.

Para efetivar esses compromissos, quais atividades podem ser realizadas pelo Governo Federal?

Criação de programas para financiamento dos Conselhos Municipais
->Fomento para formação dos Conselhos Comunitários (Fiscais);
->Utilização do poder de compra do Estado;
->Descentralização do controle;
->Descompactar a burocracia com efetivo regionalizado;
Criação de linhas de financiamento para aquisição de horário na mídia local com recursos da CGU;
->Utilização do poder de compra do Estado;
->NÃO EXIGENCIA DE “CONTRAPARTIDAS” POR PARTE DO MUNICÍPIO;
Criação de programas para financiamento da Rádio Cidadã (Rádios Comunitárias).

Como verificar se esse compromisso foi cumprido?

- Estabelecer objetivos conforme as atividades já estabelecidas;
- Medir de modo quantitativo a abrangência das atividades;
- Medir de modo qualitativo a partir da internet (redes sociais), utilizando software aplicativo;
- Medir a participação quantitativa das universidades (públicas e privadas);
- Medir quantas Rádios Comunitárias ou espaços na mídia local foram criados.

Qual o tempo necessário para a efetivação do compromisso, curto, médio ou longo prazo?

Devido ao envolvimento de recursos públicos o prazo seria de médio a longo.[/quote

Mostrando 1 - 20 de 23 resultados.
de 2