Fórum

Prestação de Contas Online dos recursos da Educação

Compartilhe este tópico:
Tópicos [ Anterior | Próximo ]
Prestação de Contas Online dos recursos da Educação
transparência educação mec prestação de contas
Resposta
05/12/12 17:19
O Contas Online foi desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE - para facilitar a gestão dos processos de prestação de contas dos recursos da Educação repassados a estados, Distrito Federal, municípios e entidades privadas sem fins lucrativos, e abrangerá a elaboração, remessa e recebimento de prestação de contas, a análise financeira e técnica, a emissão de pareceres sobre as contas, inclusive pelos conselhos de controle social, quando houver a exigência de manifestação, a emissão de diligências, a elaboração de relatórios gerenciais e operacionais, o acompanhamento dos prazos e a recuperação de créditos.
Além de promover a transparência da aplicação dos recursos públicos, economia, efetividade e indicadores gerenciais, o Contas Online é inovador e viabilizará o cruzamento de dados e a automação das análises das contas a partir da parametrização de normas e procedimentos, disponibilizará dados da execução físico-financeira, racionalizará o processo integrando todas as etapas de prestação de contas, bem como eliminará retrabalho com a economia de recursos e assim oferecendo resposta mais rápida ao gestor e à sociedade.

RE: Prestação de Contas Online dos recursos da Educação
Resposta
15/12/12 01:35 em resposta a Sérgio Nogueira Seabra - MEC.
Sérgio,

Como educador da Educação Básica Pública há trinta anos sinto a necessidade de acompanhar a prestação de Contas Online dos recursos da Educação, muitos recursos públicos da educação são roubados por gestores públicos corruptos, com esta prestação de contas online vamos ter condições de monitorar a gestão deste importante setor da gestão pública.
A CIDADANIA SE FORTALECE COM TÃO IMPORTANTE INICIATIVA.
Att,
João Batista

RE: Prestação de Contas Online dos recursos da Educação
Resposta
17/12/12 02:41 em resposta a Sérgio Nogueira Seabra - MEC.
JÁ ESTOU ACOMPANHANDO OS RECURSOS ENVIADOS PELO FNDE ATRAVÉS DO PDDE (PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA. PORÉM ALGUMAS ESCOLAS "BATIZARAM" SUAS Uex COM NOMES QUE NÃO ERAM O DA ESCOLA DIFICULTANDO A FISCALIZAÇÃO DOS RECURSOS PELA SOCIEDADE. POR EXEMPLO: NOME DA ESCOLA-ESCOLA NOSSA SENHORA DO CARMO NOME DA Uex-BANCO ESCOLAR FAZER CRESCER, NO SITE DO FNDE MANDA PESQUISAR PELO NOME DA Uex , NINGUEM VAI SABER QUE "AQUELA Uex" É REFERÊNTE A "TAL ESCOLA" ALGUMAS ESCOLAS JÁ FAZEM ISSO POR "MÁ FÉ" COMO QUEM ABRE A CONTA NO BANCO É O MEC OU A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO, DEVERIA OBRIGAR O NOME DA UeX SER O MESMO NOME DA ESCOLA OU CONSULTAR PELO NUMERO DO INEP.
OBS: O GOVERNO DO ESTADO DEVERIA SEGUIR O EXEMPLO E DISPONIBILIZAR NA NET SEU ENVIO DE VERBA PARA A Uex DA ESCOLA TAMBÉM.
OBS: A MAIORIA DAS ESCOLAS DE PERNAMBUCO NÃO DISPONIBILIZA PARA A COMUNIDADE ESCOLAR, NEM EM FORMA DE ,PELO MENOS UM PANFLETO. NO CORREDOR DA ESCOLA OU SALA DOS PROFESSORES A MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA DA Uex

DESDE JÁ AGRADEÇO

WELLINGTON GENUINO DOURADO