Fórum

Últimas observações

Compartilhe este tópico:
Tópicos [ Anterior | Próximo ]
Últimas observações
Resposta
17/12/12 17:54
Estamos chegando ao fim de mais uma etapa da construção das propostas do novo plano de ação da OGP.

Gostaria de ressaltar algumas questões finais:

a) Lembrar da discussão junto ao governo, do compromisso deste em criar um banco de propostas, que contenha as ações elaboradas e levadas à votação e que independentemente de não terem sido aprovadas por votos, podem ser aproveitadas pelos Ministérios e Secretarias do Executivo Federal. Sugiro que esse banco de propostas seja público.

b) Que o governo de fato leve em conta as propostas priorizadas e as incorpore da melhor maneira possível. Digo isso, pois o governo não garante que as propostas sejam efetivamente incorporadas, mas muitas entidades e pessoas trabalham em torno da elaboração e priorização de ações, e seria frustante que elas não fossem de fato incorporadas depois de passarmos por tantas etapas de esforços coletivos.

c) Na discussão com os Ministérios e Secretarias, na finalização do plano, mesmo ações que não foram priorizadas poderiam ser incorporadas em propostas aprovadas, caso sejam coincidentes ou complementares. Por exemplo, se tiver mais de uma proposta de formação de conselheiros, se possível, uma que não foi "ganhadora" possa acrescentar na outra sem prejuízo ao governo, pudesse ser complementada.

Finalizo por aqui meus comentários e queria agradecer a tod@s envolvid@s, do governo, das entidades da sociedade civil e cidadãos por terem se dedicado a esse processo. Gostei bastante de ter feito parte de todas essas discussões e desse trabalho coletivo.

Abraços,

Marcelo