Discussões

O que ainda NÃO É transparente no Brasil

Compartilhe este tópico:
Tópicos [ Anterior | Próximo ]
Mostrando 1 - 20 de 22 resultados.
de 2
O que ainda NÃO É transparente no Brasil
acesso a informação transparência
Resposta
19/03/12 15:00
Olá, meu nome é Leonardo Valles Bento. Sou professor universitário e analista de finanças e controle da CGU. Moro em São Luís (MA) e tenho muito interessa no tema transparência e acesso a informação.

Embora tenhamos avançado na questão da transparência, nos últimos 10 anos, muitas coisas ainda não são transparentes. Precisamos compreender o que ainda não é transparente no Brasil e construir propostas que abordem estes aspectos. Tenho algumas idéias e gostaria de saber a opinião dos demais participantes:

1. Em relação aos recursos transferidos por convênio.
: o governo federal possui uma base de dados chamada SICONV, que todas as entidades que celebram convênios (Estados, Municípios, ONGs) devem alimentar com dados sobre a execução das despesas, processos licitatórios, pagamentos, extratos, prestação de contas, etc. No entanto, toda essa informação, extremamente útil para o controle social, é protegida por senha, acessível somente a quem trabalha em órgãos de controle. O cidadão até pode saber quanto o seu município recebeu, de um convênio qualquer, mas o principal, o que foi feito com esse dinheiro, ainda não é transparente.

2. Em relação, aos programas federais descentralizados (merenda escolar, programa saúde da família, PETI, FUNDEB, etc.) não existem portais que divulguem as informações sobre a sua execução, que sejam obrigatoriamente alimentados pelos Estados e municípios, contendo informações sobre as receitas e as despesas efetuadas, pagamentos e empresas beneficiadas, licitações, etc. A prestação de contas desses programas é feito somente aos Tribunais de Contas, normalmente em papel. O cidadão precisa ter acesso a prestação de contas dos programas em meio digital.