| Eu não sou nenhum especialista no assunto, mas lembro de um autor, que vou chamar de X. (para não citar nomes), que fala sobre a reprodução social, mostrando as interconexões que se apresentam no nosso mundo social, político, econômico, cultural, de modo que aquilo que imaginamos como um erro ou defeito do sistema serve, na verdade, à manutenção do sistema. Isso é verdade em relação às pessoas que vivem em periferias, enquanto outras vivem da especulação imobiliária, em relação ao crime generalizado, mas que representa um mercado informal e ilegal poderosíssimo e riquíssimo que mobiliza consumo de drogas, venda de armas, etc, etc, e etc.
Não lembro se o autor chega a defender o Financiamento Público de Campanha. Mas lendo o livro eu me convenci de que é o melhor caminho.
Outros autores falam sobre a nossa quase impossibilidade de autodeterminação num mundo globalizado em que os novos insumos (o capital especulativo) somem de uma ora para outra se os governos não funcionam de acordo com as diretrizes imperialistas.
Diante dessas rápidas considerações chego a duas conclusões. Primeiro: é preciso uma modificação do sistema, já que atacar as consequências é um erro, só punir é um erro, pois trata-se de uma erva daninha que morre hoje, renasce amanhã, morre hoje, renasce amanhã e assim sucessivamente. O Financiamento Público de Campanha é uma mudança possível no nível político. Segundo: É preciso um sistema de esquerda porque, se vivemos num mundo de direita (capitalista), devemos fazer um contraponto, uma balança justa. Se vivêssemos num pais socialista, nos seria necessário, nesse caso, um sistema de direita. Mas vivemos num mundo capitalista (e não se trata aqui de fazer crítica a isso) e, então, medidas de esquerda, como um Financiamento Público, se fazem necessárias.
Contra o poder do capital especulativo, contra os problemas estruturais pouca coisa se pode fazer. Mas devemos fazer frente a isso e, quem sabe, mudar as regras do jogo. Se vivemos sobre as regras do mercado não podemos permitir que a governabilidade esteja suscetível a elas. |