Discussões

MOÇÃO DE REPUDIO ELEIÇÃO DELEGADOS

Compartilhe este tópico:
Tópicos [ Anterior | Próximo ]
Mostrando 1 - 20 de 47 resultados.
de 3
MOÇÃO DE REPUDIO ELEIÇÃO DELEGADOS
Resposta
20/03/12 21:51
A democracia está cada vez mais sendo aperfeiçoada em no país. Vimos e vivemos em nossa cidade e em nosso Estado a efetiva participação democrática da sociedade.
Os delegados municipais foram eleitos segundo decisão do povo (ainda que municipal), acreditando ser estes os que poderiam cuidar de seus ideais e representá-los como integrante da nação brasileira. No entanto, na etapa Estadual os delegados eleitos deveriam/deve ser novamente votados, quando na verdade já forma escolhidos por seus pares e nesta etapa os delegados muito mal se conhecem para acreditar seu voto. O que aconteceu no RIo de Janeiro, acredito que na maioria dos Estados, foi a presença de pessoas sérias, éticas e que poderiam contribuir melhor na etapa Nacional, ficarem de fora por simples presença em massa de políticos.Pessoas essas que estarão representando um coletivo enorme, mas que possuem meramente interesse politico e não democrático. As vagas poderiam ser melhor distribuidas de forma que cada município tivesse representatividade e não acontecer o absurdo: Municípios com 4 ou 3 delegados eleitos pelo fato de conhecerem outros delegados de outras conferencias e assim combinaram entre si o voto e manipulou aqueles novatos que estavam concorrendo com seriedade.
Houve completamente descaso quanto a vontade da população de cada município que participou de forma integra e efetiva nas etapas nacionais e que teriam o prazer de ver sua delegação o representar e garantir para eles e futuras gerações a participação social.

RE: MOÇÃO DE REPUDIO ELEIÇÃO DELEGADOS
Resposta
21/03/12 00:54 em resposta a marta carvalho da silva silveira'.
AQUI NO PARANÁ TAMBÉM ACONTECERAM COISAS ESTRANHAS A DEMOCRACIA.
DE MINHA REGIÃO POR EXEMPLO FORAM ESCOLHIDAS PESSOAS DA SOCIEDADE CIVIL QUE NA REALIDADE NÃO O SÃO,
E SIM SÃO FUNCIONÁRIOS DE PREFEITURAS, QUER DIZER QUE A SOCIEDADE CIVIL NATA, ESTA DE FORA MAIS UMA VEZ
JÁ QUE O OBJETIVO DA CONSOCIAL É OUVIR OS LEGÍTIMOS REPRESENTANTES DA POPULAÇÃO.

Resposta
21/03/12 13:23 em resposta a marta carvalho da silva silveira'.
Prezada Marta Carvalho,

Agradeço pela participação na Conferência Virtual. Espero também contar com sua colaboração na construção de propostas nos Eixos Temáticos da Consocial.
A respeito da eleição de delegados, tanto na etapa estadual do Rio de Janeiro, quanto nas demais etapas estaduais, informo que o procedimento a ser adotado é esse mesmo: por meio do voto entre os participantes da etapa estadual, selecionar os delegados que representarão o estado na Conferência Nacional. Não há nenhuma recomendação da Coordenação-Executiva ou da Comissão Organizadora Nacional quanto ao critério de distribuição das vagas para a nacional entre os participantes das Conferências Estaduais. Esses critérios devem ser previstos por cada Comissão Organizadora Estadual e, se for o caso, acatada, revista ou aperfeiçoada pelos participantes da própria Conferência Estadual. E essa decisão (de não prever os critérios) foi para respeitar as características e especificidades de cada estado.
O processo participativo da conferência não se esgota na etapa em que o cidadão participou e não foi eleito delegado. Ao fim de cada etapa temos três caminhos: 1) Quem foi eleito deve representar dignamente todo o processo anterior (debates nos municípios, no estado, as propostas e as priorizações do grupo). Os eleitos devem ainda prestar contas de como foi a participação na etapa seguinte, informando o que defenderam, como se posicionaram e o resultado final. Caminho 2): Os participantes que votaram (inclusive os que não foram eleitos) devem cobrar dos eleitos o posicionamento, a defesa das propostas, além da prestação de contas no final da etapa seguinte. Caminho 3) Todos, absolutamente todos, participantes das municipais, das estaduais, da nacional, delegados eleitos, deverão acompanhar a implementação das propostas. Devem ainda identificar, na relação de propostas priorizadas de cada etapa, aquilo que lhe cabe e que ele pode implementar. Nem todas as proposições são para ação do poder público. O próprio cidadão poderá identificar nas propostas aquilo que ele pode fazer.

Seguindo esses três caminhos, teremos um processo democrático de fato. Isso não depende só da CON, das COEs, das COMUs. Depedende de todos nós. Cada um tem o seu papel no processo.

Mais uma vez, deixo aberto o canal para recebermos suas proposições para a 1ª Consocial, por meio desta Conferência Virtual ou por meio de Conferências Livres. Se quiser saber como fazer uma Conferência Livre, acesse o passo a passo.no Site da Consocial: http://www.consocial.cgu.gov.br/uploads/biblioteca_arquivos/194/arquivo_0015a77917.pdf

Um grande abraço,

Fábio Félix
Coordenador-Executivo Nacional da 1ª Consocial

Resposta
21/03/12 13:27 em resposta a Rosane Fatima Silva Fiori.
Prezada Rosane,

Considerando o que também relatou a Marta Carvalho, concordo que devem haver o cuidado para a melhor representação possível na escolha dos delegados.

Cabe a todos nós cobrar dos eleitos a postura de dignos represetantes.

Registro apenas que estamos todos empreendendo os maiores esforços para ouvir a população. Um deles é esta Conferência Virtual.

Agradeço sua participação e espero suas contribuições no debate virtual.

Grande abraço,

Fábio Félix
Coordenador-Executivo Nacional da 1ª Consocial

Resposta
21/03/12 19:15 em resposta a Fábio Silva.
Olá Senhor Fábio Silva e colegas....

De fato essa problemática da eleição dos delegados é algo complicado.

Aqui na etapa estadual de Minas Gerais ocorreu o mesmo que foi citado pelas demais colegas.

A eleição dos delegados para a nacional se pautou em situações nada éticas e democráticas, houve de um modo geral uma certa manipulação dos poderes executivo estadual e municipais e com isso muitas pessoas que de fato gostaria de contribuir com o processo não tiveram como participar da etapa nacional.

Cícero Barbosa

Resposta
21/03/12 21:06 em resposta a marta carvalho da silva silveira'.
FAÇO MINHAS AS PALAVRAS DOS COLEGAS SOBRE A "POLITICAGEM" FEITA NA ETAPA ESTADUAL, NO MEU CASO ESPECÍFICO, EM MINAS GERAIS. TINHA ATÉ PREFEITO LIGANDO PARA SEUS "ASSESSORES" PARA CONSEGUIREM ELEGER OS SEUS.
ACHEI ESTRANHO E MELHOR NÃO COMENTAR, MAS JÁ QUE A QUESTÃO FOI LEVANTADA, RATIFICO OS DIZERES DE MEUS COLEGAS E DIGO QUE FIQUEI UM TANTO QUANTO DECEPCIONADA, MAS NÃO A PONTO DE DESISTIR, POR ESSA RAZÃO, AQUI ESTOU, PARA CONTRIBUIR, DENTRO DE MINHA POSSÍBILIDADES.

Resposta
21/03/12 22:09 em resposta a Cícero Barbosa da Silva.
Para divulgar o que ocorreu com a Delegação de Búzios, tanto no segmento Sociedade Civil, quanto no segmento Poder Público.
Sou Cristina Pimentel, e fui eleita, em meu município, para representá-lo, na CONSOCIAL do Estado do Rio de Janeiro.
Anexos: MOÇÃO DE REPÚDIO (2).docx (17,9k)

Resposta
21/03/12 23:46 em resposta a marta carvalho da silva silveira'.
Pessoal, nesse aspecto da eleição de delegados é muito importante discutirmos como devem ser as regras e as práticas das pessoas para que o processo seja o mais democrático possível. Cada segmento elege os seus delegados? Faz sentido o estabelecimento de cotas regionais? É melhor utilizar o critério populacional ou de relação candidato/vaga? Eu acho que cada opção tem seus prós e contras.

Eleição sempre é um assunto polêmico, é importante observarmos que no caso do RJ os relatos mostram que houve sim uma pactuação das novas regras em plenária, lembremos que a plenária da etapa pode sim ajustar as regras se entender que isso democratiza mais o processo, entende? Podíamos aproveitar esse debate para fazer propostas no eixo 2 que envolve as conferências. Aproveitemos essa oportunidade: http://edemocracia.camara.gov.br/web/consocial/forum/-/message_boards?_19_mbCategoryId=384911

Resposta
22/03/12 02:45 em resposta a Fábio Silva.
penso que como trata-se de uma conferencia de transparencia deveríamos começar falando a verdade.
Como alguém que mente pode representar algo ou alguem no que conserne a transparencia.?
a questao começa aí.

Resposta
22/03/12 05:15 em resposta a Rosane Fatima Silva Fiori.
Cara Rosane,

Concordo contigo com relação ao uso da verdade. Deveria ser assim com todos os representantes, em todos os processos participativos e em todas as instâncias de democracia representativa. Deve ser assim nesta e em qualquer outra conferência.

Entretanto, o fato de alguem julgar que o representante eleito não fez ou não faz uso da verdade não tira dele a obrigação de prestar contas, da mesma forma que não tira o seu direito e dos demais representados de cobrar.

O uso do direito de cobrar nossos representantes (tenham eles mentido ou não) certamente ajudará a aperfeiçoar os processos democráticos.

Deixo uma questão para nossa reflexão: temos usado o nosso direito de cobrar dos representantes explicações sobre sua atuação?

Grande abraço,

Fábio Félix

Resposta
22/03/12 05:41 em resposta a Cícero Barbosa da Silva.
Prezados,

Obrigado pelas colocações.

Realmente, a eleição de delegados é uma questão complicada nos processos conferenciais.

Informo há um grupo no facebook (http://www.facebook.com/groups/104645222986472/), sobre Conselhos e Conferências, acompanhado pela Secretaria Nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República. Nesse grupo estão ocorrendo debates sobre questões gerais e conceituais, aplicada a todas as conferências, como os processos de eleição de delegados. Recomendo que também participe nesse espaço.

Grande abraço,

Fábio Félix

Resposta
22/03/12 11:46 em resposta a mary lucy cardoso rezende.
Mary....

De fato a eleição de Minas foi uma tragédia.... mais politicagem do que participação social.

Cícero

Resposta
24/03/12 02:40 em resposta a Ricardo Poppi.
Como quem ganha é a maioria, nós da Região Sudeste do Estado do Tocantins estivemos aqui na Consocial do Tocantins que foi realizada em Palmas, no auditorio do Tribunal de Contas do Estado, mas não conseguimos eleger um representante devido os grandes centros terem maior representatividade na quantidade de delegados, mas valeu minha participação.

Resposta
03/04/12 00:42 em resposta a marta carvalho da silva silveira'.
Olha pessoal, ( Marta, Rosane, Fabio, Cicero, Mª Cristina, Mary, Ricardo, Rinaldo, eu (Beth Moreno) e quem mais quiser)

lendo esse topico agora fiquei até contente, por incrivel que pareça.

Eh que aqui no DF na etapa regional aconteceram umas situações desagradaveis e vendo vcs reclamarem vejo que aqui nem foi tão ruim assim, mas que temos muito que melhorar no processo democratico.
Principalmente por que me conscientizei que sou muito ignorante quando o assunto é eu ser eleita. Mas acabei entrando pra nacional...

Mas tenho aprendido muito e melhorado também.
Minha opinião é que não desanimem e fiquem prontos para participarem das conferencias que estão acontecendo em todo o Brasil.

Estava aqui pensando: que tal se nós fizessemos uma conferencia livre virtual e dela tirassemos nossas propostas? Temos até o dia 8 de abril e podemos tirar até 10 propostas. Topam?
A gente marca dia e hora e podemos fazer pelo skype, ou então por outro programa de conferencia que vcs conheçam...

Meu email: duraesmoreno@terra.com.br e meu telefoneemoticon 61) 96853332 ou (61) 34681765 nesse podem ligar a cobrar.
Abraço,
Beth Moreno.

Resposta
03/04/12 01:44 em resposta a Elizabeth Duraes Moreno.
ACEITO A PROPOSTA.
É SO MARCAR A HORA E A FORMA DE NOSSA DISCUSSÃO.
ABRAÇO
ROSANE

Resposta
03/04/12 02:36 em resposta a Rosane Fatima Silva Fiori.
Colegas do fórum,

Na Conferência Estadual de SP, realizada neste final de semana, observei uma situação curiosa: a apuração dos votos e das priorizações eram simultâneas, mas enquanto havia uma enorme torcida formada em volta da apuração voto a voto, cujos nomes de cada célula eram anunciados quase aos gritos, do outro lado, o escrutínio da priorização das propostas não tinha mais que meia dúzia de gatos pingados em volta. Ou seja, todo o resultado de um trabalho colaborativo que envolveu a participação de mais de 10 mil pessoas de centenas de cidades do Estado - e a razão de estarmos ali - teve sua importância evaporada face à disputa eleitoral que se criou. Na plenária final, houve ainda acusações de fraude, de gente que se candidatou pela categoria errada, de voto não computado, etc.

Coloco isso para a organização da Consocial reflita mais para a próxima conferência. Há que pensar uma metodologia onde os delegados emerjam dos trabalhos no grupo, que seja gente que leve a proposta e a discussão do coletivo adiante, de coração aberto para trabalhar colaborativamente com pessoas de outros lugares. Muitas pessoas esqueceram que na etapa estadual e na federal não representarão mais o interesse específico do município e depois do Estado, muito menos ainda o pessoal, mas sim uma construção coletiva, onde se busca sínteses, consensos e sinergias. Sei que para muita gente, a participação de um evento desse é uma oportunidade de capacitação ou projeção, mas o interesse coletivo deve se sobrepor ao individual. Enfim, estamos todos aprendendo!

abs.,
Jorge

Resposta
03/04/12 10:42 em resposta a Fábio Silva.
Essa eleição para delegados dessa conferência, realmente foi sem paridade e escolha democrática, mas quero acreditar que seja por ser o primeiro momento e que a partir da nacional construa um regulamento garantindo transparencia também nesses eventos participativos.

Resposta
03/04/12 10:43 em resposta a Fábio Silva.
Concordo plenamente em sensibilizar os nossos representantes.

Resposta
03/04/12 18:45 em resposta a Jorge Machado.
Jorge e demais colegas,

Seria muito importante e estratégico levar essa discussão para o grupo no facebook sobre Conselhos e Conferências, que é acompanhado pela Secretaria Nacional de Articulação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República. Nesse grupo estão ocorrendo debates sobre questões gerais e conceituais, aplicada a todas as conferências, como os processos de eleição de delegados.

Também acho que devemos aperfeiçoar esses espaços de participação para que a colaboração e cooperação prevaleçam. E para minimizar cada vez mais posturas competitivas e individualistas.

Abraços.

Soraia Mello
Coordenadora da Conferência Virtual da 1a Consocial

Resposta
03/04/12 19:50 em resposta a Soraia Silva de Mello.
Oi Pessoal,

Obrigada Soraia,

ja pedi pra ser add lá no grupo do facebook.

Eu queria que eles, que não entraram para a participação Nacional pudessem participar mais uma vez, com alguma proposta.
E eu também tenho umas que eu queria que fossem discutidas, pois só me surgiram agora que estou mais em contato com todo o assunto da CONSOCIAL.
Na conferencia virtual daqui, quando eu consegui entender direito como se dava a participaçaõ, que eu poderia mandar propostas, ja era tarde. emoticon
Não sou individualista e nem tão competitiva assim como ta parecendo. rsrsrs
Abraço,
Beth Moreno

Mostrando 1 - 20 de 47 resultados.
de 3