Discussões

CV.1.4 - Implementação da matéria Cidadania Plena

Compartilhe este tópico:
Tópicos [ Anterior | Próximo ]
Mostrando 21 - 40 de 41 resultados.
de 3
RE: CV.1.4 - Implementação da matéria Cidadania Plena
Resposta
02/04/12 14:32 em resposta a Maria Izabel Pereira Braz.
Pessoal,

iremos manter a proposta da materia e criar outra baseada no texto escrito pelo Helder.

Ok?
Abs,
Mariana Manfredi

Resposta
02/04/12 15:03 em resposta a Helder Alves.
Concordo com o seu ponto de vista.

Resposta
02/04/12 15:05 em resposta a Mariana Manfredi.
Por mim tudo bem Mariana.

Resposta
02/04/12 15:12 em resposta a Mariana Manfredi.
Obrigado, Mariana.
Pessoal, acho q o espírito é esse mesmo. Não tenho nada contra a proposta da matéria obrigatória, acreditei apenas em contribuir com outra visão. No final, haverá uma alternativa a mais para ser avaliada. Até aqui tem sido um prazer atuar na conferência. Vamos em frente.
Abraços

Resposta
02/04/12 16:51 em resposta a Mariana Manfredi.
A Garantia de conscientização do exercício de cidadania seus conceitos, direitos e deveres é a pedra fundamental para um mundo melhor.

Resposta
02/04/12 18:34 em resposta a Mariana Manfredi.
Esta é a PROPOSTA que está em vigor?

Proposta: Aplicar a partir do ensino fundamental a matéria denominada “Cidadania Plena”
Incluir a matéria no currículo escolar com intento de formar cidadãos para viver e conviver em uma democracia conhecendo direitos e deveres.

Penso que devamos amarrar a esta proposta a formação do professor, senão corremos o risco de acontecer o mesmo que está acontecendo com as disciplinas obrigatórias de sociologia e filosofia (que de certa forma já abordam conceitos de cidadania), que estão tendo sua carga horária diminuída porque não tem professor especializado na área ou então professor acumulando carga horária para suprir e sem condições de fazê-lo.

Então minha proposta de texto será:

APLICAR A PARTIR DO ENSINO FUNDAMENTAL ATÉ O ÚLTIMO CICLO DO ENSINO MÉDIO, DIVIDO POR MÓDULOS (ASSUNTOS) A MATÉRIA DENOMINADA CIDADANIA PLENA, SENDO MINISTRADA POR PROFESSOR FORMADO EM SOCIOLOGIA OU CIÊNCIAS POLÍTICAS OU FILOSOFIA, COM O INTENTO DE FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS E CONSCIENTES DE SEUS DEVERES E DIREITOS PARA VIVER E CONVIVER EM SOCIEDADE NA PRÁTICA DO EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA.

Resposta
02/04/12 18:41 em resposta a Monica Bragança Pinheiro Tammela.
Olá Mônica,

nesse momento da conferência estamos realizando apenas modificações na redação das propostas. As alterações apresentadas por você mexem no conteúdo da proposta e precisariam ser discutidas anteriormente.
Além disso, entendo que elas são um detalhamento que não precisam ocorrer nesse momento, quando estamos falando de propostas mais abertas a serem, futuramente, detalhadas na implementação da proposta.

abs,
Mariana Manfredi
Mediadora Consocial Virtual - Tema 1

Resposta
02/04/12 18:46 em resposta a Mariana Manfredi.
Compreendi, acrescentei então a mudança da redação.

PROPOSTA:
Aplicar a partir do ensino fundamental a matéria denominada “Cidadania Plena”
Incluir a matéria no currículo escolar com intento de formar cidadãos para viver e conviver em uma democracia conhecendo direitos e deveres.

MUDANÇA DA REDAÇÃO

INCLUIR NO CURRÍCULO ESCOLAR A MATÉRIA DENOMINADA "CIDADANIA PLENA" A PARTIR DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM O INTENTO DE FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS E CONSCIENTES DE SEUS DEVERES E DIREITOS PARA VIVER E CONVIVER EM SOCIEDADE NA PRÁTICA DO EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA.

Resposta
02/04/12 18:50 em resposta a Monica Bragança Pinheiro Tammela.
Legal Monica!

Pessoal,
vejam e comentem a sugestão de alteração da Monica.
Lembrando que o prazo para isso ocorrer é hoje, 02/04, até as 20h.

abs,
Mariana Manfredi

Resposta
02/04/12 18:52 em resposta a Mariana Manfredi.
Ok, Mariana, abraços e boa tarde.

)0(

Resposta
02/04/12 19:09 em resposta a Mariana Manfredi.
Boa tarde! Independente do conteúdo, nome da disciplina se no currículo ou não, etc., gostaria que levassemos em consideração que esse não é um assunto qwue disperte , por sisó, a atenção da nova geração. Por esse motivo, tão importante quanto a aprovação dessa brilhante proposta é a forma como ela será implementada. Acredito que o tema mereça atenção especial, devendo ser abordado junto ao público alvo de forma diversa da que verificamos nas disciplinas de sociologia e filosofia, conforme já foi observado. Entendo que o tema Controle Social ou Transparência Pública requer uma conscientização prévia, para que se desperte o interesse para o aprendizado.
Em resumo, independente da redação, será necessário estabelecer incentivos aos alunos, para que os mesmos se motivem para o aprendizado.Posso exemplificar com métodos de conferências de debates entre os alunos, simulação de funcionamento de órgãos públicos, com nomeação de alunos como gestores públicos e cidadãos fiscais, entre outras formas.
Espero ter sido claro!

Resposta
02/04/12 19:20 em resposta a Paulo Santana.
Prezado, Paulo.
Essa conscientazação de que vc fala é atacada parcialmente na proposta CV.1.12 - CAMPANHA NACIONAL DE CONSCIENTAÇÃO E ORIENTAÇÃO À POPULAÇÃO.
Abraços

PAULO SANTANA:
Boa tarde! Independente do conteúdo, nome da disciplina se no currículo ou não, etc., gostaria que levassemos em consideração que esse não é um assunto qwue disperte , por sisó, a atenção da nova geração. Por esse motivo, tão importante quanto a aprovação dessa brilhante proposta é a forma como ela será implementada. Acredito que o tema mereça atenção especial, devendo ser abordado junto ao público alvo de forma diversa da que verificamos nas disciplinas de sociologia e filosofia, conforme já foi observado. Entendo que o tema Controle Social ou Transparência Pública requer uma conscientização prévia, para que se desperte o interesse para o aprendizado.
Em resumo, independente da redação, será necessário estabelecer incentivos aos alunos, para que os mesmos se motivem para o aprendizado.Posso exemplificar com métodos de conferências de debates entre os alunos, simulação de funcionamento de órgãos públicos, com nomeação de alunos como gestores públicos e cidadãos fiscais, entre outras formas.
Espero ter sido claro!

RE: Aplicar a partir do ensino fundamental a matéria denominada “Cidadania
Resposta
02/04/12 19:33 em resposta a Elizabeth Duraes Moreno.
Elizabeth, acho q esse é um ciclo q se repete. Provavelmente eu e vc também somos mais radicais q nossos pais, não é?
Atuar nessa conferência é uma espécie de aquecimento de como contribuir na criação dessa consciência crítica (que permeia todos os eixos) do meio próprio filho.
É quase assustador... é fácil a maior responsabilidade que já assumi na vida.
Abraços

Resposta
02/04/12 19:45 em resposta a Monica Bragança Pinheiro Tammela.
Olá,

Concordo com a redação da Mônica.

Resposta
02/04/12 19:54 em resposta a Helder Alves.
OK Helder, será interessante então fazermos campanha para que as duas sejam aprovadas para que possamos viabilizar o resultado completo. Estou correto?

Resposta
02/04/12 20:03 em resposta a Paulo Santana.
Eu entendo que sim, Paulo. Pois a obrigatoriedade de transparência pouco resolverá se o público não for sensibilizado. Na minha opinão, é claro.

Resposta
02/04/12 20:10 em resposta a Helder Alves.
Bom pessoal além da proposta dita que é realmente necessária que haja então criatividade e ludicidade para conscientização própria e abrangente a diversidade de condição sócio economica e cultural de nosso país.
Avante!!!!!!!!!!!

Resposta
02/04/12 20:19 em resposta a Helder Alves.
O trabalho não é fácil, mas não podemos desistir nunca! Obrigado pela contribuição! Lhe convido para opnar na proposta cv 2.29. SALVE O CONTROLE SOCIAL!!!

Resposta
02/04/12 21:22 em resposta a Monica Bragança Pinheiro Tammela.
APLICAR A PARTIR DO ENSINO FUNDAMENTAL ATÉ O ÚLTIMO CICLO DO ENSINO MÉDIO, DIVIDO POR MÓDULOS (ASSUNTOS) A MATÉRIA DENOMINADA CIDADANIA PLENA, SENDO MINISTRADA POR PROFESSOR FORMADO EM SOCIOLOGIA OU CIÊNCIAS POLÍTICAS OU FILOSOFIA, COM O INTENTO DE FORMAR CIDADÃOS CRÍTICOS E CONSCIENTES DE SEUS DEVERES E DIREITOS PARA VIVER E CONVIVER EM SOCIEDADE NA PRÁTICA DO EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA.

A redação assim não, pois o professor de historia também é capacitado para ministrar tal materia.
Talvez não seja interessante determinar qual profissional deva fazer isso, nesse instante, conforme ja opinei antes. Também não gosto da ideia de dizer que deve ser dividido por modulos. também não acho que deve ir só ate o ensino medio. Também precisam aprender cidadania os universitarios.Também não concordo em citar democracia, pois vai levantar polemicas...Desculpe Monica.

Resposta
02/04/12 21:45 em resposta a Paulo Santana.
Estou tentando alguma coisa assim, que vcs acham? ( Monica, não vá brigar comigo. emoticon )

Criar na grade curricular em todos os niveis, a materia Cidadania, onde seja ensinado os direitos e deveres do cidadão, as formas de influenciar na defesa, criação e transformação da sociedade e também do individuo, com abordagens praticas que incentivem os alunos a participarem ativamente da sociedade como um todo, capacitando-os para formação e o controle social.

Mostrando 21 - 40 de 41 resultados.
de 3