Discussões

CV.1.23 - Publicidade ao editais de licitação através da internet

Compartilhe este tópico:
Tópicos [ Anterior | Próximo ]
Proposta: obrigar, através de Lei Federal, todos os órgãos públicos a dar ampla publicidade aos editais de licitação através da internet.

Essa proposta foi criada no tópico: http://edemocracia.camara.gov.br/web/consocial/forum/-/message_boards/view_message/593966

RE: CV.1.23 - Publicidade ao editais de licitação através da intetnet
Resposta
01/04/12 16:25 em resposta a Mariana Manfredi.
Prezada Mariana e demais participantes,

isso já acontece, sou leitora assídua do Diário Oficial Estadual e Municipal, vejo que as licitações são publicadas, em âmbito Federal também, sempre recebo informações de editais e vejo que o processo é transparente, agora cabe as instâncias de transparência e controle social acompanhar o processo.

Essa é uma singela opinião.

Grata,sucesso e tenham um produtivo domingo com propostas que com certeza melhorarão a vida da população brasileira, com transparência e controle social!

Att.,

Simone.

RE: CV.1.23 - Publicidade ao editais de licitação através da intetnet
Resposta
01/04/12 16:29 em resposta a Simone Fontenelle da Silva.
Simone,

a criação dessa proposta talvez demonstre a dificuldade das pessoas em terem acesso à informação. Você pensa em alguma versão de escrita que pudesse contemplar isso?

abs,
Mariana

RE: CV.1.23 - Publicidade ao editais de licitação através da internet
Resposta
02/04/12 11:03 em resposta a Simone Fontenelle da Silva.
Prezada Simone Fontenele e participantes,

Acredito que há uma forma de burlar esse procedimento, pois a exemplo, a cidade em que moro as licitações são colocadas no mural em papel impresso, ou seja se você não for na prefeitura para verificar quase todos os dias o que está acontecendo você não fica sabendo de nada, a proposta é boa tendo em vista que o poder público seria obrigado a disponibilizar via internet essas e outras informações o que garantiria o livre acesso as referidas informação com mais facilidade.


Att
Liliane Morais

RE: CV.1.23 - Publicidade ao editais de licitação através da internet
Resposta
02/04/12 15:19 em resposta a Mariana Manfredi.
Boam dia à todos, gostaria de contribuir sobre o assunto: Pela experiência de atuante na área de licitações e contratos, entendo que o segredo está na obrigatoriedade de realização de todos os processos de compras públicas online e em tempo real. Já existem experiências bem sucedidas, como por exemplo, os pregões eletrônicos na esfera federal, sob o sistema comprasnet.
A divulgação dos editais já existe, conforme colaborou nossa amifa Mariana, mas só isso não atende ao controle social, uma vez que essa publicidade não é sistematizada para o fácil acesso além da informação reduzida. O segredo da transparência não está em apenas publicar o edital, mas de realização de todo o processo online e em tempo real, para que qualquer cidadão possa acompanhar e exercer o seu direito de impugnação e recurso quando entender haver ilegalidades.
Convido a todos para analisarem a proposta CV 2.29 que versa sobre o assunto, e solicitar o apoio. Acredito que elas se complementam. Obrigado!!!

RE: CV.1.23 - Publicidade ao editais de licitação através da internet
Resposta
02/04/12 23:00 em resposta a Mariana Manfredi.
Que a divulgação seja de forma clara e objetiva.