Discussões

MOÇÃO DE APOIO A QUE A CONSOCIAL SEJA AMPLAMENTE DIVULGADA PELA TELEVISÃO

Compartilhe este tópico:
Tópicos [ Anterior | Próximo ]
MOÇÃO DE APOIO A QUE A CONSOCIAL SEJA AMPLAMENTE DIVULGADA PELA TELEVISÃO
consocial participação direta participação popular e-democracia
Resposta
14/04/12 17:58
É preciso convocar toda a sociedade à participação. 2700 pessoas é um número aparentemente expressivo, mas representa aproximadamente 0,001% da população brasileira, pelos meus cálculos (mais um pouco que isso, na verdade).

ARTHUS, É IMPORTANTE USAR OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA PARA DEMOCRATIZAR O DEBATE SOBRE A TRANSPARÊNCIA E O CONTROLE SOCIAL, PRCISAMOS AVANÇAR AINDA MAIS COM AÇÕES PARA O COMBATE A CORRUPÇÃO NO BRASIL.
ATT,
JOÃO BATISTA CAVALCANTI
LIMOEIRO - PE

Arthus:

Você conhece o Observatório Social de Nova Friburgo?

http://www.osnf.com.br/

Ele faz parte da rede Observatório Social do Brasil:

http://www.youtube.com/watch?v=05uGA384QUU

Os observatórios são uma das muitas maneiras de nós, cidadãos, exercermos o controle social.

Um abraço,

Haroldo
(do Observatório Social de Niterói)

RE: MOÇÃO DE APOIO A QUE A CONSOCIAL SEJA AMPLAMENTE DIVULGADA PELA TELEVIS
consocial participação popular e-democracia
Resposta
14/04/12 17:02 em resposta a HAROLDO SILVA FILHO.
Olá Haroldo,

Não conhecia. Bom saber que existe esse espaço para o cidadão. Mas eu fui no site. É um local para fazer denúncias e fazer proposições, certo? Mas, aparentemente, não possui nenhuma institucionalidade, não é verdade? Então... Essas práticas devem ser institucionalizadas. Deve haber uma efetividade delas. Quem coordena todas essas sugestões enviadas? Essa pessoa tem a legitimidade da maioria popular/? E mais do que isso... Temos que eliminar os intermediários. "Power to the people" e "now". Não só no controle social, mas no controle das próprias políticas públicas. E o voto digital? E a participação direta das pessoas na política? E as possibilidades para que isso ocorra? E a redução da carga horária de trabalho? E a educação voltada para a participação popular? E o fim da desigualdade social?

HAROLDO CONCORDO COM VOCÊ E AGRADEÇO SUA INFORMAÇÃO SOBRE ESSE OBSERVATÓRIO SOCIAL. Apenas não queria perder a oportunidade de fazer esse "brainstorming"

FORTE ABRAÇO.

Oi, Arthus:

Realmente eu não faço ideia de como anda o Observatório Social de Nova Friburgo, mas acredito que através do formulário eletrônico ou de um e-mail direto você consiga fazer contato.
Repasso a você o link do Observatório Social do Brasil: http://www.observatoriosocialdobrasil.org.br/

Como você demonstra grande interesse no assunto, chamo sua atenção para o fato de que, através da CGU, você também poderá fazer cursos à distância sobre controle social: http://escolavirtual.cgu.gov.br/ead/

E, finalmente, segue o site do Observatório Internacional de Democracia Participativa, do qual só tomei conhecimento hoje: http://www.oidp.net/pt/index.php

Um abraço,
Haroldo

RE: MOÇÃO DE APOIO A QUE A CONSOCIAL SEJA AMPLAMENTE DIVULGADA PELA TELEVIS
Resposta
15/04/12 05:00 em resposta a HAROLDO SILVA FILHO.
HAROLDO, CONCORDO COM A INICIATIVA DE SE ELABORAR ESTA MOÇÃO DE APOIO A QUE A CONSOCIAL SEJA AMPLAMENTE DIVULGADA pelos meios de COMUNICAÇÃO DE MASSA.
PRECISAMOS DE MAIS DEMOCRACIA PARTICIPATIVA EM NOSSO PAÍS.

BOM DOMINGO,
ATT,
JOÃO BATISTA CAVALCANTI
FONE(81) 9251-6653
e-mail: joaobatistalimo@gmail.com

RE: MOÇÃO DE APOIO A QUE A CONSOCIAL SEJA AMPLAMENTE DIVULGADA PELA TELEVIS
Resposta
15/04/12 23:45 em resposta a HAROLDO SILVA FILHO.
Que legal quero conhecer o observatorio social, vou ver através do site , vou conhecer mais este espaço em favor do controle social,tive a oportunidade de fortalecer anida mais a minha participação. concluindo o curso ead, saude do trabalhador voltado para conselheiros e envolvidos com as calsas dos usuarios do poder publico e trabalhdores,este oferecido pela fiocruz, foi uma esperîência muita boa que pude contemplar.

Estes espaços,contribuem muito para a capacitação dos agentes do controle social.

RE: MOÇÃO DE APOIO A QUE A CONSOCIAL SEJA AMPLAMENTE DIVULGADA PELA TELEVIS
consocial controle social democracia e-democracia
Resposta
16/04/12 13:42 em resposta a HAROLDO SILVA FILHO.
Olá Haroldo,

A QUE E A QUEM ESTÁ SERVINDO O CONTROLE SOCIAL?

Com essa pergunta começo essa linha de argumentação provocadora, ao mesmo tempo que otimista. Vemos, cada vez mais, aumentando as possibilidades de participação do cidadão, como você mesmo apontou. Que bom! Da mesma forma que nos preocupamos com isso, com o controle social, devemos nos perguntar: a quem está servindo o controle social? Esperamos que seja ao povo, a maioria, ao fim da desigualdade social, ao bem comum. Temos, no entanto, que considerar uma realidade, uma verdade, que está acima de nossas boas intenções e nas boas intenções de quem controla o social. Vivemos num mundo subordinado aos ditames do mercado, do capital especulativo e financeiro e não há ingenuidade que permita-nos acreditar que isso não possa afetar a governabilidade. Só uma mobilização internacional, das pessoas e dos governos, pode fazer frente a isso.

E ainda temos que avançar em outra frente:

E O CONTROLE DA POLÍTICA PÚBLICA? E A PARTICIPAÇÃO DIRETA DO CIDADÃO NA POLÍTICA?

Acredito que o controle social deve mirar o fim das diferenças de classe, começando por cima da pirâmide.

Abraço.

RE: MOÇÃO DE APOIO A QUE A CONSOCIAL SEJA AMPLAMENTE DIVULGADA PELA TELEVIS
consocial controle social iniciativa popular e-democracia panóptico participação popular direta
Resposta
17/04/12 13:27 em resposta a Sergio Da Silva da silva Caus.
Acho que mais do que uma opção, acaba sendo uma determinação o fato de só podermos realizar mudanças pontuais e lentas. Uma mobilização dos países, sobretudo aqueles que sustentam o acúmulo de riquezas nas mãos de poucos, talvez seja a solução no combate à desigualdade e, consequentemente, a muitos do males de nossa sociedade.

Quanto ao controle social tenho receios. Vocês já devem ter ouvido falar do panóptico de Foucault. Mas se não ouviram devem facilmente perceber que somos irremediavelmente, para o bem e para o mal, refém de nossas próprias leis, sanções e protocolos, que uns estão mais sujeitos a sofrer as consequências desse aparato (os pobres, os loucos, os criminosos), enquanto outros estão mais sujeito a comandar esse aparato. Espero, ingenuamente - talvez porque acredite no homem, nessa invenção que é o homem - que a participação de mais pessoas da política, de maneira direta, não sirva como uma grande engrenagem a um sistema de vigilância punitivo como o proposto pelo filósofo. Espero que o controle social existente, ainda que punitivo e vigilante, esteja antes de tudo voltado para o fim das exclusões, das desigualdades, da indiferença para com o sofrimentos alheio, enfim, que esteja voltado para eliminar todos os males que levam as pessoas a terem de ser punidas e vigiadas.

Abraços.

Caro companheiro Arthur, boa tarde!
A sua observação procede, uma vez que um país tão grande e de algumas centenas de milhões de brasileiros, apenas 2.700 pessoas participaram da Conferência Virtual. Mas é válido lembrar que a participação dessas pessoas já reflete o início de uma transformação ímpar em nossa sociedade, acostumada a praticar a síndrome de Pôncio Pilatos que é "lavar as mãos" para os desmandos praticados pelos políticos que nós colocamos no poder.
Vivemos um momento também "IMPAR" pois nos foi dado o direito à fala, coisa que até muito próximo, não nos era permitido. Então vamos pensar pelo lado positivo da questão e pensarmos que destas 2.700 sementinhas, poderemos plantar o nosso jardim e aí sim, colhermos belas flores que irão se se multiplicando cada vez mais, para num futuro bem próximo, realizarmos a grande transformação de nosso querido e merecido BRASIL.

RE: MOÇÃO DE APOIO A QUE A CONSOCIAL SEJA AMPLAMENTE DIVULGADA PELA TELEVIS
consocial e-democracia
Resposta
17/04/12 20:24 em resposta a NORMA LUCIA APARECIDA DO CARMO.
Claro Norma, vivemos um momento ímpar (especialmente após a década de 80). Desculpe se minhas colocações parecem desmerecer todo esse progresso. Apenas quis reforçar que as ideologias ainda não morreram, pelo menos enquanto houver insegurança social.

Voto direto, liberdade de expressão, ir e vir, quantas coisas importantes nossa democracia já não reconquistou!

Abraço.