Discussões

Sugestões para o acompanhamento das Resoluções da 1a Consocial

Compartilhe este tópico:
Tópicos [ Anterior | Próximo ]
Mostrando 1 - 20 de 55 resultados.
de 3
Prezada/o participante,


Em breve será realizada a Etapa Nacional da 1a Consocial - 18 a 20 de maio de 2012, em Brasília. Deste evento resultarão Resoluções que poderão contribuir para a construção de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social.

Milhares de pessoas enviaram suas propostas e diretrizes ao longo da 1a Consocial, por meio das Etapas Municipais, Estaduais, Livres e Virtual. Os delegados que participarão da Etapa Nacional da 1a Consocial ajudarão a definir quais são as propostas/diretrizes prioritárias que serão transformadas em Resoluções. Mas quais são as ideias da sociedade para acompanhar a implementação dessas Resoluções?

Este espaço foi criado para juntos definirmos as melhores estratégias para garantir a transparência e controle social no acompanhamento da implementação das Resoluções da 1a Consocial.

Mariana Manfredini fará a mediação deste fórum.

Contamos com a sua contribuição.

Bem-vinda@,

Soraia Mello
Coordenadora da Conferência Virtual da 1a Consocial

RE: Sugestões para o acompanhamento das Resoluções da 1a Consocial
Resposta
20/04/12 23:52 em resposta a Soraia Silva de Mello.
NESSE ANO ELEITORAL, OS NOVOS LEGISLADORES E PREFEITOS MUNICIPAIS DEVEM SE PREOCUPAR TAMBÊM COM ESSA NOVA ETAPA DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, QUE JÁ VAI CONTAR COM RESOLUÇÕES FOCADAS PARA UMA MELHOR TRANSPARÊNCIA E CONTROLE DOS RECURSOS, DEVEMOS INFORMALOS QUE NÓS POPULÃO, AJUDAMOS NA CONSTRUÇÃO DE PROPOSTAS E QUE ATRVÉS DE MECANISMOS QUE SERÃO CRIADOS , ESTAREMOS COM MELHOR CONDIÇÕES DE ACOMPANHAMENTO E PARTICIPAÇÃO NAS SUAS GESTÕES.

SERIA BOM APROVEITAR TAMBÊM, O GRANDE ESOPAÇO VIRTUAL PARA PUBLICAÇÕES DAS RESOLUÇÕES , PARA AQUELE PÚBLICO QUE NÃO FAS PARTE DO CONTROLE SOCIAL QUE NÃO ACOMPANHA AS DECISÕES POLITICAS, CHAMANDOS OS A DISCUTIR EM SUA REGIÃO ATRVÉS DE UM ESPAÇO NO PRÓPIO PORTAL DA PREFEITURA DO SEU MUNICIPIO, ISSO PODE AJUDAR NA DESCOBERTA DE NOVOS AGENTES DO CONTOLE SOCIAL, MAS DEVE SER FEITO O TRABALHO TAMBÊM EM EM NIVEL ESTADUAL E FEDERAL. É CLARO QUE NÃO É UMA PROPOSTA, POR SE TER CRIADO MUITAS QUE PODEM VIRAR LEIS E POLITICAS PÚBLICAS, MAS DEVEMOS CONTINUAR DISCUTINDO IDEIAS PARA GARANTIR O RESUTADO DELAS...

RE: Sugestões para o acompanhamento das Resoluções da 1a Consocial
Resposta
21/04/12 00:06 em resposta a Soraia Silva de Mello.
Bom, acredito na mobilização antes, durante e após, para tanto sugiro que crie uma comissão para sensibilizar as autoridades cabíveis fazendo com que essas resoluções tornem o mais rápido em determinações legais dentro das normas constitucionais.São propostas que trarão a segurança da verdadeira democracia em nosso país.
Outro detalhe , tudo que é proposto e fica na gaveta acaba por ser esquecido. Proponho que esse espaço fique ativo e que as propostas aprovadas para compor o Plano Nacional seja divulgado em todas as redes de comunicação, audiovisual, emissoras de rádios,virtual e escrita.

RE: Sugestões para o acompanhamento das Resoluções da 1a Consocial
Resposta
21/04/12 00:47 em resposta a Soraia Silva de Mello.
É muito importante manter a mobilização em torno dos temas, como disse Maria Izabel. O trabalho mais difícil é após a conferência.

RE: Sugestões para o acompanhamento das Resoluções da 1a Consocial
consocial e-democracia
Resposta
21/04/12 16:17 em resposta a Maria Izabel Pereira Braz.
Olá Maria,

Acho muito pertinente sua colocação de divulgação das propostas nas redes, sobretudo Internet, de preferência num link do E-democracia.

Penso nisso até porque mesmo que essas propostas não sejam consideradas agora, a sua repetição em Consocial futura, pode estar indicando a sua importância. Para constatar a repetição da proposta em Consociais, ela deve estar disponível num link ou outro meio de fácil acesso.

Acho que essa é uma maneira de minimizar o inevitável prejuízo de não podermos transformar todas as propostas em resolução. Acho que a maneira de "salvar" as propostas não transformadas em resolução é possibilitar que sejam priorizadas em Consociais futuras, caso elas reapareçam nas mesmas. Claro que as mesmas pessoas poderiam propor repetidamente a mesma proposta e daí que é importantíssimo que se aumente o número de participantes (melhor do que mudar os participantes).

É realmente complicadíssimo que os delegados consigam representar os demais participantes no sentido de transformar as propostas em resolução. Até porque eles não acompanharam o processo todo. É difícil até mesmo para nós que participamos representar os demais colegas, tendo em vista que é quase impossível acompanhar todas as discussões, as posições, as considerações, muitas nem incluídas nas propostas explicitamente - o que é inevitávell; de maneira que manter essas propostas para avaliações futuras pode ser uma importante medida.

Acima de tudo isso permitiria que o esforço de todos os mais de 2000 participantes dessa Consocial Virtual seja valorizado, que suas propostas possam ser registradas e possam ficar disponíveis para consultas posteriores. A partir de uma próxima Consocial, essa medida teria todo o sentido, de modo que uma das coisas a ser fazer quando da análise das propostas de uma Consocial, seria consultar as propostas de Consociais anteriores.

Espero ter contribuído com meu comentário.

Abraços.

Contribuição nota mil

RE: Sugestões para o acompanhamento das Resoluções da 1a Consocial
Resposta
22/04/12 02:22 em resposta a Soraia Silva de Mello.
Prezados,

boa noite.

Primeiramente, gostaria de registrar que acredito que todos os que se inscreveram tinham condições e expectativas de serem convidados para a Consocial Nacional.

Todavia, pelo que vimos, apesar dos esforços que acredito foram empreendidos pela Coordenação, não foi possível modificar todas as nossas reivindicações.

Desta forma, estou feliz por um lado, mas triste por outro.

Sendo assim, aproveito este espaço para darmos alguns encaminhamentos também:

Sugiro que todos os colegas que estiveram participando ativamente da construção e votação das propostas, além dos que debateram a participação dos convidados da Consocial Virtual como Delegados e não somente como convidados, elejam, dentre as 80 propostas, um número x de propostas prioritárias para defendermos.

Lógico que todas serão defendidas. Entretanto, até por não termos direito a voto, ficará difícil convencer a todos, a inserção de todas as nossas propostas eleitas aqui. Até porque, os demais delegados também farão a defesa das suas como prioritárias.
Caso sejam semelhantes as propostas, ficará mais fácil construir uma única, reunindo várias.
Mas, como vivemos num pais com dimensões continentais, haverá, com certeza, um grande número de propostas com os mais diversificados direcionamentos.

Creio que é hora agora, de ouvirmos as sugestões dos colegas deste Forum, para melhor representar a todos.

De minha parte, gostaria que os colegas desta Conferência, enviassem suas sugestões sobre quais as propostas,dentre as 80,caso tenhamos que escolher algumas, são prioritárias.

RE: Sugestões para o acompanhamento das Resoluções da 1a Consocial
Resposta
22/04/12 02:35 em resposta a Soraia Silva de Mello.
Soraia.
Boa noite.

Pelo que entendi, devemos oferecer sugestões de estratégias para "garantir a transparência e controle social no acompanhamento da implementação das Resoluções da 1a Consocial.".

Assim, como é a primeira conferência que participo neste formato, gostaria de saber de quem será a responsabilidade pela execução das ações (propostas transformadas em Resoluções).

Será da Coordenação da Consocial ou da CGU, por exemplo?

Além disto, as melhores estratégias, no meu humilde entendimento serão aquelas construídas sobre algo que temos de concreto. Como não sabemos quais são s propostas que serão aprovadas, entendo que não há o que se falar em estratégias sem saber quais são as Resoluções que serão aprovadas.

Contudo, com certeza, uma das ferramentas estratégicas para garantir a transparência e o controle social no acompanhamento das Resoluções, é sem dúvida, utilizar as mídias oficiais e alternativas, inclusive as redes sociais, entre outras.

Porém, vejo que há outras ferramentas que poderão ser utilizadas, dependendo das Resoluções, seja através da exigência de relatórios, de estatísticas, ou de ações efetivas executadas pela autoridade e/ou Órgão/Entidade Pública que vier a ser demandada.

RE: Sugestões para o acompanhamento das Resoluções da 1a Consocial
Resposta
22/04/12 02:40 em resposta a Maria Izabel Pereira Braz.
Oi Maria Izabel.
Concordo com a sugestão.

Tornar o espaço da Consocial uma cultura e disponibilizar as informações sobre as ações e sobre os resultados das Resoluções através dele.

Divulgar a todos os Órgãos Públicos e Entidades de Classe, Ongs, e outros representantes da sociedade, sobre este espaço e sobre sua finalidade também.

Tal qual está sendo utilizado para construir a I Consocial, que também seja utilizado para o devido acompanhamento do atendimento das Resoluções da mesma.

RE: Sugestões para o acompanhamento das Resoluções da 1a Consocial
Resposta
22/04/12 02:48 em resposta a Soraia Silva de Mello.
Soraia.
Boa noite.

Seria possível,disponibilizar os 4 Eixos Temáticos novamente, contendo agora, somente as 20 propostas eleitas de cada um deles?

Creio ajudaria melhor a todos nós de modo a realizarmos mais alguns debates. Agora, somente sobre os que foram eleitos.

Obrigada

RE: Sugestões para o acompanhamento das Resoluções da 1a Consocial
Resposta
22/04/12 17:18 em resposta a Soraia Silva de Mello.
Olá Soraia,

Que show!!! Vou participar da Consocial. Creio que todos os demais convidados estão muito felizes. Da minha parte vou fazer o possível para ajudar.

Tive uma idéia. Resumir as propostas. Tô criando um fórum para isso. Começarei pelo Eixo 1. O que vocâ acha?

Abraço.

RE: Sugestões para o acompanhamento das Resoluções da 1a Consocial
Resposta
22/04/12 17:43 em resposta a Soraia Silva de Mello.
Prezada Soraia,

Foi uma pena a CON não ter convidado nenhum representante da Região Nordeste, como convidado para ir a Brasília partcipar da 1ª CONSOCIAL NACIONAL, MAS VAMOS AGUARDAR QUE ESTE ERRO SEJA CORRIGIDO O MAIS RÁPIDO POSSIVEL, PELO COORDENADOR EXECUTIVO NACIONAL DA CONSOCIAL.

Acredito que estamos vivenciando uma nova etapa da CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA NO BRASIL, É PRECISO QUE ESTEJAMOS ENVOLVIDOS COM O ACOMPANHAMENTO DAS RESOLUÇÕES A SEREM TOMADAS DURANTE A CONSOCIAL NACIONAL.

TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL É ASSUNTO SÉRIO.

ATT,
JOÃO BATISTA CAVALCANTI
LIMOEIRO - PERNAMBUCO - NORDESTE DO BRASIL
FONE(81) 9251-6653

RE: Sugestões para o acompanhamento das Resoluções da 1a Consocial
Resposta
22/04/12 18:13 em resposta a Maria de Lurdes Ceccagno Cassol.
Prezada Maria de Lurdes,

Parabéns por ter sido escolhida como CONVIDADA para participar da 1ª CONSOCIAL NACIONAL, vc foi escolhida com justiça como representante do Rio Grande do Sul, mas o que mais me decepcionou neste resultado divulgado pela CON, foi negar o DIREITO DOS REPRESENTANTES DOS ESTADOS DA REGIÃO NORDESTE, DE PARTICIPAREM COMO CONVIDADOS PARA IREM A ESTE IMPORTANTE ENCONTRO DA CIDADANIA, enquanto isso, a Região Sudeste foi contemplada com sete convidados/as, a Região Sul com duas e o Centro Oeste com 1 pessoa.

Acredito que a CGU deve manter este ESPAÇO VIRTUAL DA CONSOCIAL permanentemente aberto, para que possamos acompanhar as informações relacionadas aos desdobramentos que serão dados, quato as resoluções que serão aprovadas pela plenária final da 1ª CONSOCIAL NACIONAL, e que servirão de fundamentos para o PLANO NACIONAL DE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL.

É preciso que cada um de nós que estamos participando desta CONSOCIAL VIRTUAL, ESTEJAMOS UNIDOS EM DEFESA DAS CONQUISTAS QUE ESTÃO SENDO CONTRUÍDAS AO LONGO DESTA GRANDE CAMINHADA DA CIDADANIA.

UM FORTE ABRAÇO,

JOÃO BATISTA CAVALCANTI
PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA HÁ TRINTA ANOS
53 ANOS DE IDADE - LICENCIADO EM HISTÓRIA
LIMOEIRO - PERNAMBUCO - REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
FONE(81) 9251-6653

Arthus Kauã,

Parabéns pela sua escolha como CONVIDADO DA 1ª CONSOCIAL VIRTUAL PARA IR A BRASÍLIA, vamos nos unir em defesa das propostas que foram construídas durante esta longa caminhada virtual, as Resoluções que serão aprovadas durante a 1ª CONSOCIAL NACIONAL PRECISAM SEREM COLOCADAS EM PRÁTICA, E PARA ISSO É NECESSÁRIO QUE HAJA UMA MOBILIZAÇÃO ATRAVÉS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, EM DEFESA DA EFETIVAÇÃO DAS RESOLUÇÕES APROVADAS.

VAMOS ACOMPANHAR SE A LEI DE ACESSO AS INFORMAÇÕES PÚBLICAS( LEI N° 12.527 DE 18/11/11) ESTÁ SENDO CUMPRIDA NA ÍNTEGRA.

SÓ FIQUEI DECEPCIONADO POR QUE A CON NÃO CONVIDOU NENHUM INSCRITO DA REGIÃO NORDESTE, COMO CONVIDADO/A DA 1ª CONSOCIAL VIRTUAL PARA IR PARTICIPAR DA CONSOCIAL NACIONAL EM BRASÍLIA.

UM FORTE ABRAÇO VIRTUAL,

JOÃO BATISTA CAVALCANTI
EDUCADOR HÁ TRINTA ANOS
LIMOEIRO - PERNAMBUCO - REGIÃO NORDESTE DO BRASIL
FONE(81) 9251-6653

RE: Sugestões para o acompanhamento das Resoluções da 1a Consocial
consocial e-democracia
Resposta
22/04/12 19:30 em resposta a João Batista Cavalcanti Batista Cavalcanti.
Olá João,

Você foi uma das pessoas que eu gostaria que tivesse, além de todos os colegas escolhidos, na Nacional. De minha parte, e espero que isso lhe anime, não irei apenas como fluminense (já que nascido no Estado do Rio), nem apenas como friburguense (eis que nascido em Friburgo), nem apenas como brasileiro, mas como ser humano e cidadão. Estou me empenhando ao máximo, esteja certo. Seria muito bom discutirmos novamente as propostas. Você deve ter visto que abri um fórum só para rediscuti-las e um outro em que resumi as propostas e as agrupei. Sua opinião seria ótima, tanto porque já conversamos bem anteriormente, tanto porque precisamso ajudar os organizadores a fazer com que as propostas sejam transformadas em resolução.

Forte abraço.

RE: Sugestões para o acompanhamento das Resoluções da 1a Consocial
Resposta
22/04/12 19:34 em resposta a Soraia Silva de Mello.
OLÁ SORAIA, OLÁ PESSOAL,

Resumi as propostas do Eixo 1 e acabo de fazer um "resumo do resumo" e agrupar essas propostas. Espero com isso ajudar na confecção das resoluções. Em todo caso espero que essa atividade a que procedi me ajude a lembrar as propostas dos colegas para, quem sabe, defendê-las.

Estou fazendo essas coisas num fórum que abri, vocês devem ter visto.


Abraço.

RE: Sugestões para o acompanhamento das Resoluções da 1a Consocial
Resposta
22/04/12 20:03 em resposta a Maria de Lurdes Ceccagno Cassol.
Maria de Lurdes Ceccagno Cassol:


Assim, como é a primeira conferência que participo neste formato, gostaria de saber de quem será a responsabilidade pela execução das ações (propostas transformadas em Resoluções).

Será da Coordenação da Consocial ou da CGU, por exemplo?




Olá Maria de Lurdes, as propostas tendem a abranger diversos poderes e responsáveis, de modo que não haverá um único ator a cobrar. Talvez possamos pensar em estratégias para articular os instrumentos de participação social existentes como conselhos, audiências públicas, eleições, internet etc para garantir que o Plano oriundo da Consocial seja pautado por todos eles.

Para isso ser possível só com a existência de uma rede nacional forte e articulada!

Abcs!

Arthus o resumo nos ajudará sim a acompanhar nos trabalhos de grupo . Quanto às estas são documentos que serão redigidos após a Conferência com as propostas aprovadas pela plenária. Vamos tecendo pra quem sabe dividir tarefas? Afinal somos 10 convidados da virtual. Poderemos tecer nos grupos conforme o número de eixos temáticos daí não perder o fio da meada.

RE: Sugestões para o acompanhamento das Resoluções da 1a Consocial
Resposta
22/04/12 20:17 em resposta a Maria Izabel Pereira Braz.
Olá Maria,

Desenvolvi bastante o Eixo 1, conforme você poderá verificar, resumindo, e aglutinando as propostas. Todo o processo está no fórum que abri.

Assim sendo, ainda que não estejs "nos trinks" a minha "apuração do Eixo 1", acho que a partir de agora é bom nos concentrarmos nos Eixos 2, 3 e 4 que ainda não vi,
discuti, elaborei. A NÃO SER QUE VOCÊ ESTEJA COM OUTRA IDÉIA OU PRETENSÃO? ESTÁ?

CREIO QUE SERIA LEGAL VOCÊ ABRIR UM FÓRUM DE ALGUM EIXO E IR DESENVOLVENDO COMO EU FIZ OU DA MANEIRA QUE VOCÊ ACHAR MELHOR

CLARO QUE IREI, NO POSSÍVEL, CONTRIBUIR. EM RELAÇÃO AO EIXO 1, COMO DISSE, JÁ COMECEI E AGRADECERIA COMENTÁRIOS NÃO SÓ DOS CONVIDADOS MAS DE TODOS.

RE: Sugestões para o acompanhamento das Resoluções da 1a Consocial
Resposta
22/04/12 20:17 em resposta a Soraia Silva de Mello.
Como inspiração divulgo uma visualização dos participantes em relação aos eixos:

http://thackdaydf.com.br/2012/04/rede-das-discussoes-da-consocial/

Vamos fortalecer essa rede?

Mostrando 1 - 20 de 55 resultados.
de 3