Discussões

1a Consocial em tempo real

Compartilhe este tópico:
Tópicos [ Anterior | Próximo ]
Mostrando 1 - 20 de 91 resultados.
de 5
1a Consocial em tempo real
Resposta
18/05/12 14:45
Prezadas e Prezados,

é com grata satisfação que estamos participando ativamente deste marco histórico na democracia de nosso país que é a 1a Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social, a abertura foi objetiva e com discursos claros.

A Coordenação comunicou um fato triste, que infelizmente um Delegado do Estado de Pernambuco veio a óbito na noite de ontem, já presente para participar do processo conferencial, fizemos um minuto de silêncio e nos solidarizamos com familiares, amigos (as) e Delegação.

Neste momento a Coordenação explica todo o processo da 1a Consocial. Estamos à disposição para servir e juntos desenvolveremos um trabalho que com certeza melhorará a vida de todos (as) brasileiros (as).

Grata, sucesso, luz e estamos juntos (as), pois assim, podemos mais.

Abraço participativo,

Simone.
Convidada 1a Consocial Virtual/TO/Região Norte

RE: 1a Consocial em tempo real
Resposta
18/05/12 16:45 em resposta a Simone Fontenelle da Silva.
Fiz eposição de emus sentimentos, aqui, agira caiu em novo tópico, mais tentarei migrar!!

Resposta
18/05/12 21:05 em resposta a Simone Fontenelle da Silva.
Saudações

Conforme a Simone relatou, foi realmente triste o ocorrido com o colega da delegação de Pernambuco, houve homenagens e um minuto de silêncio.
Um momento bonito foi a execução do Hino Nacional ao vivo tendo aquele garoto de 10 anos liderando a melodia ao bandolim.

Os discursos das autoridades exaltaram o peso e o valor histórico que tem a realização da 1a. Consocial para o país, destacaram o empenho das equipes orgnanizadoras e sublinharam a semana emblemática que vivemos, em que não só a 1a. Consocial atingirá o seu estágio final e mais importante como houve a posse da Comissão da Verdade e a entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação.

Também foram apresentadas as características técnicas da metodologia e algumas estatísticas sobre o público participante das etapas preparatórias, das quais destaco a predominância da participação feminina sobre a masculina, o alto grau de aprovação da metodologia e das dinâmicas propostas e a disposição massiva para atuar na próxima edição da conferência.

Agora é enfrentar o primeiro round de discussões dos Grupos de Trabalho. Estarei junto com o Jorge Machado no GT4 do Eixo 1.

Bom trabalho para todos os colegas da virtual e abraços a todos que acompanharão pelo e-democracia.

Resposta
18/05/12 16:57 em resposta a Sandra Brandao.
Sandra Brandao:
Fiz eposição de emus sentimentos, aqui, agira caiu em novo tópico, mais tentarei migrar!!

Prezada colega Sandra Brandão,

este é o tópico que foi inserido pela Coordenadora Soraia Melo para que possamos juntos acompanhar em tempo real todo o processo da 1a Consocial, enviando mensagens e postando-as para que todos (as) tenham acesso.

Grata, sucesso e excelente trabalho para nós agora nos GT's.

Abraço participativo,

Simone.

Resposta
18/05/12 17:06 em resposta a Helder Alves.
Prezado Helder Alves e demais colegas,

estou participando do Eixo III - Grupo 12, juntamente com a colega Sandra Brandão e mais três colegas que estão no mesmo Eixo, porém em grupos diferentes.

Tenho certeza que será produtivo este trabalho, estamos bem acessorados. Ao estudar as propostas, percebi a repetição de algumas e em alguns casos até redundância, porém foi respeitado na íntegra as deliberações das etapas Municipais, Estaduais, Livres e Virtual, agora sim, poderemos discutir neste importante debate, onde nós convidados (as) da 1a Consocial Virtual, teremos a oportunidade de contribuir através do direito a voz neste processo ímpar que com certeza marcará nossas vidas, democratizando a transparência e o controle social das Políticas Públicas Sociais de nosso país.

Grata, sucesso, luz e excelente trabalho para nós! Estamos juntos (as), pois assim, podemos mais!

Abraço participativo,

Simone.

Resposta
18/05/12 17:26 em resposta a Simone Fontenelle da Silva.
Cidadãos

estamos iniciando as discussões nos grupos de trabalho. Na parte da manhã, após a solenidade de abertura e esclarecimentos sobre a organização da Conferência, alguns delegados questionaram a não submissão de "um regimento interno" para apreciação e aprovação da plenária. A CONSOCIAL inaugura um novo formato de conferência, priorizando os debates nos grupos, otimizando o tempo para que os grupos possam aprofundar o debate que permita a priorização de propostas que todos os delagados terão acesso no sábado, quando as discussões em grupo continuarão. Não é só em relação ao regimento que a CONSOCIAL inova e com certeza todo o processo será avaliado no sentido de qualificar esse espaço de participação democrática.

Resposta
18/05/12 17:34 em resposta a Telma Paula Souza.
Telma Paula Souza:
Cidadãos

estamos iniciando as discussões nos grupos de trabalho. Na parte da manhã, após a solenidade de abertura e esclarecimentos sobre a organização da Conferência, alguns delegados questionaram a não submissão de "um regimento interno" para apreciação e aprovação da plenária. A CONSOCIAL inaugura um novo formato de conferência, priorizando os debates nos grupos, otimizando o tempo para que os grupos possam aprofundar o debate que permita a priorização de propostas que todos os delagados terão acesso no sábado, quando as discussões em grupo continuarão. Não é só em relação ao regimento que a CONSOCIAL inova e com certeza todo o processo será avaliado no sentido de qualificar esse espaço de participação democrática.

Prezada colega Telma Paula e demais,

com certeza a Consocial inova, pois acredito que precisamos desburocratizar e leitura e aprovação de Regimento Interno perde-se muito tempo, que para nós participantes vale muito, é precioso aproveitar o máximo todos os momentos, pois estamos discutindo, deliberando, contribuindo para um país mais humano, justo, igualitário onde a transparência dos recursos públicos e a efetivação do verdadeiro controle social aconteça com mais credibilidade.

Estamos iniciando neste momento a discussão do Grupo 12, sucesso e estamos juntas (os)!

@braço participativo,

Simone.

Resposta
18/05/12 17:57 em resposta a Simone Fontenelle da Silva.
Prezadas e Prezados,

nos dividiremos agora em subgrupos, onde escolheremos um relator (a), coordenador (a) e 01 guardião (ã) do tempo.

Trabalharemos para a escolha das propostas, afunilando para amanhã chegar as 20 que serão encaminhadas para a plenária final.

O trabalho no GT será até às 18 horas e 30 minutos. Teremos que ser objetivos, pois o tempo é curto para a escolha das propostas compiladas pela Coordenação.

A facilitadora está concluíndo as orientações para que possamos discutir e escolher as melhores propostas. Iniciamos uma dinâmica de socialização para os subgrupos.

Estou no subgrupo: Natureza de Atuação, página 94 a 98, estamos com 08 participantes.

Sucesso, luz e excelente trabalho para nós!

@braço participativo,

Simone.

Resposta
18/05/12 19:33 em resposta a Simone Fontenelle da Silva.
Prezados e Prezadas,

concluímos agora a escolha das 10 propostas dentre as 26 propostas, são: 3.79, 3.81, 3.82, 3.86, 3.87, 3.89, 3.92, 3.96, 3.98 e 3.102. Em algumas delas fizemos alguns destaques, assim sendo não foram aprovadas todas integralmente.

O subgrupo foi heterogêneo tendo a participação de 09 Estados, o que foi positivo na troca de experiências vivenciadas por nós.

Agora apresentaremos as propostas aos demais participantes do GT 12 - Eixo III.

Tivemos como relatora a Delegada do ES, como guardião do tempo o convidado do AP e como coordenador o Delegado do DF.

Grata, sucesso e estamos juntas (os)!

@braço participativo,

Simone.

Resposta
18/05/12 19:58 em resposta a Telma Paula Souza.
Olá companheiros convidados e organisadores, estou vendo até agora que realmente o que foi proposto para a consocial está sendo cumprido, fomos bem recepconados por todos.

Espero que o bom prosseço virtual que tivemos seja completado com nossa participação efetiva e proveitosa

Que tenhamos uma ótima conferência, e que saimos daqui mais fortalecidos para continuar o prosseço de tramparência.

obrigado. SERGIO...

Resposta
18/05/12 20:13 em resposta a Simone Fontenelle da Silva.
Olá gente,

Estamos eu e o Helder participando do Grupo 4 do Eixo 1. Estamos trabalhando na escolha e lapidação das propostas. Agora mesmo apresentamos nossos propostas selecionadas dentro do subgrupo (que tem noves pessoas). É gente do Brasil inteiro, com diferentes origens e trajetórias, bonito de ver.

Abraços,

Jorge

Resposta
18/05/12 20:34 em resposta a Simone Fontenelle da Silva.
Prezados colegas.

Boa tarde.

A I CONSOCIAL Nacional, superou todas as minhas expectativas!!!

As Conferências preparatórias, em nível nacional, mobilizou cerca de 900 mil pessoas, de norte a sul do Brasil!

Somos 1200 pessoas, dentre Delegados, Convidados e Observadores, reunidos em torno de um mesmo objetivo: Escolher propostas que propiciem a melhoria da prestação dos serviços públicos, com respeito, transparência e controle social.

Participo do Sub-Grupo 7, do Grupo 13 que trabalha as propostas do Eixo 4 - Controle da Corrupção - Prevenção e combate.

Todas as propostas, de todas as Conferências, aprovadas por elas, foram inseridas no Guia do Participante - Caderno de Propostas.

São vários Grupos trabalhando e debatendo todas as propostas. Porém, estas foram divididas entre os Grupos.

A sistemática é excelente!

Amanhã, no início da tarde, teremos as propostas finalizadas e priorizadas pelos Grupos.

Tão logo tivermos as propostas sistematizadas, informaremos quais foram.

Quaisquer sugestões, solicitações dos colegas conferencistas virtuais, nos colocamos à disposição, através deste espaço ou pelo e-mail mkassol@yahoo.com.br.

att

Resposta
18/05/12 21:29 em resposta a Jorge Machado.
Pessoal

Acredito que a metodologia está sendo útil ao processo, vocês não acham? Ao reduzirmos em aprox. 50% as propostas, missão dos GT para a tarde de hoje, acredito que fizemos um funil adequado.

Há uma sobreposição significativa de idéias e textos, tanto entre propostas de uma mesma categoria quanto entre propostas de categorias distintas. Fica claro o tamanho do desafio que foi a sistematização. Um tremendo quebra-cabeças. Do trabalho de sistematização emergiram, em alguns casos, propostas extensas que abrangem uma quantidade grande de idéias e setores, o que, na minha modesta opinião, acabou por enfraquecer algumas delas. Senti isso nas categorias comunicação, capacitação e dados. No subgrupo, trabalhamos também a categoria linguagem, que só tem a proposta 1.47, e optamos por priorizá-la, pois entendemos que, apesar de haver referência ao cuidado com a linguagem em diversas propostas, essa questão necessita de destaque na formulação de um plano nacional.

Como calouro em conferências, essa experiência está sendo extremamente rica para mim.

Amanhã a jornada vai ser longa. É melhor arrumarem um jeito de diminuir o ar condicionado, caso contrário haverá "baixas" nos GT.

Abraços

consocial combate a corrupção transparência e-democracia consocial nacional conferência nacional gts
Resposta
18/05/12 22:42 em resposta a Simone Fontenelle da Silva.
Olá a todos,

Estou trabalhando no GT 14, EIXO 4 da Conferência. Assim sendo, todos os Eixos estão contando com convidados da Consocial Virtual. Estou contente em poder trabalhar nas propostas que mais tem a ver com o que defendi nessa Consocial. Estou trabalhando na temática "Reforma Política e Eleições" (quase isso) do Eixo 4. O critério, a regra para os trabalhos, a meu ver, é bastante democrática, permitindo que cada um escolha a sub-área de sua preferência. Alguns pareceram reclamar da impossibilidade de participar de outros Eixos. Essa afirmativa foi logo refutada pela facilitadora de minha sala (a ISIS, não sei se a mesma que ajudou nesses fóruns) que afirmou que teremos a possibilidade de participar de outros Eixos, indo até os GTs dos mesmos, creio que amanhã. Além disso, cada GT escolhe suas regras de trabalho, permitindo grande autonomia dos GTs, o que vejo positivamente. Pelo menos no subgrupo no qual fiquei, do meu GT, todos puderam se expressar, cabendo o voto aos delegados. Infelizmente, dado o espaço de tempo de uma Conferência se dar em alguns dias, tivemos que apressar os passos, o que acaba dificultando uma reflexão mais profunda sobre as propostas, de modo que quem tem uma bagagem de reflexão prévia sobre as propostas em questão, ou quem tem mais destreza com os conceitos tratados nas propostas, consegue dar uma opinião e um voto mais consciente. Entretanto, de minha parte, acredito que consegui defender os meus pontos de vista e, orientado pelas discussões que tivemos nessa Consocial, também a dos demais colegas desta virtual.

Abraços, e a Conferência continua.

Resposta
18/05/12 23:57 em resposta a -.
Olá, to meio perdida por causa de energia , aqui 200 , Minas 110, só encontrei com Arthus e fui apresentada rapidamente pra Sandra. Estou no eixo II. GRUPO7. ESTOU PREOCUPADA COM ALGUMAS PROPOSTAS UMA DELAS : 2.31, APROVADA.
Ah achei interessante o encaminhamento de Mariana, facilitadora de nosso grupo, qdo estaremos interagindo com os grupos dos mesmos eixos

Arthus Kauã Fendeler Höelz:
Olá a todos,

Estou trabalhando no GT 14, EIXO 4 da Conferência. Assim sendo, todos os Eixos estão contando com convidados da Consocial Virtual. Estou contente em poder trabalhar nas propostas que mais tem a ver com o que defendi nessa Consocial. Estou trabalhando na temática "Reforma Política e Eleições" (quase isso) do Eixo 4. O critério, a regra para os trabalhos, a meu ver, é bastante democrática, permitindo que cada um escolha a sub-área de sua preferência. Alguns pareceram reclamar da impossibilidade de participar de outros Eixos. Essa afirmativa foi logo refutada pela facilitadora de minha sala (a ISIS, não sei se a mesma que ajudou nesses fóruns) que afirmou que teremos a possibilidade de participar de outros Eixos, indo até os GTs dos mesmos, creio que amanhã. Além disso, cada GT escolhe suas regras de trabalho, permitindo grande autonomia dos GTs, o que vejo positivamente. Pelo menos no subgrupo no qual fiquei, do meu GT, todos puderam se expressar, cabendo o voto aos delegados. Infelizmente, dado o espaço de tempo de uma Conferência se dar em alguns dias, tivemos que apressar os passos, o que acaba dificultando uma reflexão mais profunda sobre as propostas, de modo que quem tem uma bagagem de reflexão prévia sobre as propostas em questão, ou quem tem mais destreza com os conceitos tratados nas propostas, consegue dar uma opinião e um voto mais consciente. Entretanto, de minha parte, acredito que consegui defender os meus pontos de vista e, orientado pelas discussões que tivemos nessa Consocial, também a dos demais colegas desta virtual.

Abraços, e a Conferência continua.

Resposta
19/05/12 11:59 em resposta a Simone Fontenelle da Silva.
Prezadas e Prezados,

segundo dia de Consocial, quanto aprendizado. Estamos agora visitando os grupos para conhecer as propostas aprovadas ontem e assim ter um parâmetro para a plenária final.

Com certeza estamos fazendo a diferença, onde temos a oportunidade de trocar experiências, conhecimentos e conhecer as mais diversas realidades, fazendo com que possamos melhorar através da transparência e principamente com a efetivação do controle social as Políticas Públicas de nosso país.

Continuamos nosso trabalho, sucesso e um feiz dia!

Abraço participativo,

Simone.

Resposta
19/05/12 14:17 em resposta a Simone Fontenelle da Silva.
olá pessoal estou no grupo 11, hoje foi bem legal consegui me expor melhor, até por que, estamos em mesmo gral de participação, diferente de ontem que a escolha da proposta se dava por voto.

estou com um pessoal do nordeste que tem uma realidade um pouco diferente da minha região, isto enriquece a discussão. que por final, temos o mesmo objetivo que é controle social, parabêns a todos.

SERGIO...

Resposta
19/05/12 14:21 em resposta a Maria Izabel Pereira Braz.
Maria Izabel, cadê você? Vc ainda está virtual para mim. Espero que nos encontremos na reunião de hoje, com a Soraia.
Bom trabalho!!!
Abraços

Resposta
19/05/12 16:15 em resposta a Simone Fontenelle da Silva.
Pessoal, postei no tópico aberto pela Telma uma tabulação que fiz da 1a. priorização do Eixo 1.
Abraços

Resposta
19/05/12 16:19 em resposta a Sergio Da Silva da silva Caus.
Prezado Sérgio e demais colegas,

estamos no horário do almoço, pela manhã foi proveitoso, apesar de alguns contratempos no que diz respeito as informações. Foi necessário o esclarecimento por parte da Comissão Organizadora quanto ao Regimento Interno da Conferência e a metodologia utilizada no processo conferencial.

Após os esclarecimentos, conseguimos produzir o desejado, escolhendo as melhores propostas que no período da tarde serão apresentadas ao grupo 12, do eixo III para que sejam encaminhadas a plenária final.

O Subgrupo que participo é ótimo, estamos no mesmo nível de entendimento e participação. O grupo 09 do mesmo eixo realizou uma reunião com os demais grupos, do subgrupo Natureza da atuação dos Conselhos para que pudéssemos discutir e encaminhar melhor as propostas. Excelente iniciativa e parabéns a eles!

No mais, a 1a Consocial tem atendido as minhas expectativas até o momento, parabenizo toda a Comissão Organizadora e todos os participantes que fazem parte deste momento histórico na democracia do nosso país.

Grata, sucesso e tenham uma tarde produtiva de trabalho!

@braço participativo,

Simone.

Mostrando 1 - 20 de 91 resultados.
de 5