Discussões

Conferência Virtual - Forma de participação na próxima Consocial Nacional.

Compartilhe este tópico:
Tópicos [ Anterior | Próximo ]
Prezados colegas da I Consocial Virtual.

Em reunião realizada agora a pouco, foi encaminhado que a forma de participação na próxima Consocial deverá ser construída com todos os participantes da I Consocial Virtual.

No domingo teremos nova reunião onde serão debatidos assuntos de interesse da Consocial Virtual. Entre eles, a forma de participação para a próxima Consocial. Nacional.

RE: Conferência Virtual - Forma de participação na próxima Consocial Nacion
Resposta
19/05/12 22:27 em resposta a Maria de Lurdes Ceccagno Cassol.
Vamos para o Fórum Permanente???
Que os contatos, idéias, sentimentos sejam exercidos no modelo que se construiu para a Transparência
Maria de Lurdes Ceccagno Cassol:

Em reunião realizada agora a pouco, foi encaminhado que a forma de participação na próxima Consocial deverá ser construída com todos os participantes da I Consocial Virtual.

No domingo teremos nova reunião onde serão debatidos assuntos de interesse da Consocial Virtual. Entre eles, a forma de participação para a próxima Consocial. Nacional.

Resposta
19/05/12 23:23 em resposta a Sandra Brandao.
Com certeza! Forum permanente já!!!!!!!!!!!!!!!!!

Sandra Brandao:
Vamos para o Fórum Permanente???
Que os contatos, idéias, sentimentos sejam exercidos no modelo que se construiu para a Transparência

RE: Conferência Nacional/Virtual -Prestação de Contas
Resposta
22/05/12 00:06 em resposta a Maria de Lurdes Ceccagno Cassol.

Prestação de contas - Consocial Nacional
21/05/12 20:56 Postado como resposta para Maria de Lurdes Ceccagno Cassol. Responder Responder citando Resposta rápida
Prezados Amigos da I Consocial Virtual e da Nacional.

Deveria, já hoje, fazer um relato sobre nossa participação na I Consocial Nacional.

Todavia, cheguei em casa no dia de hoje,às 5.30h da manhã. Fui para o trabalho às 8.30h. E, depois de meu trabalho, ainda fui para a Central de Conciliação do Rorum da Comarca de Pelotas, onde presto trabalho voluntário na qualidade de conciliadora. Nã consigo dormir durante as viagens, logo...

Além disto, percebi que os colegas já passaram, com muita propriedade, alguns dos informes mais importantes das decisões da Conferência.

Entretanto,não posso deixar de registrar algumas considerações neste espaço, ainda no dia de hoje.

......

1) Participação da comitiva da Consocial Virtual -

a) Todos, sem exceção, foram incansáveis na defesa das propostas aqui debatidas, de todos os eixos, dentro dos Grupos e sub-grupos,dos quais participamos. Mas, não só. Também aproveitávamos todos os momentos e espaços possíveis para debater, esclarecer, solicitar apoio às propostas construídas pela virtual.
Posso,sem sombra de dúvidas, dizer que a condição de participação, na qualidade de convidados, não nos limitou a trabalhar pelo melhor encaminhanto das propostas aqui trabalhadas.

b) Várias propostas aprovadas pela Virtual, também foram aprovadas em algumas outras Conferências (Virtuais Livres) ou Presenciais, pelos Estados. O consenso prevaleceu na escolha da proposta que tivesse uma maior abrangência que a outra. Mas, a grande maioria dos participantes da Nacional, tinham senso comum,em grande parte das propostas/temas aqui tratados e defendidos pela imensa maioria dos "conferencistas virtuais".

c) Participação como Delegados ou como convidados: Foi consenso entre toda a comitiva virtual, e também com a Coordenação, que este tema será construído em conjunto com todos os demais participantes "virtuais". Apesar de termos realizado um excelente trabalho, mesmo como convidados, de minha parte (falo por mim,mas creio que a imensa maioria dos colegas lá presentes também encaminhou desta forma), julgo importante que haja representantes delegados pela virtual também, mas que também haja a participação de alguns na qualidade de convidados,como sistema misto,talvez. Mas, pelos encaminhamentos dados e que, certamente a Coordenação falará sobre esta questão com maior propriedade do que eu, este tema será trabalhado e construído de forma participativa e democrática.

d) Para aqueles que já leram as propostas aprovadas entre as 80, perceberão que muitas delas são exatamente aquelas que defendíamos aqui também. E ,pelos motivos já expostos, o critério de escolha, foi pela proposta que tivesse uma maior abrangência das mesmas;

e) Por estes motivos, entre outros, tenho plena convicção de que a I CONSOCIAL Virtual, tanto quanto a I CONSOCIAL Nacional, foram coroadas de êxito. Nosso debate dentro da virtual, foi amplamente defendido por todos nós, segundo relatos de todos lá presentes, durante a realização de nossas reuniões na Conferência.

Além disto, não posso deixar de registrar meu agradecimento a todos os que, incansavelmente, trabalharam para que a concretização deste monumental evento fosse possível acontecer. Meu reconhecimento público a todos, desde as equipes de apoio até a Direção desta Conferência, passando por todos os participantes que se deslocaram dos mais longínquos cantos deste País, os quais souberam compreender as "pequenas" falhas, por ventura ocorridas, o que é perfeitamente normal e compreensível, diante de um evento tão gigantesco como foi este.

E, por fim, também digno de registro e surpresa super, hiper positiva, a de encontrar à frente deste que será, sem sombra de dúvidas, um marco para a história de nosso País, pessoas tão jovens, meninos e meninas ainda, com tanto dinamismo, otimismo, comprometimento, dedicação, capacidade técnica, determinação, patriotismo... engajados em dar o seu melhor, de modo a que tudo pudesse transcorrer da melhor forma possível, superando todos as dificuldades que vez por outra surgiam, sempre com bom humor, respeito, serenidade, sem medir esforços para tanto, desde as primeiras horas da manhã, até madrugada afora, para dar os melhores encaminhamentos e direcionamentos para todas estas questões.

Não citarei nomes, para não cometer nenhum risco de não esquecer de ninguém....
Mas, meu eterno agradecimento e reconhecimento, pela forma como percebi a atuação destas pessoas,não só para comigo, mas para com todos os presentes.na I CONSOCIAL.

Parabéns a todos.
Um grande abraço e vamos em frente!!!!

CADASTRO NO E-DEMOCRACIA DEVE SER COM CPF
Resposta
31/05/12 14:58 em resposta a Maria de Lurdes Ceccagno Cassol.
Imaginem a seguinte situação. Faço um cadastro como JOÃO OLIVEIRA DAS COVES. Depois faço um segundo cadastro como LUIZ JOSÉ BELTRANO. Nesse momento sou duas pessoas, tenho dois cadastros e posso votar duas vezes.

É condição sine qua non, é um imperativo categórico, é premissa indispensável, é importantíssimo que o cadastro seja feito baseado no CPF da pessoa (a não ser que haja meio viável mais fidedigno).

Quem garante que na última Consocial Virtual não aconteceu de uma pessoa ter 10 cadastros? Através disso seria possível que essa pessoa tivesse distribuído, na Etapa de Priorização, 200 votos!!! E só uma pessoa!!! imaginem duas, três, quatro... Acredito, sinceramente, que isso não aconteceu. Não ainda, que há relativamente pouca gente participando, que uma Etapa Virtual, de uma Conferência que influirá no destino de mais de 170.000.000 de brasileiros, ainda é algo incipiente, que está se consolidando, que depende de maior participação popular.

MAS ESSE ASSUNTO É SERÍSSIMO, COMO SE PODE OBSERVAR PELO MEU EXEMPLO.

A CGU FAZ ISSO, ISTO É, O REGISTRO DO CPF É CONDIÇÃO PARA O CADASTRO EM SUA ESCOLA VIRTUAL. PARA A HIPÓTESE DE UMA CONFERÊNCIA, COMO A CONSOCIAL, INDISPENSÁVEL SERIA A CONFERÊNCIA DESSE CPF, PARA SABER SE "BATE" COM O DECLARADO

RE: CADASTRO NO E-DEMOCRACIA DEVE SER COM CPF
Resposta
31/05/12 17:24 em resposta a -.
verdade nua e crua Arthusemoticon

quote=Arthus Kauã Fendeler Höelz]Imaginem a seguinte situação. Faço um cadastro como JOÃO OLIVEIRA DAS COVES. Depois faço um segundo cadastro como LUIZ JOSÉ BELTRANO. Nesse momento sou duas pessoas, tenho dois cadastros e posso votar duas vezes.

É condição sine qua non, é um imperativo categórico, é premissa indispensável, é importantíssimo que o cadastro seja feito baseado no CPF da pessoa (a não ser que haja meio viável mais fidedigno).

Quem garante que na última Consocial Virtual não aconteceu de uma pessoa ter 10 cadastros? Através disso seria possível que essa pessoa tivesse distribuído, na Etapa de Priorização, 200 votos!!! E só uma pessoa!!! imaginem duas, três, quatro... Acredito, sinceramente, que isso não aconteceu. Não ainda, que há relativamente pouca gente participando, que uma Etapa Virtual, de uma Conferência que influirá no destino de mais de 170.000.000 de brasileiros, ainda é algo incipiente, que está se consolidando, que depende de maior participação popular.

MAS ESSE ASSUNTO É SERÍSSIMO, COMO SE PODE OBSERVAR PELO MEU EXEMPLO.

A CGU FAZ ISSO, ISTO É, O REGISTRO DO CPF É CONDIÇÃO PARA O CADASTRO EM SUA ESCOLA VIRTUAL. PARA A HIPÓTESE DE UMA CONFERÊNCIA, COMO A CONSOCIAL, INDISPENSÁVEL SERIA A CONFERÊNCIA DESSE CPF, PARA SABER SE "BATE" COM O DECLARADOv

Resposta
03/06/12 23:48 em resposta a Maria Izabel Pereira Braz.
@artus, @maria izabel, de fato quando falamos em processos deliberativos online que incluem votação, temos que ter a preocupação com a lisura e a legitimidade. Um processo que sofra um ataque de perfis falsos, produziria um resultado enviesado e ilegítimo.

porém, também cabe a nós nos preocuparmos com os efeitos colaterais de se optar por uma "autenticação forte" através de CPF e demais checagens. É notório que isso acaba impedindo o acesso de diversas pessoas, as que não tem CPF, as que não lembram, as que não querem ter que digitá-lo para participar (sim isso é uma opção legítima tb) e outros casos que não estou prevendo agora.

acredito que a nossa opção deva ser voltada para o uso de outras tecnologias que garantam a lisura do processo sem optar pela criação de uma nova barreira de entrada. Devemos pensar em sistemas que detectem quando um número excessivo de votos vier de um mesmo computador ou ip, ou então algum alerta para perfis falsos que não conversaram com ninguém durante a conferencia. Não estou dizendo que é fácil mas acho que devemos focar nossa criatividade e energia em maneiras diferentes de detectar esses ataques. Até porque, quem quiser trapacear, mesmo com CPF vai dar um jeito. Basta digitar "gerador de cpf" no google ou baixar algumas das listas de nome+cpf que correm pela net :-|

abraços a todos!

Resposta
04/06/12 00:42 em resposta a Ricardo Poppi.
Poppi e demais participantes.

Estive dando uma olhada, por alto é bem verdade, mas mesmo que isso fosse procedente, vejam que as propostas mais votadas aqui, também foram as mais bem votadas na Conferência Nacional.

Além disto, existem vários outros filtros antes que a proposta seja efetivamente aprovada pela Plenária.

Outro exemplo: Mesmo que a proposta seja uma das mais votadas,levando em conta a situação levantada. Ela irá para a Nacional. Lá, passará por vários Grupos de análise e votação. E, se mesmo assim, a proposta for para a Plenária - e for votada e aprovada - então é porque a proposta tinha legitimidade e os vários segmentos da sociedade que não estavam na virtual, entenderam que taquela proposta realmente era necessária estar ali!!!

Além disto, as propostas da virtual foram amplamente debatidas.

Acredito que quase todas elas poderiam ter chances de ir para a Nacional. Se não deu desta vez, quem sabe no próximo ano,não?

Acho que sempre tem o lado positivo das coisas.

Ricardo Poppi:
@artus, @maria izabel, de fato quando falamos em processos deliberativos online que incluem votação, temos que ter a preocupação com a lisura e a legitimidade. Um processo que sofra um ataque de perfis falsos, produziria um resultado enviesado e ilegítimo.

porém, também cabe a nós nos preocuparmos com os efeitos colaterais de se optar por uma "autenticação forte" através de CPF e demais checagens. É notório que isso acaba impedindo o acesso de diversas pessoas, as que não tem CPF, as que não lembram, as que não querem ter que digitá-lo para participar (sim isso é uma opção legítima tb) e outros casos que não estou prevendo agora.

acredito que a nossa opção deva ser voltada para o uso de outras tecnologias que garantam a lisura do processo sem optar pela criação de uma nova barreira de entrada. Devemos pensar em sistemas que detectem quando um número excessivo de votos vier de um mesmo computador ou ip, ou então algum alerta para perfis falsos que não conversaram com ninguém durante a conferencia. Não estou dizendo que é fácil mas acho que devemos focar nossa criatividade e energia em maneiras diferentes de detectar esses ataques. Até porque, quem quiser trapacear, mesmo com CPF vai dar um jeito. Basta digitar "gerador de cpf" no google ou baixar algumas das listas de nome+cpf que correm pela net :-|

abraços a todos!

Resposta
04/06/12 02:20 em resposta a Maria de Lurdes Ceccagno Cassol.
Claro! Claro, Maria! Você está totalmente certa!

Tenho segurança de que as propostas finais são legítimas e, como o Ricardo Poppi colocou, em outro tópico, é hora de lutarmos para que sejam implementadas!

Até porque, como já havia dito, a Etapa Virtual teve a sua importância, mas ainda foi uma pequeníssima experiência, em relação às outras Conferências, de modo que, como você colocou Maria, a coincidência de nossas propostas virtuais com as de demais propostas da outras Etapas (que foram a maior parte do processo) acaba por provar que o processo Virtual foi legítimo.

O Ricardo fez essa inteligente constatação, entretanto, que o processo Virtual pode ser mais fidedigno (e isso é essencial, é pre-requisito, a meu ver, para que o processo Virtual de consolide e se amplie). Realmente o CPF pode não ser a melhor idéia.

Abr.

Resposta
04/06/12 02:26 em resposta a Maria de Lurdes Ceccagno Cassol.
Poppi e demais participantes.

Estive dando uma olhada, por alto é bem verdade, mas mesmo que isso fosse procedente, vejam que as propostas mais votadas aqui, também foram as mais bem votadas na Conferência Nacional.

Além disto, existem vários outros filtros antes que a proposta seja efetivamente aprovada pela Plenária.

Outro exemplo: Mesmo que a proposta seja uma das mais votadas,levando em conta a situação levantada. Ela irá para a Nacional. Lá, passará por vários Grupos de análise e votação. E, se mesmo assim, a proposta for para a Plenária - e for votada e aprovada - então é porque a proposta tinha legitimidade e os vários segmentos da sociedade que não estavam na virtual, entenderam que taquela proposta realmente era necessária estar ali!!!

Além disto, as propostas da virtual foram amplamente debatidas.

Acredito que quase todas elas poderiam ter chances de ir para a Nacional. Se não deu desta vez, quem sabe no próximo ano,não?

Acho que sempre tem o lado positivo das coisas.

Ricardo Poppi:

abraços a todos!

CREIAM-ME, ESTOU MAIS LERDA DO QUE GOSTARIA DE SER.
NÃO CONSIGO ENTENDER QUE PESSOAS LUTADORAS PELA TRANSPARENCIA, IMAGINEM A POSSIBILIADE DE TERMOS VIGARISTAS ENTRE NÓS,P... XA
É UM ATESTADO DE INOPERANCIA, INEFICACIA DA LUTA,DO COMPROMETIMENTO, DO COMPROMISSO QUE TEMOS OU TEREMOS,ENQUANTO CIDADANIA SALVO ALTERNATIVA PARA NOSSAS CONDUTAS, QUANDO JULGO VOCE ME ESPELHO, E O ESPELHO ME REFLETE EM SUA IMAGEM,PENSAMOS//SENTIMOS//DESEJAMOS UM BEM COMUNE IGUALITÁRIO, CASO CONTRÁRIO A LUTA FOI EMVÃO

Resposta
04/06/12 12:29 em resposta a Sandra Brandao.
Não concordo.

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Que não perdamos a nossa motivação, mas que possamos contribuir para que todo esse processo se repita com legitimidade. PODERIA SIM haver vigaristas entre os participantes da Virtual (não afirmo que houveram), caso a segurança do processo não fosse a necessária para que uma pessoa se cadastre várias vezes com nomes diferentes, sem que isso seja percebido. FELIZMENTE parece que existem maneiras de se verificar isso, mas o próprio Ricardo POP parece ter nos indicado de que não se pode ter 100% de segurança nesse tipo de processo ou, que para se chegar a um estágio desse (de 100% de segurança) ainda deve-se avançar mais.

Acho que devemos ser persistentes e obstinados em continuar defendendo as propostas que SIM, são legítimas, até porque a maioria delas são das Conferências de todas as partes do Brasil. Só não devemos ser ingênuos, porque se um processo como o da Virtual começar a se tornar mais importante, começar a influenciar o resultado final do processo de forma contundente, ele terá que ser seguro.

Abraço.

Até porque somos seres humanos e não somos 100%. Infelizmente mas a verdade.

Arthus Kauã Fendeler Höelz:
Não concordo.

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Que não perdamos a nossa motivação, mas que possamos contribuir para que todo esse processo se repita com legitimidade. PODERIA SIM haver vigaristas entre os participantes da Virtual (não afirmo que houveram), caso a segurança do processo não fosse a necessária para que uma pessoa se cadastre várias vezes com nomes diferentes, sem que isso seja percebido. FELIZMENTE parece que existem maneiras de se verificar isso, mas o próprio Ricardo POP parece ter nos indicado de que não se pode ter 100% de segurança nesse tipo de processo ou, que para se chegar a um estágio desse (de 100% de segurança) ainda deve-se avançar mais.

Acho que devemos ser persistentes e obstinados em continuar defendendo as propostas que SIM, são legítimas, até porque a maioria delas são das Conferências de todas as partes do Brasil. Só não devemos ser ingênuos, porque se um processo como o da Virtual começar a se tornar mais importante, começar a influenciar o resultado final do processo de forma contundente, ele terá que ser seguro.

Abraço.

Resposta
04/06/12 23:18 em resposta a Maria Izabel Pereira Braz.
Queridos, me preocupara emmuito esta queima de fosfato/energia/dedicação.
Porquê? -Quando será a próxima Consocial? em suas várias etapas, e virtual e a nacional?
Portanto tenho certeza que : devemos garantir um fonte/pagina/ferramenta/plenária o diabo que for que nos permita continuar otratamento de nossas idéias, nossos sentimentos somando os esaforços para que se execute a TRANSPARENCIA, NESTA IMENSA NAÇÃO, e o CONTROLE SOCIAL DESDE DA MENOR COMUNIDADE.
Dauele municipio que não dispoe de ferramentas, de investimentos dos programas de compensação impostos pelo governo, formação em Cidadania de sua população e outros tantos procedimentos em defesa da moral, da gestão clara e garantidora, de igualdade, mas, com certeza tem seus coronéis, seus donos de currais eleitoras que manipulam e infectam todo o sistema. chega de lamurias....... que cada faça sua parte no exercício de direitos e deveres.
Hoje passei pela experiência de uma consulta TFD, em Niteroí, meu povo que massacre, e era uma clinica light : olhos!!
Mas, para companhia levei um livro que penso ganhei na Consocial da Cidade do RJ : " CADERNOS ADENAUER" AnoXII/2011- ÉTICA PÚBLICA E CONTROLE DA CORRUPÇÃO. Konrad Adenaur Stiftung
Por favor,baixem,comprem............ mas vamos ler juntos, e , aí sim começar um trabalho com amparo e embasamento histórico, rico,esclarecido norteado de Maquiável, a Platão/ Aristoteles/ Hobbes/ Chauí/ Cesare Borgia/ Kant / Rosseau/ Hegel/ / Weber........um passeio pela história, economia, ética, códigos morais etc e o CGU//CRIP
pasmen estou apaixonada, embora tardiamente.Me senti nos bancos da UGF idos de 172/78 da universidade que fugi, quandopensava ser economista kkkkkk
Mas, aguardo o empenho de todos os virtuais e dos dez convidados para começarmos este :???? FORUM/SEMINÁRIO/ SIMPÓSIO : MURO DE VERDADES DE COMO
se prepar, e de comos nos preparamos para uma plenária nacional, com: filosofos, pensadores, cientistas, religiosos, mestres, estudiosos e SANGUE, SUOR E DEDICAÇÃO
Abraços fraterno socialistas.....