Discussões

Pós Conferência

Compartilhe este tópico:
Tópicos [ Anterior | Próximo ]
Pós Conferência
Resposta
24/05/12 22:18
Car@s convirtuais
Na conferência optei em observar tudo o que podia e participar dos espaços abertos para nós, não me comuniquei muito por esse canal e só agora posso ler as mensagens de vocês, o que reforça o que senti ao conhecê-los durante a Conferência. Fiquei satisfatoriamente admirada com os convidados, pois embora sejamos diferentes (não grandes diferenças), parece que temos em comum um "desejo ético" pela consolidação da democracia em nosso país e isso me faz sentir orgulho por poder estar entre vocês. Não pude me manifestqar antes por que na minha volta encontrei algumas situações problemas que tive que adminstrar (ainda estou nessa batida), mas gostaria de manter o contato com o grupo, dos 10 e quem sabe outros de outras regiões do país, e mais: proponho que a gente construa uma metodologia para acompanharmos a construção do Plano Nacional para transparência e controle social. Já que o princípio é a transparência podemos solicitar aos organizadores da conferência ou à CGU todas as informações sobre o processo da construção do Plano daqui para frente e também solicitarmos para acompanhar o processo mesmo que virtualmente. Outra coisa que andei pensando e que ficou mais forte ao ler algumas mensagens: seria interessante analisarmos o resultado final, as 80 propostas aprovadas, no contexto de todas as propostas que vieram dos estados, conferências livres e virtual. Pudemos observar que muitas proposições se repetem, mas as vezes existe uma frase ou ideia que se diferencia entre as propostas e que muitas propostas finais (80) se repetiram, enquanto outras importantes não foram contempladas, e essas, talvez possam ainda fazer parte do Plano Nacional. Se entrarmos em um consenso, poderíamos trabalhar para a mobilização dessas propostas, se for o caso. Enfim, gostaria de saber de vocês o interesse pessoal em continuar um trabalho que por si só já se configura como controle social, que pode ser bem transparente se mantivemos o grupo definindo nossos objetivos, metas, metodologia, etc. O que acham?Volto a destacar que foi uma feliz experiência ter conhecido vocês e me identificar um pouco com cada um, especialmente daqueles que pude ter mais contato.
Abraços
Telma

RE: Pós Conferência
Resposta
25/05/12 01:40 em resposta a Telma Paula Souza.
Olá Telma.... boa noite!

Acho super interessante a sua proposta sim.

Na minha opinião podemos juntos construir um canal que nos possibilite o acompanhamento da elaboração do plano e então discutirmos isso mais de perto.

Fico no seu aguardo para nos articularmos.

Cícero

RE: Pós Conferência
Resposta
25/05/12 08:18 em resposta a Telma Paula Souza.
Olá Telma,

Sua proposta é ótima. Fica aqui um voto de apoio .

AbraSUS

RE: Pós Conferência
Resposta
25/05/12 19:24 em resposta a Telma Paula Souza.
TELMA...

SERIA INTERESSANTE SIM ACOMPANHAR O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PLANO NACIONAL DE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL, ATÉ PORQUE, ESSE TRABALHO É CONTINUO,NÃO EXISTE MEIO E FIM, UMA VES INICIADO É NOSSA OBRIGAÇÃO ASSEGURAR E AJUDAR A CONSTRUIR MEIOS QUE GARANTAM CADA VES MAIS TRANSPARÊNCIA E QUALIDADE DOS GASTOS PÚBLICOS, QUE POR ISSO RESULTARÁ EM QUALIDADE DE VIDA AOS CIDADÃOS BRASILEIROS.

SERGIO...

RE: Pós Conferência
Resposta
25/05/12 23:18 em resposta a Telma Paula Souza.
Olá Telma
A proposta de acompanhamento é relamente muito boa e acredito que a própria CGU, por uma questão de coerência, deverá disponibilizar portal para fiscalização da sociedade.
Quanto a alteração do Plano Nacional de Transparência, considero impossível e impropria a tentativa, pois as propostas aprovadas são a resultante de um grande e democrático encontro nacional com regras predefinidas, entretanto como informado pela CON nada impede que
As diretrizes que não entraram no Plano Nacional poderão, ainda, ser transformadas em políticas públicas, projetos de lei e até mesmo compor agendas de governo em âmbito municipal, estadual ou nacional.

RE: Pós Conferência
Resposta
29/05/12 01:27 em resposta a FERNANDO SANTOS.
PREZADOS AMIGOS/AS VIRTUAIS,

PRETENDO PARTICIPAR ATIVAMENTE DESTE MOMENTO PÓS CONSOCIAL, SINTO A NECESSIDADE DE CONTINUARMOS INTERAGINDO COM TODOS/AS QUE ESTIVERAM PRESENTES NA 1ª CONSOCIAL NACIONAL.

UM FORTE ABRAÇO VIRTUAL,

ATT,
JOÃO BATISTA CAVALCANTI
LIMOEIRO - PERNAMBUCO

RE: Pós Conferência
Resposta
29/05/12 01:51 em resposta a João Batista Cavalcanti Batista Cavalcanti.
JOÃO..

COM CERTESA, DEVEMOS CONTINUAR O PROCESSO DE CONQUISTA DE MAIS TRANSPARÊNCIA NAS POLITICAS PÚBLICAS,E FORTALECIMENTO DO CONTROLE SOCIAL.


SERGIO...
IBIPORÃ PR.

RE: Pós Conferência
Resposta
31/05/12 02:46 em resposta a Sergio Da Silva da silva Caus.
Boa noitea todos

Alguem tem alguma informção sobre os encaminhamentos dados pela CGU para a implementaçao do Plano Nacional de Transparência?
Já encaminhei duas mensagens para a CGU, mas ainda não obtive resposta, acho que se deve começar logo, pois nao podemos desperdiçar a mobilizaçao existente

RE: Pós Conferência
Resposta
31/05/12 14:06 em resposta a FERNANDO SANTOS.
Oi Fernando, vc tem razão, mas não pensei em alterações e sim inclusão de boas propostas que ficaram de fora (embora bem votadas), enquanto outras aprovadas são quase duplicatas uma de outra (em alguns casos, inclusive entre os eixos), entende? Quanto a acompanharmos a construção do Plano, penso que devemos formular uma proposta, enquanto grupo, à CGU, pois esse, a priori não seria nosso papel, mas poderíamos propor e, em certa medida, oficializar esse acompanhamento, já que não foi criado ainda uma Conselho para isso (com exceção de São Paulo que criou um Conselho provisório), o que vc acha? e os demais?
Abs
Telma

RE: Pós Conferência
Resposta
01/06/12 11:16 em resposta a Telma Paula Souza.
Olá,

Quando encontramos algo de extraordinário temos alegria em compartilhar e não ppoderia deixar de compartilhar com aqueles que de repente não viram. Pessoal isso é espetacular. Dêem uma espiadinha :




http://www.portalzinho.cgu.gov.br/

RE: Pós Conferência
Resposta
01/06/12 17:37 em resposta a Maria Izabel Pereira Braz.
olá maria izabel, visitei o portalzinho, achei legal, é um bom método para ajudar as crianças a desenvolver a cidadania, a cgu está fasendo o papel de tambêm ajudar na conscientisação desde cedo.


obrigado sergio..

RE: Pós Conferência
Resposta
01/06/12 22:37 em resposta a Telma Paula Souza.
OlaTelma

Quanto ao acompanhamento enquanto grupo nada a opor, entretanto cada um de nós, dependendo da afinidade que tenha com alguma proposta poderá atuar diretamente na sua implementação e neste sentido ja estou um pouco preocupado, pois o encontro ja terminou duas semanas e a CGU ainda nao se manifestou quanto aos encaminhamentos
Soraia, será que vc tem alguma noticia?

RE: Pós Conferência
Resposta
02/06/12 00:24 em resposta a FERNANDO SANTOS.
Entendo, e o que vc propõe como acompanhamento?

RE: Pós Conferência
Resposta
02/06/12 02:14 em resposta a Telma Paula Souza.
Telma,

Me senti mais fortalecido como cidadão, quando particpei das etapas municipal, estadual e virtual da 1ª CONSOCIAL, SÓ SENTI FALTA DE NÃO TER A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DA ETAPA NACIONAL, mas o importante é que fiz novos/as amigos/as através deste ambiente virtual da CONSOCIAL, pretendo acompanhar com entusiasmo todo o processo de implantação do PLANO NACIONAL DE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL.
Um bom final de semana para vc e todo/as que fazem deste espaço virtual de fortalecimento da cidadania ativa.
Att,
João Batista Cavalcanti
Limoeiro - Pernambuco

RE: Pós Conferência
Resposta
02/06/12 12:02 em resposta a Telma Paula Souza.
Olá,

Quanto ao acompanhamento das propostas. Estamos realmente ansiosos em ver todas em execução ou em ação. Mas temos que lembrar que as 80 priorizadas farão parte do Plano Nacional e além da contemplação em um plano há milhares de medidas então sugiro que comecemos a buscar informações de como será elaborado esse plano, quando ele será apresentado e qual a previsão para ser executado. Outro detalhe, já havia previsão orçamentária para executá-lo? Porque primeiro , nossa ansiedade era articulação e mobilização, aconteceu por excelência, agora é conhecermos o plano de trabalho já elaborado e aprovado. Pois a conferência delibera com soberania mas os gestores ainda passam essas proposições nos órgãos hierarquizados para aprovação e execução.

AbraSUS





Telma Paula Souza:
Entendo, e o que vc propõe como acompanhamento?

RE: Pós Conferência
Resposta
02/06/12 14:39 em resposta a Maria Izabel Pereira Braz.
Ola a todos

O que entendo é que já deveria haver um portal com todas as 80 deliberações, para que pudessemos acompanhar os passos ja trilhados por cada uma e contribur com a implementaçao do Plano.
Por todo esse Brasil haverá quem se identifique mais com uma proposta de que outra e poderá contribuir com mais qualidade, mas para isto é necessario o Portal que serviria também pra conhecermos as iniciativas locais.
Por exemplo, como contribui mais diretamente com a proposta 203, sem prejuízo das demais, tenho condicoes de acompanha-la melhor e assim creio que deve acontecer também com todos que estão interessados em que este Plano saia do papel.
Se nos próximos dias não houver notícias da CGU, talvez pudessemos fazer uma solicitação coletiva para saber sobre o andamento do Plano

RE: Pós Conferência
Resposta
03/06/12 22:48 em resposta a FERNANDO SANTOS.
FERNANDO E TODOS,


ACREDITO QUE UMA ELABORAÇÃO E COMPLEMENTAÇÃO DE UM PLANO NACIONAL DE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL., VIRÍA DEPOIS DE CRIADA UMA ESTRUTURA DE MECANISMOS DE SUPORTE, COMO POR EXEMPLO OS CONSELHOS, PORQUE AO MEU VER QUALQUER PLANO DEVE SER ELABORADO POR DADOS GESTORES E CONSELHOS PARA SEU ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO,

ANIDA ESTAMOS NO INICIO DESSE PROCESSO, ESTAMOS NA PRIMEIRA CONFERÊNCIA DO GÊNERO, DEVEMOS JUNTOS EM ANÁLISE VER POR ONDE COMEÇAR E COMO FASER PARTE DESSA CONSTRUÇÃO.

PARA ESTAS PROPOSTAS PRIORISADAS, TERÊMOS QUE CONQUISTAR A GARANTIA DE UM ESPAÇO PERMANENTE PARA DELIBERALAS, E PARA QUE FIQUEM NAS MÃOS DA SOCIEDADE QUE AS CRIOU.


SERGIO...

RE: Pós Conferência
Resposta
03/06/12 23:35 em resposta a Sergio Da Silva da silva Caus.
É isso ai pessoal, foi muito legal conhecê-los pessoalmente, vamos manter a animação para os próximos passos que é o de concretizar o que saiu da conferência, financiamento público, dados abertos, vamo que vamo.

Abcs! Ricardo.

RE: Pós Conferência
Resposta
08/06/12 12:09 em resposta a Ricardo Poppi.
Caros participantes da Conferência Virtual,

A partir do meio-dia desta segunda-feira, 11 de junho de 2012, encerraremos as atividades da 1a Consocial neste ambiente no E-democracia. A comunidade http://edemocracia.camara.gov.br/web/consocial continuará disponível para consultas.

Dentre as 80 propostas/diretrizes finais da 1ª Consocial, 36% (29 propostas) tiveram contribuição da Conferência Virtual . A participação em mais de um terço das propostas/diretrizes finais para uma etapa que contribuiu apenas com 80 das 3422 propostas recebidas pela Consocial (2,3%) é um indicador que reflete a contribuição qualificada da Conferência Virtual na 1ª Consocial.

Neste momento, a Coordenação da 1ª Consocial está analisando as 80 propostas/diretrizes finais definidas na Etapa Nacional. Os resultados serão encaminhados às instâncias responsáveis, incluindo a sociedade civil. No portal http://www.consocial.cgu.gov.br/ serão atualizadas as informações referentes a esta nova fase pós-conferência.

Agradecemos a todos e seguimos em contato, agora pelo Portal da Consocial,


Cordialmente,

Soraia Mello
Coordenadora da Conferência Virtual da 1a Consocial

RE: Pós Conferência
Resposta
08/06/12 12:58 em resposta a Soraia Silva de Mello.
SORAIA,

FOI IMPORTANTE A REALIZAÇÃO DA CONSOCIAL VIRTUAL, NESTE ESPAÇO DEMOCRÁTICO SOCIALIZAMOS SABERES, E CONTRIBUÍMOS DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DAS PROPOSTAS QUE FORAM APROVADAS NA CONSOCIAL NACIONAL.
VAMOS AGUARDAR AGORA A EFETIVAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE TRANASPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL.
UM FORTE ABRAÇO VIRTUAL.
ATT,
JOÃO BATISTA CAVALCANTI
LIMOEIRO - PE