Compartilhe esta Comunidade
Conhecendo e melhorando o e-Democracia

Conhecendo e melhorando o e-Democracia

Essa comunidade tem por objetivo explicar o funcionamento do portal e-Democracia, apresentar estatísticas e estudos sobre o mesmo e também discutir oportunidades de aprimoramentos em nossa plataforma de participação.

Sobre a comunidade

Ajude-nos a aprimorar o e-Democracia! Por meio desta comunidade, você pode sugerir alterações e melhorias à plataforma.

Elogios, críticas, sugestões, depoimentos... todos os comentários são bem-vindos!


 

Fórum

Usabilidade / Eficiência

Compartilhe este tópico:
Tópicos [ Anterior | Próximo ]
Usabilidade / Eficiência
Resposta
09/04/15 01:58
Olá equipe e-Democracia!

Acredito que o fórum possa ser melhorado, pois com poucos usuários já começa a ficar complicado fazer um uso efetivo desse sistema. Se a população resolver participar mesmo não vai ser nada efetivo.

Ferramentas que podem ser utilizadas como exemplo para melhoria da participação popular (talvez consigam algum tipo de parceria com os donos para utilização em português) seriam as ferramentas como Quora, StackExchange, Wiki, IRC, além de questionários, hangouts.

Os assuntos devem ser quebrados a fim de evitar discussões extremamente abertas e que não levem a lugar nenhum, além de evitar discutir a mesma coisa repetidamente. O povo já tem o costume de fugir do assunto naturalmente.

Se discussões e decisões pudessem ser linkadas de alguma forma, isso também seria bastante interessante, de forma a apresentar opções de resposta e visões pessoais dos usuários. Algo que fizesse com que os debates convergissem para consenso da maioria, mas ainda expusesse as outras opções, independente da quantidade de pessoas participando.

Esse mesmo problema acontece nas sessões plenárias por exemplo, que acompanho pela TV Câmara/Senado, as mesmas visões e argumentos repetidas vezes, fugas do tema constantes, de tal forma que torna os debates monótonos e tediosos. Chega a enfurecer até o espectador mais sereno!

Seria bom também saber que os parlamentares estão acompanhando o povo na ferramenta, mas como não queremos perder seu/nosso tempo precioso, as ferramentas devem ser mais eficientes, de forma a mostrar diferentes opiniões, mas com bons argumentos, prós/contras, evitando que fiquemos lendo lixo.

A padronização na forma de escrita também é interessante, evitando assim a poluição visual que tenho visto em alguns posts e o efeito Orkut.

Outro dia vi um vídeo de uma sessão itinerante em São Paulo, e o presidente da câmara leu alguns pontos trazidos pelo e-democracia, mas esses pontos não foram discutidos em momento algum. Deu uma sensação de falsa participação. Gostaria que o povo online de alguma forma fosse tratado como um ser presencial.

Obrigado!

RE: Usabilidade / Eficiência
Resposta
09/04/15 02:12 em resposta a Fabio Montezuma.
O site também poderia ficar em tela cheia, deveríamos poder acompanhar sessões ao vivo e participar delas (acompanhado de informações em tempo real sobre o assunto sendo tratado, notas, links, etc) - como no Google Hangout por exemplo

RE: Usabilidade / Eficiência
Resposta
11/05/15 11:54 em resposta a Fabio Montezuma.
Sugiro a criação de uma plataforma de criação de PROJETOS DE LEI POPULAR, temático, onde as pessoas pudessem sugerir os temas, incluir tópicos e colocá-los em votação. Ao final da votação, o projeto seria disponibilizado a ONG´s como o MCCE (ficha limpa), ou qualquer cidadão, para iniciar a coleta de assinaturas.
Parabéns pelo site. Vocês estão no Estado da arte de uma revolução democrática de representatividade política, de cidadania. A internet têm sido o meio que a população encontrou para se organizar em manifestações e se fazer ouvir. Entretanto, falta um instrumental de convergência e organização de ideias. O votenaweb, euvoto.org(democracyOS), o edemocracia.gov, são tentavivas de forjar esse instrumento, essa clava forte. Continuem ajudando o povo brasileiro a erguê-la!