Exportação de Dados do Fórum

Fórum

Portabilidade do endereço de e-mail

Compartilhe este tópico:
Tópicos [ Anterior | Próximo ]
Portabilidade do endereço de e-mail
portabilidade e-mail
Resposta
13/07/12 19:13
Este tópico visa colocar em discussão a necessidade de um projeto de lei que objetive criar a PORTABILIDADE DO ENDEREÇO DE E-MAIL, a exemplo do que ocorre com a portabilidade numerica na telefonia fixa e móvel, tema que já merece atenção em outros paises há alguns anos.

A idéia seria propor de maneira simples a portabilidade do e-mail através de dois mecanismos, ao meu ver, essenciais:

1) A desativação do login ou nome do usuário (termo no endereço de e-mail que precede o sinal de @), para que não fosse mais utilizado por outro usuário.

2) O redirecionamento compulsório das mensagens enviadas ao endereço de e-mail antigo para o endereço de e-mail novo (portado), medida esta a ser cumprida pela empresa provedora do e-mail antigo; sendo tal obrigatoriedade por período determinado (um ou dois anos por exemplo) ou de modo permanente (questão a ser discutida na ocasião do projeto).

Com estas iniciativas, os usuários desta relevante e tão difundida ferramenta de comunicação poderiam lançar mão do seu direito de escolha como consumidor de serviços de comunicação, podendo optar a qualquer tempo por determinada empresa provedora sem se obstar pela dificuldade e prejuízos da troca repentina do endereço de e-mail, uma vez que todas as mensagens que lhe forem enviadas para o e-mail anterior serão redirecionadas para o atual, bem como nenhum outro usuário fara uso do seu e-mail, podendo assim, com bastante prazo, divulgar seu endereço de e-mail atual; em contrapartida, a empresa provedora do e-mail antigo (que deverá fazer o redirecionamento das mensagens e desativação da conta) terá preservado o seu direito de marca, objeto de seu domínio (termo ou marca que colocado após a @), visto que a na ocasião da portabilidade não terá que ceder marca para outra empresa pois não se trata de portabilidade literal do endereço de e-mail, tendo ainda a possibilidade de reaver o usuário para a sua empresa (atraves da livre competitividade de mercado) e neste caso bastando reativar o login ou nome de usuário do mesmo (reativar o e-mail anterior).

Espero que o tema traga a oportunidade de uma discussão saudável e democrática, e quem sabe de uma futura aprovação de lei que venha beneficiar os usuários de comunicação e melhorar os serviços por consequencia.

RE: Portabilidade do endereço de e-mail
Resposta
06/04/12 08:44 em resposta a Julio Cesar Dalama.
Olá Júlio...

Bom, de certa forma tudo que disse é pertinente, porém, como diria Jack o estripador, vamos por partes:

Quanto ao "não uso" do endereço de email por novos usuários, ao meu ver, basta que o interessado não encerre a conta e a mantenha ativa, assim o endereço eletronico fica em seu poder, sem maiores problemas...

Já quando você fala de emails antigos sendo redirecionados para o novo email isso a grande maioria dos sistemas de email já faz, basta acessar a ferramenta encaminhamento de mensagens, lá você cria um redirecionamento para o novo email escolhido, além disso, desta forma é possivel a qualquer momento mudar este redirecionamento, o que poderia ser inviavel caso o usuario necessitasse de uma mudança frequente de emails, baseado no modelo que descreveu...

Quanto a emails empresariais, neste ponto não é possivel o redirecionamento, visto que a partir do momento que se encerra o vinculo empregaticio do funcionario o mesmo é removido da lista de emails da empresa, o que de certa forma é correto, afinal, o email em questão é profissional, apesar de muita gente fazer deste um email particular e pessoal.

Paulo Macedo
Editor Chefe
Noticias e Moda

RE: Portabilidade do endereço de e-mail
Resposta
23/07/12 14:53 em resposta a Julio Cesar Dalama.
A idéia é interessante, porém não é possível de ser implementada do ponto de vista tecnológico ou legal. Primeiro que o sistema de e-mails é baseado em protocolos universais como o IMAP4 e POP3. Qualquer servidor que implemente esses protocolos pode prover endereços de email do tipo "nome@servidor.com". Por exemplo, o nome contato é utilizado por várias empresas que querem oferecer um canal de contato aos clientes, como "contato@suaempresa.com". Isso porque essas empresas podem implementar os próprios servidores de e-mail. Outra questão é que esses servidores são de âmbito internacional e de nada adiantaria uma lei brasileira para regulamentar a distribuição dos nomes de e-mail, como "@gmail.com" ou "@hotmail.com", embora existam variantes nacionais, como "@ig.com.br". Esses servidores não dependem de nenhuma infraestrutura dentro do país. A solução caberia aos próprios consumidores, em aderir a um único sistema de e-mails gerido pelo governo ou alguma empresa pública. Já existe, por exemplo, esse serviço por parte dos correios "seu_email@correios.com.br", mas nem de longe oferece a mesma qualidade de um servidor privado como o Google.

RE: Portabilidade do endereço de e-mail
Resposta
19/08/16 20:17 em resposta a Julio Cesar Dalama.
Com estas iniciativas, os usuários desta relevante e tão difundida ferramenta de comunicação poderiam lançar mão do seu direito de escolha como consumidor de serviços de comunicação, podendo optar a qualquer tempo por determinada empresa provedora sem se obstar pela dificuldade e prejuízos da troca repentina do endereço de e-mail, uma vez que todas as mensagens que lhe forem enviadas para o e-mail anterior serão redirecionadas para o atual, bem como nenhum outro usuário fara uso do seu e-mail, podendo assim, com bastante prazo, divulgar seu endereço de e-mail atual; em contrapartida, a empresa provedora do n ovos e-mail antigo (que deverá fazer o redirecionamento das mensagens e desativação da conta) terá preservado o seu direito de marca, objeto de seu domínio (termo ou marca que colocado após a @), visto que a na ocasião da portabilidade não terá que ceder marca para outra empresa pois não se trata de portabilidade literal do endereço de e-mail, tendo ainda a possibilidade de reaver o usuário para a sua empresa (atraves da livre competitividade de mercado) e neste caso bastando reativar o login ou nome de usuário do mesmo (reativar o email anterior).


Já existem algumas opções semelhantes no mercado como yith que oferece o que você deseja.