Exportação de Dados do Fórum

Fórum

Bloqueio de celular em presídios pode ser feito pelas operadoras

Compartilhe este tópico:
Tópicos [ Anterior | Próximo ]
O governo vem gastando muito e inutilmente em dispositivos obsoletos, que não acompanham o rápido avanço da tecnologia, para tentar bloquear a frequência dos celulares nos presídios. As conversas de celular em áreas de presídios poderiam, na verdade, ser facilmente detectadas pelas operadoras de celular 3G através de software. Explicando:
As operadoras têm em mãos a informação da localização do aparelho no momento da ligação em redes GSM e 4G, através da tecnologia conhecida como LBS, ou triangulação de antenas. Dessa forma ela pode determinar se uma ligação parte da área de um presídio. Nesses casos ela poderia impedir que a ligação seja completada, exibindo uma mensagem gravada para o usuário. Caso o número de antenas nos arredores não seja suficiente para determinar uma localiação precisa, basta aumentar o número de antenas. Outras tecnologias mais antigas deveriam ser desativadas nos arredores.
Para tanto, seria necessário que o estado faça um acordo com as operadoras e delimite as áreas onde não pode haver ligações telefônicas, uso de dados ou SMS e aplique multa para a operadora que descumprir.
Por isso, não vejo dificuldade técnica para que o estado imponha esse controle por parte das operadoras.