Estes dias ouvi comentários a respeito da televisão pública brasileira no rádio. De imediato achei interessante este assunto vir a público porque tem uma relevância enorme. Não compreendo a necessidade de manter a Televisão Senado, Câmara entre várias outras. Faça a seguinte reflexão: pense em quantas vezes você se conecta a esses canais por ano e me responda se vale a quantidade de impostos enormes destinados ao mantimento desse meio de comunicação. A verdade é que não faz o menor sentido. Seria um dinheiro muito mais bem investido se destinado a saúde, educação entre tantas outras áreas carentes do Brasil.
Não é que a comunicação do governo com o povo não seja necessária, é muito. No entanto não tem efetividade nenhuma configurado da forma que é hoje. Por isso acho que deveríamos pensar no fortalecimento das televisões públicas - que não podem acabar - mas devem ser transformadas. Na década de 1990 tivemos alguns exemplos de como elas podem trazer a disseminação de conteúdo de qualidade, fazer sucesso, ter uma função pública e justificar a fatia do bolo de impostos que come anualmente. Alguns deles são o Castelo Rá Tim Bum, Vila Sésamo, como programas infantis que fizeram sucesso em outros países, inclusive. Isso quer dizer que o modelo de se apresentar a televisão precisa mudar, a programação precisa competir com as outras ofertas da televisão, precisa ter algum tipo de atrativo e isso é completamente possível sem aumentar a quantidade de dinheiro investido e sim mudando os profissionais e a forma de se fazer televisão.
No entanto se vê que é tudo ao contrário por aqui. Instalam as televisões em onibus entre outros locais públicos antes de criar uma programação mais eficiente. Depois, sim que tiver uma prorgamação que amplie o conhecimento das funções públicas, direitos do trabalhador, do cidadão, novelas interativas, que falem sobre a importância de cuidar no transito, preservar a natureza entre tantas outras temáticas de interesse público é que dá pra pensar em instalar televisões de
Melhores Marcas de TV 32polegadas em locais interessante e incentivar estabelecimentos publicos e privados a se conectarem nestes canais. Assim, a audiência poderá ser aos poucos disseminada. A televisão analógica vai dar mais possibilidade ainda para isso.
Precisamos de você cidadão para falar sobre isso. O tema precisa vir a público mais vezes.