Exportação de Dados do Fórum

Fórum

Fiscalização e Controle Social

Compartilhe este tópico:
Tópicos [ Anterior | Próximo ]
Fiscalização e Controle Social
corrupção dinheiro público fraude irregularidade
Resposta
13/07/12 18:49
É muito interessante quando a gente descobre pelas mídias as irregularidades governamentais em nosso país... A gent sabe que existiu fraudes e irregularidades com as verbas públicas e sempre, na maioria das vezes os políticos sempre são absorvidos. Ainda tem a maior cara de pau de alegarem que não existem provas. Sendo essas provas filmadas e publicadas. O nosso país algum dia vai realmente exercer o controle social?

RE: Fiscalização e Controle Social
Resposta
05/04/12 20:51 em resposta a Paulo César da Silva.
interessante quando aparece na midia , os parlamentares se fazem de indignados com os escandalos do outro. Se fazem de que nao sabiam ....que horror!!!

RE: Fiscalização e Controle Social
Resposta
07/08/12 17:04 em resposta a sonia maria palmezano.
Paulo, boa taarde!

Isso mostra que nós cidadãos temos que fiscalizar muito mais do que hoje ocorre!
Acho que é um trabalho árduo, mas não podemos desistir!
Estou com um fórum sobre o tema em "Direitos Humanos e Cidadania".

Apareça lá também!

Silvia
São Paulo/SP

RE: Fiscalização e Controle Social
Resposta
26/08/12 22:58 em resposta a SILVIA GOUVEA.
Sra. Silvia, de acordo. Temos que fiscalizar mesmo.
Agora me preocupo masi ainda, é que na semana passada se não me engano a Camara dos Deputados liberou verba no valpor de R$860.000,00 se não me engano, para a seca e enchente.
Mas pera aí, para aonde vai?
Quais estados?
E essa verba tinha que ser liberado agora, na vespera das eleições municipais. Essa é demais.
Temos que fiscalizar tudo mesmo, é arduo mas precisamos mostrar que o Leão está acordado.
Abraços

RE: Fiscalização e Controle Social
Resposta
03/09/12 12:13 em resposta a JORGE PARENTONI.
Bom dia, Jorge! Desculpe a demora na resposta.
A sua preocupaação com relação à distribuição de recursos p´blicos: há um site da CGU, chamado OLHO VIVO, onde se pesquisa as despesas, em nível federal.
Nesta distribuição de recursos, precisamos ficar mais atentos à aplicação dos mesmos.
Para isso, aconselho verificar o Pagamento da despesa, pq só aí, a aplicação é efetiva.
Em nível estadual e municipal, caminha-se para uma melhoria da transparência.
Repito o que já disse aqui: tudo depende da criação de Conselhos de Transparência, subordinados à autoridade máxima (prefeitos e governadores), para uniformizar todos os parâmetros de aferição das metas orçamentárias, ou seja, 1 milhão de alunos,100 mil pacientes/mês, e daí?
Pra pensar um pouco nos custos gerados por estes atendimentos...
Silvia Gouvêa

RE: Fiscalização e Controle Social
Resposta
19/09/12 18:56 em resposta a Paulo César da Silva.
É. De fato o cidadão precisar participar mais ativamente da destinação dos recuros públicos e isso só é possível fortalecendo-se a democracia participativa. Embora se tenha um grande acessoa às informações sobre gastos dos vários níveis de governo, isso ainda não proporciona um total envolvimento do cidadão na gestão dos espaços públicos. Em grande parte, essa apatia da população se deve à falta de uma informação compreensível pela maioria. Tal qual defende a lei, as informações estão disponíveis, mas a linguagem usada é muito técnica e de difícil compreensão o que acaba afastando o cidadão do dia-a-dia das finanças públicas. Se por um lado os gestores cumprem o que diz a LRF no tocante à transparência, por outro ter acesso aso dados e não poder compreendê-los não ajuda em nada. Sendo assim, o que os gestores precisam fazer é colocar as informações sobre finanaças públicas disponíveis utilizando-se do meio mais acessível a todos e com a mensagem mais adequada à compreensão de todos!

RE: Fiscalização e Controle Social
Resposta
28/07/14 02:16 em resposta a Paulo César da Silva.
Vamos insentivar a participaçao desses temas nas conferencias de defesa civil.

http://2cnpdc.mi.gov.br/pt/web/guest/etapa-nacional

A Etapa Nacional da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil será realizada em Brasília, entre os dias 4 e 7 de novembro de 2014. Será o grande momento da Conferência em que todos os participantes das etapas preparatórias vão analisar e debater as propostas das conferências estaduais, virtuais e livres.

http://edemocracia.camara.gov.br/web/1871545/forum/-/message_boards/message/1873345?p_p_auth=zX6ERopt

Participaçoes de Responsabilidade Solidaria Humana Social

http://www.assomasul.org.br/?pag=noticias&id=13186

http://www.treslagoas.ms.gov.br/noticia/tres-lagoas-recebe-1-conferencia-municipal-de-protecao-e-defesa-civil/8965/

http://accesspeak.blogspot.com.br/2014/06/relacoes-de-direito-humano-publicas-com.html

http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2014/07/conferencias-sobre-protecao-e-defesa-civil-mobilizam-mais-de-seis-mil-pessoas

http://2cnpdc.mi.gov.br/pt/web/guest/etapa-nacional

Conferencia de Defesa Civil na cidade de Campo Grande/MS na Assomasul ( Associaçao dos Municipios de Mato Grosso do Sul).Eu, Eron de Sousa Tavares, Estudante da Faculdade AEMS do Curso Tecnico em Logistica - Pronatec, Representando o direito solidario das responsabilidades solidarias propriamente somente a mim com responsabilidade solidaria aos Trabalhos Governamentais por meio de Leis e Decretos solidariamente responsavelmente pela Faculdade AEMS, Propondo e Analisando Propostas nos Principios e Diretrizes.

Sou um dos criador solidario e desenvolvedor de analise dos arrranjos das propostas na criaçao com integraçao parcial e integral nos relatos de responsabilidade solidaria na co-produçao da diretriz produzida na 1 conferencia de defesa civil de Três Lagoas/MS no SEST SENAT e estadual no meio social de relaçao publica Assomasul em Campo Grande/MS:

Inclusão na grade curricular(que na conferencia estadual o pessoal montando e relatando arranjo de criação solidaria e co-produção racionalizou tal termo "inclusão de temas transversais de ou com responsabilidade solidaria" no Ensino Fundamental, Medio e Superior, de materia visando a promoção de uma resposta rápida de Proteção e Defesa Civil, junto as Instituições de Ensino com outra senguinte juntada, anexada na mesma e outras solidarias e co-solidarias.

RE: Fiscalização e Controle Social
Resposta
04/08/14 19:16 em resposta a Paulo César da Silva.
O nosso país algum dia vai realmente exercer o controle social?


Toda a Cidadania visa o controle social, pois não havendo funcionalidade nas instituições/ órgãos de serviços delegados para esta sociedade por ela necessários devem haver alguma participação social no controle até que as missões sociais destas voltem a serem seu foco normal, em síntese para que não aja uma interferência militar é preciso a sociedade se reunir de forma organizada para reestruturar as atribuições dos órgãos instituídos para o bem estar de sua população, caso isto também venha a falência deve sim haver uma interferência por órgãos destinados a proteger a sociedade para que não tenhamos o descontrole social.

Não havendo ordem social, passaríamos de um estado Democrático de Direito para um estado de Justiça com as próprias mãos, isso seria o errado, penso eu, e que para muitos se tornou uma forma de vingança pela falta de fiscalização de Políticas Públicas pela inJUSTIÇA Brasileira, tanto de seus estados quanto da União de todos, não apenas algumas, mas todas DEVEM ser descentes e sérias.

Os representantes da Justiça são delegados por nós de forma Indireta, portanto representam o povo, sendo que os representantes de Forma Direta são os ditos Políticos.

Em um devaneio pessoal após ter presenciado fortes erros da justiça no estado do Rio Grande do Sul fica minha pergunta:

Quando o País está repleto de Fraudes, Corrupções, Incompetência e os envolvidos são tidos como “SENHORES” de respeito pela Justiça, A CULPA DAS FRAUDES, CORRUPÇÕES SÃO DOS POLÍTICOS OU DA JUSTIÇA QUE FICA PASSIVA EM QUASE A TOTALIDADE DE AÇÕES CRIMINAIS ENVOLVENDO ESTES “SENHORES” ? é aquilo, “quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?”, para mim pessoa comum que busca aprender com erros e dificuldades não importa, o que importante é que a lei seja igual para todos, defendendo os Direitos e PUNINDO de igualdade aqueles que ferem princípios e regras legais.

Só havendo uma Justiça por Homens que realmente representem os CIDADÃOS de forma indireta em seus estados com respeito as Leis e com base Legal para suas decisões poderemos exercer um controle social, caso contrário sem Justiça para punir os envolvidos e sendo usada indiretamente para punir Cidadãos que buscam este controle será difícil um avanço em políticas públicas, e como consequência um atraso na economia como um todo, rumo a um estado/país em decadência, pobre de Justiça e economia num descontrole social, dificultando um avanço de sua Nação, somente mudando Agentes de comando dentro do Judiciário, MP e outras instituições que fazem parte deste complexo mundo das inJUSTIÇAS NESTE ESTADO/PAÍS PODEREMOS EVOLUIR.

Em meu pensamento que pode ser errado, Precisamos da mudança, não só de reforma técnica do Judiciário mas sim de pessoal, para poder acreditar em Controle Social e Cidadania, com empoderamento, tendo a participação cidadã ao controle do Accountability nos 03 poderes, sem precisar ter medo, acreditando que quando seu nome estiver envolvido em ações na Justiça ou órgãos públicos, não seja perseguido e seus direitos cerceados como sendo normal, ademais, somente haverá este empoderamento e Democracia com Paz, se o Cidadão tiver como arma a Justiça para o combate as mazelas sociais, caso contrário, seu risco é iminente e não teremos .o exercício do controle social.

RE: Fiscalização e Controle Social
Resposta
10/09/14 20:57 em resposta a SILVIA GOUVEA.
Silvia

Faço parte do Conselho Municipal de Saúde.Temos atuado fiscalizando e que seria mais saudável se andarmos juntos,mero engano.Se uma administração saiba respeitar os conselhos, deixando ou querendo que os conselhos sejam setor da administração.
Mais,completando o raciocino ao fiscalizamos cobrando transparência notificando e eu sendo funcionário público.Na última fiscalização em cobrar que uma unidade já recebeu verba estadual de 99% e a obra mal saiu do chão fui transferida de unidade sem nenhuma causa e moção da minha pessoa moro mais ou menos do trabalho nem 30 metros da unidade.Tive,que pedi ajuda a comissão de direito humano de BH para poder e demais conselheiros proteção ao nosso trabalho.O do tema foi muito bom sugerido parabéns.

RE: Fiscalização e Controle Social
Resposta
14/09/14 20:48 em resposta a Paulo César da Silva.
Sim,espero que ainda vamos vê a maior participação dos seguimentos.
As vezes baita um certo desanimo.
Uma vez filma,prova etc a sensação que temos da impunidade é muito grande.
Mais,não devemos desanimar nunca...talvez leva anos somos um país com mais 500 anos diferente de outros que ao provar há punição etc.

RE: Fiscalização e Controle Social
Resposta
16/09/14 00:32 em resposta a Paulo César da Silva.
Perante as várias CPIs ou CPMIs que não deram em nada, faz-se necessário a participação cidadã para legitimar qualquer CPI/CPMI , pois o maior interessado é o POVO e NÃO PARTIDOS POLÍTICOS QUE ESTARÃO JULGANDO MEMBROS DE SUAS “GANGS” A SERVIÇO DO TERROR QUE ASSOMBRA TODOS NÓS, sendo que sempre foi e sempre será.

PARTIDO NÃO ACUSA OS SEUS, MAS DEFENDEM-SE ATRAVÉS DESTES, SERIA UMA PIADA ACREDITARMOS QUE NÃO , POIS JÁ TIVEMOS MUITOS EXEMPLOS NO CONGRESSO NACIONAL.

Uma CPI/CPMI trata na casa do POVO escanda-los de seus POLÌTICOS E PARTIDOS QUANTO INSTITUIÇÕES.

Assim, POLÍTICOS E PARTIDOS POLÍTICOS envolvidos em corrupção , TRAEM A NOSSA CONFIANÇA como eleitores, INDO CONTRA O Juramento feito na sua posse, com este crime torna invalido nosso voto, assim sendo, sem legitimidade a quem foi dado e ao seu partido, nulidade no ato em que foi constatado os indícios, pois não podemos viver com incertezas ou incompetência política, isso é Transparência, isso é Cidadania, isso é respeito a Constituição do Brasil.

Penso que devemos ter este Conselho que irá acompanhar as CPIs e/ou CPMIs a nível Federal, formado ao exemplo que segue::
1 membro do Exercito Brasileiro (oficial militar)
1 membro da Marinha do Brasil , (oficial militar)
1 membro da Aeronáutica (oficial militar)
1 membro representativo da Federação Nacional de Jornalistas
1 membro representativo da OAB
1 membro da CGU
10 membros da sociedade civil.

Acredito que não é com isso que combateremos a Corrupção no DNA de alguns políticos, mas é propulsor a uma forma de conter a contaminação a outros.

Este Conselho de participantes não vai interferir nos trabalhos dos ditos “Defensores do Povo”, os Políticos, mas é apenas como Transparência e do Acoountability no que é Público, além de que não sendo transparente e ficando alguma lacuna não preenchida e/ou duvidosa este conselho pode sugerir novos membros para condução da CPI ou o repasse destas informações ao MP responsável pela ação penal.

Até porque já estamos sofrendo e morrendo demais com este tipo de Terrorismo , matam milhares de brasileiros e estão nas mídias como sendo os mais influentes da política Brasileira e nunca acontece nada.

E o pior, todos os Brasileiros informados sabem quem são os terroristas do Brasil, é impossível que qualquer Justiça não tenha acesso as listas dos nomes publicados em sites de transparências e ainda mais, já foram condenados em outras instâncias ou respondem a processos.
.
Da forma que estamos indo, daqui a pouco, outros países abrirão suas fronteiras para Brasileiros se refugiarem do terrorismo que está sendo aplicado no Brasil, , onde leis não são respeitadas e políticos raramente são banidos da política nacional pelos seus atos criminosos, isso seria uma vergonha planetária, ou não ?

Apenas um detalhe sobre fiscalização em época de eleição:

Decreto de 9.9.2014 - Abre ao Orçamento da Seguridade Social da União, em favor do Ministério da Saúde, crédito suplementar no valor de R$ 785.020.000,00, para reforço de dotações constantes da Lei Orçamentária vigente.¹

Decreto de 9.9.2014 - Abre ao Orçamento Fiscal da União, em favor de Operações Oficiais de Crédito, crédito suplementar no valor de R$ 167.229.600,00, para reforço de dotação constante da Lei Orçamentária vigente.¹

Ficamos torcendo que todo este valor chegue ao seu destino, a Nação agradece..

¹ ambos faltam ser publicados no diário oficial.

RE: Fiscalização e Controle Social
Resposta
12/06/15 09:43 em resposta a Paulo César da Silva.
Porque somos o País com maior numero de ações processuais do planeta????? Porque somos um País que muito Pouco É respeitada a Civilidade?????? Porque somos um País com tanta corrupção?????

Resposta: É porque somos um País que para ser Cidadão, devemos ter um Advogado junto, para ser Cidadão devemos participar de Grupos, Para ser Cidadão vc deve ter “amigos”, POIS: se vc for Cidadão para viver em civilização, vc não vive, não consegue fazer nada, vc simplesmente não tem como viver e é pego de todas as formas nas armadilhas destes, para que vc seja obrigado a quebrar regras, normas e Leis, ou seja, quem incentiva a corrupção no País são alguns partícipes dos 03 poderes, de associações, entidades e instituições de classes em todos os estados (local) da federação !

E é por isso que estagiários dão sentenças em processos (civil), em casos, possuindo até mesmo assinatura digital de um Juiz(a) para isso;

É por isso que a burocratização pela busca de medicamentos junto a Justiça, movimenta milhões de fraudes e corrupção entre os poderes e o indivíduo, todos sabem, mas ninguém faz nada !!! sabem porque ???? As associações, entidades e instituições de classes,e aí entra até mesmo bancos- sendo estes que recebem os alvarás para pagamento de valores para compra de medicamentos, E NÃO FAZEM NADA PORQUE ELES SE PROTEGEM e esquecem que estão roubando ou se usando de malandragem contra eles mesmos !!!

Você sabia que, quem entra na Justiça para comprar medicamento, pode entrar no judiciário de outra região, e ter paralelamente o mesmo benefício ???? Você sabia que o Judiciário não compara processos do mesmo indivíduo, Eu mesmo respondi 3 processos na Justiça estadual do RS (estado-local) sobre o mesmo assunto e com processos de números diferentes, meu advogado achava normal, aí, Eu comuniquei o Juiz e assim foi baixado, alguém tem intere$$e ni$$o tudo !!!!

Um fato curioso, que me chamou a atenção é que a uns dias atrás vi um indivíduo que precisava de recursos para compra de um medicamento, o medicamento tinha valor de R$ 700,00 (setecentos reais), o curioso é que o alvará que foi ao banco para este receber, foi no valor de R$ 20.000,00, bem, no final, um agente Público detectou o erro e comunicou o Judiciário novamente, mas o FATO É, COMO QUE ALGUÉM FAZ UM ALVARÁ ASSIM, E O PIOR, QUANDO ACONTECE ISSO E O RECURSO É SACADO, DE QUEM É O PREJUÍZO ? QUEM FISCALIZA i$$o? JÁ QUE O ALVARÁ VEM DO PRÓPRIO JUDICIÁRIO ::::: ALIÁS, O CIDADÃO SÓ ENTRA NO JUDICIÁRIO QUANDO É PARA RESPONDER PROCESSO, IMAGINA SE POSSAMOS CRIAR MECANISMOS DE FISCALIZAÇÃO, BEM O JUDICIÁRIO DECRETARIA GUERRA CONTRA O POVO BRASILEIRO, A NÃO SER QUE O ÓRGÃO FISCALIZADOR SEJA A OAB (ORDEM DOS ADVOGADOS) NOMEANDO ADVOGADOS PARA ESTA FISCALIZAÇÃO, O QUE SERIA UM ABSURDO, E É O QUE SEMPRE ACONTECE, ÓRGÃOS RELACIONADOS AS INSTITUIÇÕES SÃO OS PRÓPRIOS FISCALIZADORES DESTAS, E É POR ISSO QUE EM RELATÓRIOS O BRASIL É O PAÍS MAIS CORRETO E SÉRIO DO PLANETA, NA BUSCA DE IGUALDADE E LIBERDADE DE SEU POVO ATRAVÉS DA CIVILIDADE, SOMENTE EM RELATÓRIOS !!!