Debate

« Voltar

Seminário e shows marcarão Dia Nacional do Hip Hop

 

Agência Câmara

A liderança do PSB promove amanhã um seminário e diversas apresentações para marcar o Dia Mundial do hip hop, comemorado hoje, 12 de novembro. Com o tema “A história do hip hop e a importância social, cultural, política e econômica do movimento”, o seminário será aberto pelo ministro do Trabalho, Brizola Neto; e pela secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Rollemberg. 

Também falarão na abertura o deputado Jovair Arantes (PTB-GO) e o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), autores de projetos de lei sobre o Hip Hop (PL 1003/07); e o deputado Romário (PSB-RJ), autor do requerimento de realização do seminário. 

O deputado fluminense, que já declarou ser fã do estilo musical, agora pretende trazer o assunto para o dia a dia do Parlamento. “O hip hop tem um alcance inestimável, afasta jovens da violência, promove a cultura e gera renda. Se o poder público não apoiar o movimento ele continuará marginalizado."

O universo do hip hop engloba profissionais como dançarinos, grafiteiros, estilistas, DJs e MCs (iniciais de Mestre de Cerimônia que, no hip hop, são os cantores das músicas). Para Romário, essas pessoas devem ser amparadas para entrar no mercado formal de trabalho. “Hoje esse movimento faz parte de uma indústria que gera muita renda. Temos que trazer esses artistas para a formalidade. Isso impediria que a arte dessa galera fosse explorada por grandes empresas sem gerar renda para os artistas e as comunidades”, defende o deputado.

Ao final do dia, o evento se transformará em um sarau com apresentação de DJs, MCs e grafiteiros sob o comando do DJ Chokolaty.

Ao vivo
Os internautas poderão assitir ao evento ao vivo e participar de bate-papo promovido pelo portal e-Democracia. Clique aqui e participe! 

Para acompanhar pelo Twitter, é só usar a hastag #HipHop no dia do evento. Romário estará conectado e respondendo aos twitteiros.

Veja a programação completa aqui.

Comentários
Muito bom, tive a honra de estar presente! Foi muito boa a iniciativa, acredito que o nosso país tenha que valorizar mais essa cultura, estavam presentes várias celebridades até um ex participante do tBBB15/url] que curte muito o som do hip-hop.
Postado em 09/07/14 14:25.