Exportação de Dados do Fórum

Fórum

Debate geral

Compartilhe este tópico:
Tópicos [ Anterior | Próximo ]
Debate geral
marco civil
Resposta
08/10/12 11:19
Espaço para a sociedade continuar discutindo o Projeto de Lei do Marco Civil da Internet até sua votação na Comissão Especial sobre o tema. Lembramos que as contribuições desta Comunidade para o relatório final da Comissão Especial já foram encerradas.

QUEM ESTÁ DECIDINDO O DESTINO DA NET? SÃO OS Q/ A USAM? ONDE TÃO OS JOVENS?
Resposta
09/11/12 20:27 em resposta a Equipe e-Democracia.
Como saber se o autor autoriza ou não que eu use sua obra, que a divulgue?

Devo, naturalmente, ter sua autorização. Como consegui-la? Evidente não ser fácil.

A proibição de usar uma obra, discuti-la, debatê-la... Temo que isso irá frear a liberdade do pensamento, a criatividade.

Ora pois... POR QUE NÃO CRIAR UM CADASTRO, (sei lá, talvez seja isso a solução) DOS AUTORES QUE NÃO DESEJAM QUE SUA OBRA SEJA REPRODUZIDA NA INTERNET? A PARTIR DAÍ, ESSE CADASTRO PODE SER ENVIADO, FREQUENTEMENTE, AOS "BUSCADORES" E OUTROS MAIS, PARA QUE NÃO DIVULGUEM O CONTEÚDO DO AUTOR EM QUESTÃO - ISTO É, QUE NÃO DEIXEM O PLÁGIO DA OBRA NA NET. AÍ É POSSÍVEL QUE A OBRA DO AUTOR DEIXE DE SER USADA, DISCUTIDA E DEBATIDA NA INTERNET. BEM FEITO.

ENQUETE - INTERNET COMO DIREITO FUNDAMENTAL : OQUE VC ACHA ?
Resposta
28/08/13 12:01 em resposta a Equipe e-Democracia.
ENQUETE - INTERNET COMO DIREITO FUNDAMENTAL : OQUE VC ACHA ?

Pessoal está rolando uma enquete que acredito que vale a pena participarmos. A PEC 479/2010 garante que a internet seja instituída como um direito ao Cidadão de forma justa, neutra e universal.

Dai fica a pergunta que todos temos que responder :

Queremos a internet como um direito fundamental, onde todos possam usufrui-la com igualdade, acessível independente de onde estejamos neste nosso grande Brasil?

Vamos chamar nossos amigos e responder a esta pergunta que poderá ajudar no avanço desta PEC na Câmara.

Link da Enquete : http://edemocracia.camara.gov.br/web/espaco-livre

Link para comentários : http://edemocracia.camara.gov.br/web/espaco-livre/forum/-/message_boards/message/1673713

Link da PEC 479/2010 : http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=7C2491AD839936BFC2FE556EEC097FC3.node2?codteor=756209&filename=PEC+479/2010

Sigamos no debate.

Att
Marcelo Saldanha.

RE: Debate geral
Resposta
30/08/13 13:59 em resposta a Equipe e-Democracia.
Poderíamos debater sobre práticas das operadoras que ferem a neutralidade da rede?

RE: Debate geral
Resposta
30/08/13 15:14 em resposta a Marco Freitas.
Marcos aqui vão algumas práticas :

Pacotes fechados de conteúdos em planos moveis
Uns anos atrás a SEAE/No Ministério da Fazenda, ensaiou um estudo sobre quebra de neutralidade, com base no case executado nos estados unidos que envolvem a AT&T e suas baby bells. Lá o pau quebrou, apesar do monopólio ter voltado.

Aqui no Brasil, tudo morreu antes de começar e apesar de termos certeza de que a neutralidade é quebrada não houve ainda coragem e vontade politica para realizar tal ação. O CGI deveria ser o órgão pra fazer isso, mas, lá a maioria vence, pq somando governo e empresas o voto de quem levar este tema é vencido.

Uma outra questão é a EAQ, que regulamenta a aferição da qualidade da internet no Brasil. Outra furada, foi manipulado pela Anatel para que uma empresa amiguinha das teles fosse a aferidora :-), a analogia feita na época era colocar a raposa dentro do galinheiro com um cão cego na porta vigiando.

Por fim até hj não aferiram nada, apesar de ter ouvido esta semana que lançarão as pesquisas da internet móvel, pois, a fixa não tem definição por conta de acontecido uma zona na execução do planejamento.

Agora vem oque eles querem imputar legalmente, pq como não há legislação efetiva, apesar da Anatel estar tentando tomar conta de um terreno que não é dela é que as teles querem quebrar a neutralidade da rede para abrir os pacotes dos IPs para estabelecer um modelo de negocios com base nos tipos de serviços que rodam na rede.

Para melhor entendimento vale ver este video : https://www.youtube.com/watch?v=8DdaC93O9Yw

Para ver efetivamente o modelo de negocios basta entender este documento aparentemente vazado da AT&T do que eles já fazem na quebra de neutralidade da rede. http://pt.scribd.com/doc/157390012/Class-of-Service-AT-T

De certo o CGI tinha um projeto em andamento para ser agregado ao SIMET, ( http://simet.nic.br/ - que aconselho usar para medir sua internet ao inves do speedtest da EAQ), é um módulo que conseguiria medir traffic shaping ou seja se o seu provedor está tratando os pacotes de dados de forma discriminada, mas, ainda está em discussão.

No mais acho que dá pra iniciarmos um debate mais prático das coisas se o pessoal começar a postar por aqui suas experiências sejam boas ou ruins e que possamos compartilhar práticas de verificação, fiscalização e denuncia dos abusos causados pelas teles. Sigamos

RE: Debate geral
Resposta
13/11/13 10:37 em resposta a Equipe e-Democracia.
Pessoal estamos em campanha nacional para votação do Marco Civil da Internet.

Criamos um tópico na Comunidade para que possamos nos mobilizar e chamar os deputados para aderirem à Lista dos Deputados #AmigosDaInternet, visto que a votação vai ser aberta e se faz necessário uma visualização de quem está em apoio da votação do substitutivo do Deputado Alessandro Molon ou não.

http://edemocracia.camara.gov.br/web/marco-civil-da-internet/forum/-/message_boards/message/1735972

Chamamos aqui todos os integrantes para conclamarmos os deputados e definitivamente botar em votação o texto apresentado pelo relator, que garante os 3 pilares que a sociedade defendeu na construção do projeto de lei : Neutralidade da Rede, Privacidade dos Internautas e Liberdade de Expressão.

Vale reforçar que o debate em plenário será duro, pois, o lobby das teles é forte e o partido do PMDB está indo contra o texto do substitutivo, porém, tb é fato que muitos deputados e deputadas deste partido não corroboram com a visão daquele que vem defendendo abertamente uma proposta que beneficiam as grandes teles. O Deputado Eduardo Cunha deixou claro isso em todas as suas falas.

Nos unamos outra vez e chamemos os deputados para se juntarem a sociedade na garantia de uma INTERNET LIVRE, JUSTA E PARA TODOS E TODAS.

SIGAMOS!!!

RE: Debate geral
Resposta
23/04/14 00:58 em resposta a Equipe e-Democracia.
Incrível a rapidez que o senado votou o Marco Civil só pelo incentivo (pressão?) do poder executivo...