Exportação de Dados do Fórum

Fórum

os provedores de internet e a resolução dos domínios

Compartilhe este tópico:
Tópicos [ Anterior | Próximo ]
os provedores de internet e a resolução dos domínios
dns domínio
Resposta
12/05/12 23:29
É possível discutir a responsabilidade dos provedores da internet na resolução dos domínios (dns)?

RE: os provedores de internet e a resolução dos domínios
dns hackers responsabilidade processo
Resposta
16/05/12 17:56 em resposta a Jose Coura.
Creio que tem a ver com o projeto de lei, sim.

Eu por exemplo opero um Cyber Cafe.

Um tempo atrás o DNS da Virtua foi invadido. Quando digitei www.google.com, fui parar em uma cópia do Google com spyware.

Meus computadores estavam sendo atacados por algum desconhecido, usando uma falha de segurança da Virtua.

Caso houvesse danos, roubos, prejuízos, a clientes meus, quem paga? Culpa de quem? Quem é responsável? Eu, e a Virtua, somente os hackers, ou todos?

Acho que a Virtua e eu somos provedores de conexão. No caso do DNS, não fica claro se é de conteúdo e conexão ou somente conexão.

De acordo com o marco civil, acho que somente os hackers seriam responsabilizados.

Resposta
16/05/12 23:04 em resposta a michael howard.
Acho que neste caso os provedores devem ser responsabilizados por culpa, seja por negligência ou imprudência.

Resposta
18/05/12 17:29 em resposta a Jose Coura.
Jose Coura:
Acho que neste caso os provedores devem ser responsabilizados por culpa, seja por negligência ou imprudência.

Depende, só se fosse provado que os provedores não tomaram os devidos cuidados, não existe sistema 100% seguro.

O caso é semelhante a um assalto a banco, se o banco tomou todos os devidos cuidados de segurança, a invasão é uma força maior (previsível, mas inevitável), mas se o banco não tomou os devidos cuidados (estava sem o segurança na agência) aí sim será responsabilizado por culpa.

A responsabilidade é sempre objetiva para o invasor e a responsabilidade subjetiva com ônus da prova é do provedor.

Mas aí temos um problema, no caso dos bancos a Febraban define as regras de segurança a serem adotadas pelos bancos, já os provedores de internet não uma "Febraban" deles...

Resposta
18/05/12 19:37 em resposta a Jose Coura.
www.absurdamentesemnexo.blogspot.com

iso 27001
Resposta
18/05/12 22:24 em resposta a Adriano A.
Vejo que neste caso o provedor deve seguir as recomendações de segurança que as entidades reguladoras do país propõem. Tipo uma ISO 27001 entre outras, para poder responder pelo menos civilmente no caso de um ato ilícito através do mesmo. Neste caso ele não pode ser omisso nem negligente.