Exportação de Dados do Fórum

Fórum

Extinção do quociente eleitoral e partidário

Compartilhe este tópico:
Tópicos [ Anterior | Próximo ]
E, no lugar, voto único e intransferível e preenchimento das cadeiras através da lista decrescente dos mais votados, independente do quociente partidário. O voto que dei para meu candidato vai para meu candidato, só serve para meu candidato e ninguém mais.

Estou surpreso que este não é um dos temas já prontos neste fórum. Não vejo motivo benéfico algum para essa forma indireta de eleger candidatos que permite que pessoas completamente anônimas que não representam ninguém senão elas mesmas sejam investidas no cargo de representante graças aos puxadores de voto. Isso é um problema grave. Esse tema já foi discutido e bem exposto, em jornais e revistas de ampla circulação, em blogs, em comunidades do facebook e vídeos do Youtube que vou deixar aqui para aqueles que estavam em marte nos últimos anos:

Votos de protesto: o que acontece quando um cacareco assume o mandato

Com quantos votos se elege um deputado

Candidatos puxadores de voto

Pelo fim do quociente eleitoral

QUOCIENTE ELEITORAL ANTI DEMOCRÁTICO

Esses partidos estão claramente se aproveitando da ingenuidade dos brasileiros para eleger os falsos representantes que nos trouxeram a esta crise de legitimidade. São até mesmo abusados o bastante para expor isso aos eleitores, audácia manifestada no discurso do Tiririca:

"O quê é que faz um deputado federal? Para falar a verdade, eu não sei. Mas vote em mim, que eu te conto."

Vi alguns dos meus colegas de sala colocando toda a culpa na figura do presidente por não saberem a tripartição dos poderes legislativo, executivo e judiciário. Enganam-se pensando que deputados são "ajudantes" do presidente, pensando que presidente é imperador, acima de legisladores e magistrados. Não entendem que o direito do presidente é limitado pela lei escrita pelos parlamentares de acordo com o entendimento dos juízes.

De qualquer forma, o tópico está aberto. Se existe alguém a favor da permanência do quociente eleitoral e partidário (ou de apenas um dos dois), ou a favor de outro mecanismo que não seja o voto único e instransferível para substituí-lo, por favor, manifeste sua opinião.