Exportação de Dados do Fórum

Fórum

Financiamento de Campanha

Compartilhe este tópico:
Tópicos [ Anterior | Próximo ]
Financiamento de Campanha
Resposta
01/08/13 13:04
Minha proposta é proibir o financiador de campanha (pessoa fisica ou juridica) de participar de licitações publicas do governo que ajudou a eleger. Ou seja: patrocinou, doou, ajudou ou apoiou qualquer partido ou candidato, esta impedido de participar de obras, editais, licitações e de tambem de prestar qualquer tipo de serviço para os Governos Federais, Estaduais ou Municipais.

RE: Financiamento de Campanha
Resposta
01/08/13 13:11 em resposta a mariana bernd.
O financiamento Público de campanha concluirá o processo de estatização dos partidos políticos, libertando-os da necessidade de persuadir as pessoas a financiá-los, sonho de qualquer partido totalitário. Seríamos obrigados a pagar campanhas de figuras como Sarney, Calheiros, Collor, Maluf, Kassab e Afif. Sou a favor do financiamento privado, exclusivo de pessoas físicas.
abs,

RE: Financiamento de Campanha
Resposta
04/08/13 07:58 em resposta a Ricardo Berlinck.
Mariana,
Sua proposta seria viável se tivéssemos muitas empresas em vários seguimentos para entrar nos processos de licitação. Por exemplo, quem vai fazer grandes obras de infraestrutura(metrô, aeroportos, rodovias etc) se não for a Odebrecht, Delta...? quantas empresas tem uma grande quantidade de ônibus para concorrer numa licitação para o sistema rodoviário das cidades? São poucas empresas e empresários. E todos estes financiam campanhas eleitorais de candidatos.

Ricardo,
Acho que temos conviver com esse tipo de coisa(dinheiro público para financiar campanhas de alguns políticos não confiáveis). Acho que é melhor do que o poder econômico de uma minoria(empresários) continuar sobrepondo os interesses do povo.
Com doações de pessoas físicas, as empresas dariam jeito de burlar essa condição para continuar financiando campanhas. Por exemplo, arrumando laranjas para realizar doações menores.

Acho que o financiamento exclusivo de campanha é a melhor solução para o problema.

RE: Financiamento de Campanha
Resposta
04/08/13 08:39 em resposta a mariana bernd.
Acho crucial este tema.
não tenho resposta pronta, mas acho que o mais importante do financiamento publico (independente de caixa dois ou interesses subalternos) é que as campanhas sejam igualitárias.
Os candidatos ao pleito não terão diferenciações senão as de propostas.

Forte abs,

RE: Financiamento de Campanha
Resposta
04/08/13 08:58 em resposta a André Ramos.
Quanto a pessoas não confiáveis essas seria extirpadas se regulamenta-se os partidos a eleições democráticas diretas.
Temos que fortalecer os partidos, mas não no conceito atual, mas sim no sentido de representatividade.
Um grande exemplo de fracasso foi serra se candidatar, que não tem simpatia/carisma em detrimento de aecio, por exemplo (serra tem seus meritos, mas estamos falando de outra coisa)

Quanto serem também não confiáveis , podem existir leis como assinar compromisso de campanha eas falcatruas existem legislações especificas para isso, que devem ser executadas.

ao meu ver o financiamento publico de campanha deve nivelar.

os partidos tem que ser fortalecidos, e por outro lado mais fortemente controlados e fiscalizados.
uma incognita para eu propor algo seria os candidatos avulso, pois aos se fortalecer e restringir os partidos os candidatos avulsos são imperiosos, e em relação a estes não sei como operacionalizar os fundos, quem seria o gestor desse fundo.

forte abs,

RE: Financiamento de Campanha
Resposta
04/08/13 09:13 em resposta a Jaime Dias.
No caso, não sei a viabilidade, mas talvez penalizar o partido por ilicitude do seu candidato fosse vantajoso.
Se tivéssemos eleições anuais, qualquer candidato de um partido pego em falcatrua, após condenado (transitado e julgado) o partido estaria fora do próximo pleito (no ano subsequente a sentença. e ai entraria a conveniência da justiça, que são outros 0,20 centavos), por exemplo!

RE: Financiamento de Campanha
Resposta
04/08/13 14:58 em resposta a mariana bernd.
Sua proposta é boa mas temos que pensar que nem alguns canalhas pra prever as maracutaias e criar mecanismos contra. No caso da sua proposta as empresas criariam empresas de fachada so para a doação , e continuariam ditando as regras.

Com pessoa fisica se nao botar um limite baixo de 30 a 50 reais , as empresas vão usar pessoas físicas como laranja.

E se tiver financiamento publico e a divisão for igualitária , vamos passar a ter 60 partidos , todos vão querer uma boquinha.

E esse negocio de fundo único , é ridículo , eu nao quero pagar campanha do Maluf ou Sarney .

A solução ? Poderia começar a dividir o fundo partidário e tempo de TV proporcional ao numero de filiados , com um controle unificado do tse sobre estas informações , para nao haver golpes.

RE: Financiamento de Campanha
Resposta
05/08/13 00:34 em resposta a Diego Rodrigues.
Pode-se ampliar a lei da ficha limpa para candidatos(quem tem ficha suja não poderá nem se candidatar). Os partidos também poderiam ser obrigados a não aceitar filiação de fichas suja.
E sinceramente, não havendo essa possibilidade acima, eu prefiro "pagar" campanha eleitoral pra esses sujeitos do que vê-los eleitos. O sistema de financiamento atual favorece a esses candidatos, enquanto outros candidatos melhores não tem os mesmos recursos disponíveis pra criarem e divulgarem suas campanhas e propostas.
Esses candidatos acabam tendo um marketing de campanha muito forte devido ao financiamento privado, o que os deixa com chances maiores de serem eleitos. Eu acho que devemos combater a não eleição desses tipos de candidatos.
Quanto aos partidos, basta limitar a criação destes. Devemos ter atualmente uns 30 partidos. Precisa de mais? Nenhum deles tem ideologia política que converge com a ideologia dos cidadãos que queiram se filiar?
Pode também fazer com que o fundo público para campanhas(dividido igualmente entre os candidatos) seja o mesmo valor sempre, só tendo correções de inflação. Assim quanto mais gente entrasse, menor ficaria a parcela de cada um. Isso poderia desestimular a criação de partidos de aproveitadores.

RE: Financiamento de Campanha
Resposta
05/08/13 00:55 em resposta a André Ramos.
Uma das inúmeras coisas que acontecem em nosso pais e que me deixa indignada é o financiamento público de campanha: nossos hospitais não tem maca e damos milhões para desclassificados torrarem em campanhas políticas que tem, como único objetivo, enganar o desavisado povo brasileiro.

RE: Financiamento de Campanha
Resposta
05/08/13 03:03 em resposta a angela maria esteves.
Quando pensamos em financiamento publico pensamos que vamos dar dinheiro a politicos , mas nao é bem assim.
Anexo

Anexos: fINANCIAMENTO.jpg (105,3k)

RE: Financiamento de Campanha
Resposta
05/08/13 04:21 em resposta a angela maria esteves.
Oi Angela , A primeira vez que ouvi falar em financiamento publico , pensei a mesma coisa que você , "Caracas depois de tudo que pagamos ainda vamos pagar a campanha dos safados " pois é ai pesquisei um pouquinho e tomei conhecimento dos fatos acima.
Mas pra mim alguns pontos deste financiamento tem que ser revisto. as campanhas tem que ficar mais baratas, por que se o governo pagar as campanhas que temos hoje , nao vai sobrar dinheiro realmente pra nada (exagerando).
Por esta razao o financiamento publico TEM QUE SER acompanhado com VOTO DISTRITAL , pois assim cada distrito teria cerca de 30 candidatos para cada cargo disputado. teria muito menos destes santinhos, pois nao precisaria dos mesmos , a cidade fica muito mais limpa e nao precisa gastar com tanto material de campanha.At mesmo possibilita o TRE de enviar uma cartilha para cas do cidadao com dados padronizado de todos os candidatos , dados fornecidos pelos candidatos , como , história , cargos ocupados , propostas e onde encontrar mais informacoes.numa especie de curriculo.Proibindo contratacao de cabo eleitoral , pode ter comicio , mas com voluntarios, e penas duras para quem desrespeitar essas leis e pegos em caixa 2.
ai existem linhas que defendem uma reformulacao no horario de TV , uns defendem tempo igual para todos, e mesma produtora que seria licitada tambem pelo TRE , isso nos leva a outro problema do financiamento publico. como dividir isso ?

O modo atual é dividido 5% de forma igualitaria entre todos os partidos , razao pelo qual existe os partidos de aluguel , e o resto é divido proporcionalmente pelo numero de deputados de cada partido, assim quem tem mais candidatos tem mais tempo e dinheiro , criando um ciclo vicioso de poder resultando na discucao real da fidelidade partidaria.e num possivel financiamento publico surge a questao : Eu nao quero meu dinheiro indo pra pagar campanha de politico que considero corrupto , se a populacao nao pode escolher pra quem vai este dinheiro, isso é disperdicio de dinheiro publico.
A solucao é tao simples , é só fazer a divisao do tempo e fundo partidario proporcional ao numero de filiados de cada partido, assim alem dos partidos serem incentivados a se modernizarem ouvindo mais os filiados pois ele é passa a ser mais importante para o partido , da o direito de voce como cidadao se filiar a um partido e dizer pra onde voce quer que o dinheiro e tempo vá. e em pouco tempo existira uma certa igualdade entre partidos.

ë isso , pra se ter Financiamento publico tem que ter diminuicao do valor de campanha com o VOTO DISTRITAL e DISTRIBUICAO PROPORCIONAL AO NUMERO DE FILIADOS POR PARTIDO.

RE: Financiamento de Campanha
Resposta
05/08/13 06:29 em resposta a angela maria esteves.
Angela,
Você acha realmente que essa verba do financiamento público de campanha que seria economizada com sua extinção seria destinada para melhoria dos serviços públicos? Olha o número estimado postado pelo Diego do rombo que esses caras dão aos cofres públicos quando eleitos. Assim que eleitos, eles(a maioria) só fazem atender interesses de uma minoria de poder econômico alto que bancam suas campanhas eleitorais.

RE: Financiamento de Campanha
Resposta
05/08/13 14:03 em resposta a Ricardo Berlinck.
Infelizmente hoje se debate como o foco de que o financiamento público vai beneficiar o PT e isso ofusca o pensamento de alguns.Além do financiamento público, outros detalhes devem ser inseridos na legislação, como a abertura dos sigilos fiscais, bancários e telefônicos automáticos no caso de suspeita fundado de uso de caixa dois em campanhas, perda do cargo e inelegibilidade para sempre para os que forem pegos e etc.Será que é melhor temos um esquema viciado como esse do metrô paulista?Ali há dinheiro para campanha até o ano 2100.Nunca vi nenhum empresário jogar dinheiro fora.Se investem é porque querem algo em troca.E para si e não para a sociedade, pois a grande maioria só pensa em si próprio...

RE: Financiamento de Campanha
Resposta
07/08/13 03:44 em resposta a mariana bernd.
Penso que o problema não é só participar de licitações, etc... Deve proibir as doações de pessoas jurídicas e, limitar as pessoas fisicas. Que pessoa jurídica investiria milhões em campanha para não recuperar o dinheiro investido? Em alguns casos os doadores negociam cargos em troca e, dominam o real eleito pelo povo, que se torna um marionete.

RE: Financiamento de Campanha
Resposta
07/08/13 19:27 em resposta a Jaime Dias.
Jaime. Acho ótima sua compreensão sobre o tema, pois também acredito que o diferencial em política está nas ideias e propostas colocadas em prática. Acredito que o Financiamento Público de Campanhas com controle e decisões por parte da população e órgãos oficiais governamentais, juntamente com Voto Distrital muda completamente a forma de se ver e fazer política neste País.

RE: Financiamento de Campanha
Resposta
08/08/13 19:25 em resposta a mariana bernd.
Na minha opinião, o financiamento publico de campanhas políticas precisa ser feita com muita transparência para evitar a corrupção, todos os partidos deve receber o mesmo valor para sua campanha e padronizar as coisas ex: mesmo tempo na Tv e rádios e afins. E limitar o trabalho dos marqueteiros da políticas. Político tem que ganhar no projeto ( registrado no STE) e não na propaganda. A população e eu queremos decidir quem fica e quem sair para isso voto distrital com recall ou seja se o político não cumprir o que propôs no tempo estimando do projeto será eliminado.

RE: Financiamento de Campanha
Resposta
29/08/13 21:28 em resposta a Ricardo Berlinck.
Ricardo Berlinck:
O financiamento Público de campanha concluirá o processo de estatização dos partidos políticos, libertando-os da necessidade de persuadir as pessoas a financiá-los, sonho de qualquer partido totalitário. Seríamos obrigados a pagar campanhas de figuras como Sarney, Calheiros, Collor, Maluf, Kassab e Afif. Sou a favor do financiamento privado, exclusivo de pessoas físicas.
abs,



Concordo. Não acho justo pagarmos impostos para financiar campanhas eleitorais. Os políticos já contam comfinanciamento piblico através dos horários "gratuitos" de rádio e TV. Poderia haver financiamento através de pessoa física Com limite e declaração ao IR para quem e quanto doou.

RE: Financiamento de Campanha
Resposta
03/09/13 17:13 em resposta a Diego Rodrigues.
Diego Rodrigues:
Quando pensamos em financiamento publico pensamos que vamos dar dinheiro a politicos , mas nao é bem assim.



Ao contrário do banner do cidadão. O Povo quer SIM o financiamento público de campanha.

RE: Financiamento de Campanha
Resposta
03/09/13 22:45 em resposta a Carlos Eduardo Vieira.
Nao vi nenhum cartaz nas ruas pedindo financiamento publico , ja fiz campanha para o financiamento publico , mas vejo que vai ser um tiro no pé, o caixa dois e a troca de favor vai continuar se nao houver equiparação de doações , leis rígidas , e separação dos poderes.