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INCLUIR NO ENSINO FUNDAMENTAL: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E CIDADANIA

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Ninguém gosta daquilo que não conhece ou possui aptidão para aquilo que desconhece. Atualmente só ouvimos cidadãos reclamarem que na política só tem ladrão, que ninguém quer trabalhar, que ninguém presta, só tem privilégios, etc... No entanto, são resquícios da nossa história, da nossa cultura omissa e sem participação, cobrança, fiscalização. Assim, penso que seria muito importante a inclusão na grade das matérias do ensino fundamental nacional: Participação política e Cidadania. Assim, não só se levaria conhecimento para aqueles que querem exercer sua cidadania, como esclareceria pontos fundamentais de um um Estado Democrático de Direito, onde o poder emana do povo, mas é outorgado aos nossos representantes. E, o mais importante demonstraria como é importante a participação de todos os cidadãos na política como um todo.

RE: INCLUIR NO ENSINO FUNDAMENTAL: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E CIDADANIA
Resposta
07/08/13 17:39 em resposta a Tiago Costa.
Concordo,

Devíamos ter matérias no ensino fundamental e médio como: noções de política (formas de governo e história da política), noções de direito, noções de economia, noções de saúde básica e outras matérias importantes para a vida como cidadão.

RE: INCLUIR NO ENSINO FUNDAMENTAL: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E CIDADANIA
Resposta
07/08/13 22:33 em resposta a Rafael Marzall Zanotto.
Tenho quase certeza que é esta a utilidade da aula de ciências sociais no ensino fundamental e das aulas de geografia no ensino médio.

RE: INCLUIR NO ENSINO FUNDAMENTAL: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E CIDADANIA
Resposta
07/08/13 22:55 em resposta a Rafael Borges Borri.
Caro, Rafael.

Eu e muitas pessoas tiveram estas aulas... mas tente perguntar para uma pessoa... que não se interessa por política... como funciona o sistema atual de eleição para o parlamento... acho que não esta bem explicado.

Um abraço,

RE: INCLUIR NO ENSINO FUNDAMENTAL: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E CIDADANIA
Resposta
08/08/13 10:26 em resposta a Tiago Costa.
CIDADANIA BRASILEIRA
Deveria ser criado um curso permanente, com duração de 6 meses, em horários diferenciados, com aulas diárias de 90 minutos, público-alvo prioritário menores de 14 anos, permitida a participação de qualquer idade.

O desenvolvimento do conteúdo, metodologia e aplicação, seriam coordenados pelo MEC e a realização ficaria a cargo das instituições de ensino superior, utilizando espaços disponíveis em igrejas, templos, sindicatos, associações, rotary, lions, maçonaria, organizações não governamentais, clubes, empresas, OAB, conselhos regionais etc.

O conteúdo abrangeria noções básicas sobre:
1. CONSTITUIÇÃO: artigos 1 a 17, 19, 20, 34, 35, 37, 60, 61, 71, 74, 145, 150, 151, 170, 172, 175, 177, 191, 196, 203, 205, 221, 223, 225, 226, 227, 230, 241, 243, 244,
2. CÓDIGO CIVIL: artigos 1 a 78, 99, 233 a 426, 1196 a 1224, 1511 a 1727
3. CÓDICO PENAL: artigos 1, 26, 33, 43, 59
4. CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
5. ESTATUTO DO IDOSO
6. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
7. LEI MARIA DA PENHA
8. COOPERATIVISMO
9. LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL
10. CONSELHOS SOCIAIS E COMUNITÁRIOS
11. ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
12. APLICAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS
13. SERVIÇOS PÚBLICOS E CONCESSÕES
14. HIGIENE BÁSICA
15. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
16. PEDESTRE NO TRÂNSITO
17. DIREÇÃO DEFENSIVA
18. ENDEREÇOS ÚTEIS
19. MODELOS DE FORMULÁRIOS
20. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
edivanbatista@yaoo.com.br

RE: INCLUIR NO ENSINO FUNDAMENTAL: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E CIDADANIA
Resposta
08/08/13 14:11 em resposta a Tiago Costa.
Com certeza de repente fundindo sociologia e filosofia, em 1h/a e outra h/a para participação política. Assim não precisa acrescentar mais carga horária.
Mas com certeza os deputados não querem essa participação e nem ninguém que pensa, ou a falta de diálogo é muito grande com a população. Querem implantar educação integral sem termos a mínima estrutura para fazer isso com qualidade, com profissionais mal pagos e ainda acham que a educação domiciliar não funciona.
A educação domiciliar não funciona mas o ensino integral sem qualidade sim, que controvérsia. As leis são só para a classe C ou consideram a todos?




Tiago Costa:
Ninguém gosta daquilo que não conhece ou possui aptidão para aquilo que desconhece. Atualmente só ouvimos cidadãos reclamarem que na política só tem ladrão, que ninguém quer trabalhar, que ninguém presta, só tem privilégios, etc... No entanto, são resquícios da nossa história, da nossa cultura omissa e sem participação, cobrança, fiscalização. Assim, penso que seria muito importante a inclusão na grade das matérias do ensino fundamental nacional: Participação política e Cidadania. Assim, não só se levaria conhecimento para aqueles que querem exercer sua cidadania, como esclareceria pontos fundamentais de um um Estado Democrático de Direito, onde o poder emana do povo, mas é outorgado aos nossos representantes. E, o mais importante demonstraria como é importante a participação de todos os cidadãos na política como um todo.

RE: INCLUIR NO ENSINO FUNDAMENTAL: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E CIDADANIA
Resposta
08/08/13 14:15 em resposta a Rafael Marzall Zanotto.
Se um indivíduo não se interessa por política não entende o funcionamento da sociedade,ele é obrigado a ir à escola e saber tudo de física por exemplo? Será que a aprendizagem só ocorre no espaço da escola? É isso que os governantes desconsideram.



Rafael Marzall Zanotto:
Caro, Rafael.

Eu e muitas pessoas tiveram estas aulas... mas tente perguntar para uma pessoa... que não se interessa por política... como funciona o sistema atual de eleição para o parlamento... acho que não esta bem explicado.

Um abraço,

RE: INCLUIR NO ENSINO FUNDAMENTAL: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E CIDADANIA
Resposta
08/08/13 15:36 em resposta a Micheline.
Micheline,

Tu não precisa saber das teorias de cordas, mas tem que saber pq uma maçã cai...

RE: INCLUIR NO ENSINO FUNDAMENTAL: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E CIDADANIA
Resposta
08/08/13 17:26 em resposta a Rafael Marzall Zanotto.
Com certeza Michele a classe de professores deveria sim ser mais valorizada. Contudo, medidas precisam ser tomadas para que nossa educação e, conscientização política não seja mais defasada como já é. Eu mesmo não gostava de matemática na escola, nem por isso deixava de assistir as aulas, isso é questão de aptidão e vocação para alguma área. Por isso escolhi a área humanas, redação, textos, interpretação, etc... Escolhi a advocacia. Até uns 3 anos atrás nem me interessava pela política, mas sempre fui crítico e sugestionador para melhoras, resolvi participar e incentivar jovens a participarem. Não é fácil, mas precisamos virar esse jogo, só de reclamar e, de certa forma colaborarmos para que as novas gerações sintam o peso do compromisso e exerça a cidadania.

RE: INCLUIR NO ENSINO FUNDAMENTAL: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E CIDADANIA
Resposta
08/08/13 17:33 em resposta a Tiago Costa.
Pra mim classe de cidadania deveria ser dada a todos os estudantes no ensino medio sim , e alem disso aulas de cidadania a todos os benificiarios do bolsa familia.

Mas pra que educar este povo né ?

RE: INCLUIR NO ENSINO FUNDAMENTAL: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E CIDADANIA
Resposta
09/08/13 00:03 em resposta a Diego Rodrigues.
Diego, por isso seria essencial educar, já que hoje a educação em níveis gerais nas escolas públicas é uma vergonha nacional. A reprovação não mais existe, desvalorizou-se os professores e, um povo quanto menos educado, mais induzido a erro? Por isso a proposta tanto da grade curricular citada, quanto do crimede estelionato eleitoral, para que assim haja uma mudança efetiva neste quadro vergonhoso para nós cidadãos que querem fazer a diferença.

RE: INCLUIR NO ENSINO FUNDAMENTAL: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E CIDADANIA
Resposta
09/08/13 02:15 em resposta a Tiago Costa.
Concordo, inclusive com excursões periódicas para as Câmaras Municipais, que devem ser a porta de entrada para a política, e não essa sociedade secreta como acontece hoje.

RE: INCLUIR NO ENSINO FUNDAMENTAL: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E CIDADANIA
Resposta
09/08/13 03:52 em resposta a Adriano A.
Adriano, sabemos a dificuldade que é levar a população para as Câmaras. Aqui em Mogi Mirim-SP incentivamos e, cobrimos as sessões e transmitimos ao vivo via twit cam, e debatemos as decisões em grupos virtuais, um deles criei para debater iniciativas populares e fiscalizações tanto do Executivo quanto do Legislativo. Chama-se Fiscaliza e Legisla Cidadãos de Mogi Mirim. É um grupo com mais de 1100 Mogimirianos, mas temos pouca participação efetiva. Contudo criamos um Grupo Presencial chamado Cidadania Ativa é apartidário, pois não se discute política partidária, debatemos assuntos da cidade presencialmente, tivemos acesso a processos licitatórios e divulgamos para os grupos. Fazemos análise dos gastos da administração constantes do portal transparência. E tudo isso antes de vir o manifesto das ruas. Já é um bom começo.

RE: INCLUIR NO ENSINO FUNDAMENTAL: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E CIDADANIA
Resposta
09/08/13 15:27 em resposta a Rafael Marzall Zanotto.
É a questão pasam-se 4 horas ou mias dentro da sala de aula aprendendo,... e percebendo?

Toda nossa educação está nos moldes antigos, visavam objetivos da época da revolução industrial também, para mim 30 alunos dentro de uma sala de aula está mais pra processos de produção do que para educação. Sou professora e dou aulas de reforço, consigo 5x ou mais a produtividade (isso quer dizer mais de 100 %),com meus 5 alunos do que com os 30 todos juntos. Por isso se eu pudesse oferecer educação domiciliar a meus filhos ofereceria, porque eu tenho condição de fazer isso com qualidade, mas nem todos tem. Como professora o que é mais difícil pra mim é que certos alunos não tem afinidade com alguma disciplina e sai sem saber o nem pelo menos o básico. A escola da ponte em Portugal: sonho impossível?
Existe ministério da educação, comissão de educação na câmara dos deputados, mas pelo jeito colocam-se lá a trabalhar pessoas que nunca foram professores, ou não entendem nada de educação nem na prática nem na teoria. Nós não precisamos de mais tempo na escola e sim de mais qualidade. Mas com professores pegando 60 horas de aula pra ter um salário digno não tem como também. Querem copiar o modelo americano de escola integral, mas os americanos tem ensino domiciliar também. Porque a carga horária integral tem que ser na escola achei isso muito ditador. A escola não está dando conta de tanto conteúdo que é incluído a cada ano, pode crer.
Gente desculpa desviar um pouco do tema, mas os professores e de todo país precisavam ser ouvidos e haver numa reforma na educação. Cairia bem uma sondagem da população pra contrastar, pegar modelos existentes que dão certo, mas não copiá-los e sim reformular adequar pra realidade brasileira, assim como o professor faz pra cada turma de alunos, ele adequa seu conteúdo pras dificuldades específicas. Assuntos importantes como participação política ficam de fora, porque professor trabalhando 60 horas (3 períodos) não dá tempo de incluir como tema transversal.



Rafael Marzall Zanotto:
Micheline,

Tu não precisa saber das teorias de cordas, mas tem que saber pq uma maçã cai...

RE: INCLUIR NO ENSINO FUNDAMENTAL: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E CIDADANIA
Resposta
09/08/13 15:47 em resposta a Micheline.
Michelle você tem conhecimento de causa, por isso seu ponto de vista é muito importante, se o básico não funciona, imagine sobrecarregar ainda mais. Essa proposta ainda que sugestionada, precisa ser adaptada a realidade estrutural da educação. Óbvio que precisa ser melhorada a estrutura como um todo, as condições, qualidade, etc... Mas, tudo começa de um ponto... a sugestão nada mais é do que um início a ser adaptado. Precisamos urgentemente de mudanças e, entendo que cidadãos formados de maneira consciente entenderam no futuro o valor de um professor e da própria educação, votará mais consciente e participará de mobilizações sociais para a valorização dos profissionais da educação. No entanto, precisa-se de uma formação mínima de cidadania, conhecimento de direitos básicos e que faram diferença na comunidade como um todo, alcançando o bem comum.

RE: INCLUIR NO ENSINO FUNDAMENTAL: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E CIDADANIA
Resposta
09/08/13 15:58 em resposta a Micheline.
Concordo com você, Micheline.

O professor não é valorizado no Brasil... e precisaríamos de uma profunda reforma na Educação Brasileira.

Só educação em casa acho que se perde muito contato e diversidade de ideias... eu... por exemplo... gostava mais das matérias difíceis... pois meus colegas criavam dúvidas que eu não pensava... ou não tinha me dado conta... e com isto me fazia pensar mais no assunto e criar soluções para o problema... e desta forma aprendia mais e ia melhor... quando a matéria era "fácil"... acabava me distraindo com meus pensamentos e ia mal... então quando íamos estudar uma matéria difícil... eu tentava ajudar os outros a aprender a matéria e com isto ia absorvendo as dúvidas deles e reforçando meu conhecimento... o resultado é que todos íamos bem...

O reforço da matéria em casa de forma independente é muito importante... mas não como única forma de ensino... sempre minha mãe me ajudou a estudar e fica fazendo reforço nos estudos... daí quando fui um dos dois a entrar numa Universidade Federal... alguns diziam que meus pais tiveram sorte... só que poucos pais estão dispostos a gastar seu pouco tempo de folga a ajudar os filhos com os estudos.

Mas acho que minha educação fundamental e média faltou muita matéria de vivência... como os já citados e outros...

Um abraço,

E parabéns pelo esforço de ajudar o Brasil a ser um país melhor pela educação.

RE: INCLUIR NO ENSINO FUNDAMENTAL: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E CIDADANIA
Resposta
14/08/13 04:17 em resposta a Rafael Marzall Zanotto.
Precisamos valorizar e estruturar a educação do Brasil, um povo sem educação é um problema constante de massa de manobra eleitoral.

RE: INCLUIR NO ENSINO FUNDAMENTAL: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E CIDADANIA
Resposta
16/08/13 20:16 em resposta a Tiago Costa.
Ensinar é preciso. Educar é preciso. Plantar é preciso, arar a terra é preciso e regar. Para que a colheita chegue no futuro.

RE: INCLUIR NO ENSINO FUNDAMENTAL: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E CIDADANIA
Resposta
18/08/13 03:28 em resposta a Tiago Costa.
Se queremos um país melhor para nós e para as futuras gerações, não podemos ser egoístas e pensarmos só no presente, pelo contrário, temos que pensar em mudanças e, essas ocorrem a longo prazo. Portanto, ainda que muitos digam: "pra que essa matéria chata?" "quem inventou ou criou isso?" Ainda sou um estudante e, tenho aptidão para redação, interpretações de texto, etc... Mas, a matemática, vixe, fora a contábil, posso dizer que não sou muito fã... Assim, vejo que estou aperfeiçoando meu dom, minha afinidade, enfim, jamais teremos total conhecimento, mas atualizá-lo e criar novos rumos, certamente podemos. Só precisamos de homens, mulheres, jovens, criancas, Cidadãos, comprometidos com o futuro do nosso Brasil. Lute também por isso!

RE: INCLUIR NO ENSINO FUNDAMENTAL: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E CIDADANIA
Resposta
29/08/13 15:03 em resposta a Tiago Costa.
INDIGNADO COM A CÂMARA DOS DEPUTADOS QUE NÃO CASSOU O MANDATO DE NATAN DONADON, CONDENADO PELO STF E PRESO. VERGONHA NACIONAL! ESSA É A RESPOSTA DA CÂMARA AS VOZES DOS CIDADÃOS QUE TOMARAM AS RUAS? IMAGINEM A #reformapolitica como será manipulada!

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