Exportação de Dados do Fórum

Fórum

Exigência de nível superior para candidatos a eleição

Compartilhe este tópico:
Tópicos [ Anterior | Próximo ]
O que vocês pensam sobre a exigência de nível universitário para candidatos a prefeito, governador, deputados, senadores e presidente?

Na minha opinião isto seria bom para o país, pois, haveria uma profissionalização da gestão.

RE: Exigência de nível superior para candidatos a eleição
Resposta
10/08/13 01:31 em resposta a Mario B.
acho que poderíamos começar com o ensino médio...

mas não sei se isto poderia ser válido na nossa constituição.

RE: Exigência de nível superior para candidatos a eleição
Resposta
10/08/13 01:40 em resposta a Mario B.
Conheço algumas pessoas que não tem ensino médio e são grandes empresário.

Meu pai e meus tios não fizeram faculdade, e nem por isto acho que eles não poderiam representar e fazer um grande trabalho na política.

Estudo é importante, mas título não é tudo... conheço pessoas sem ensino formal que tem grande capacidade de gerenciamento e se deram bem na vida... e também conheço pessoas com doutorado que não tem condições nem de dar aula...

Então limitar a participação para ensino superior acho complicado.

Limitar como ensino fundamental ou médio acho mais adequado ao país.

RE: Exigência de nível superior para candidatos a eleição
Resposta
10/08/13 16:05 em resposta a Rafael Marzall Zanotto.
Não concordo e vou explicar pq.

Curso superior neste país ainda é um privilégio de poucos, boa parte é uma elite da sociedade que possui. Privilegiar o nível superior para todos os cargos seria privilegiar um pensamento elitista. Ainda mais em um país e miseráveis e pobres como este, que são mais da metade da população.

Minha proposta é nível fundamental para vereador e explico, tem muito município no interior do Brasil muito pobre, onde 50% ou mais da população é analfabeta ou semi-analfabeta, encontrar lá um que tenha nível superior é como encontrar um diamante, nível médio é mais comum. Portanto poderia ficar inviabilizada as eleições em diversos municípios no país, no interior do nordeste, norte, etc.

E nível médio para todos os outros cargos, acho razoável e justo.

RE: Exigência de nível superior para candidatos a eleição
Resposta
10/08/13 16:42 em resposta a Lex da Silva Brasileiro.
Sei que o grau de instrução não limita a capacidade de ninguém e que existem pessoas bem sucedidas que são analfabetas ou semi-analfabetas, assim, como tem pessoas com pós doutorado e não valem uma salsicha.

Mas as vezes me pego a pensar: será que uma pessoa com baixo grau de instrução tem condições para editar e criar leis?

O Tiririca, por exemplo, apesar de ter sido vitima do sistema já que a educação não alcança os artistas itinerantes tem condições para ser um deputado e legislar?

Penso o seguinte, para vereadores, como é uma coisa mais regional, e a proximidade com os eleitores é importante, o minimo de exigência é a pessoa saber ler e escrever, mas para cargos mais elevados o país teria aumento da qualidade na gestão se executados por pessoas mas instruídas.

RE: Exigência de nível superior para candidatos a eleição
Resposta
10/08/13 17:29 em resposta a Mario B.
Acredito que com o tempo a tendência é as pessoas terem um nível de escolaridade maior e por isto sermos mais exigentes tb. Mas no momento considero mais razoável isto que falei, nível fundamental vereador e nível médio o restante. Mas é necessário lembrar que os parlamentares não trabalham sozinhos, eles são assessorados por profissionais da própria casa (servidores públicos) ou quando precisam recorrem a algum tipo de assessoria externa com profissionais externos.

Nível fundamental para vereador já é um bom começo e nível médio para o restante tb considero um bom começo para uma constituição que hoje exige apenas saber ler e escrever (mesmo porcamente). Daí daqui uns 16 anos uma avaliação média da escolaridade do brasileiro poderíamos saber se dá pra aumentar estes requisitos, de repente nível médio vereador e superior o restante.

RE: Exigência de nível superior para candidatos a eleição
Resposta
11/08/13 19:58 em resposta a Lex da Silva Brasileiro.
Lex, acho que tu não leu a minha resposta.... eu fui contra o superior para todos os cargos...e achava nível médio interessante.

RE: Exigência de nível superior para candidatos a eleição
Resposta
11/08/13 20:46 em resposta a Rafael Marzall Zanotto.
Foi mal Rafael, ainda estou aprendendo a mexer neste fórum. É que pra participar tem que clicar no "responder" ou "resposta rápida" ou "responder citando" de alguém. rsrs

RE: Exigência de nível superior para candidatos a eleição
Resposta
16/08/13 16:36 em resposta a Mario B.
Olá, Mario Neto.

Uma opção para sua proposta seria:
- Legislativo: ensino médio - pois deve ser representativo e o mais democrático possível
- Executivo: ensino superior - para garantir uma qualidade de gestão

São poderes diferentes... podem ter barreiras diferentes.

Gostaria de ver o Brasil com um bom nível de educação... onde pudéssemos usar como cláusula de barreira no executivo para governador ou presidente... ser pós-graduado em Gestão Pública.... mas para isto precisaríamos: parlamentarismo, separação dos poderes e um sistema educacional muito melhor do que temos hoje...