Exportação de Dados do Fórum

Fórum

voto distrital

Compartilhe este tópico:
Tópicos [ Anterior | Próximo ]
voto distrital
Resposta
12/08/13 15:21
O sistema distrital assegura identidade entre eleitores e deputados, dando a legitimidade indispensável ao parlamentarismo. O deputado é diretamente fiscalizado por seus eleitores, que moram no seu distrito. Por outro lado, a qualquer momento, o deputado pode ter de concorrer a uma nova eleição e, por isso, está sempre prestando contas de sua atuação. Dentro do sistema do voto distrital, a eleição pode ser feita pelo processo de maioria absoluta ou não, ou seja, pode haver vários candidatos no distrito e será eleito o mais votado ou pode-se exigir a maioria absoluta: depois da eleição, os dois mais votados disputam em um segundo turno. O voto distrital dificulta a radicalização política, já que, pelo sistema distrital, o candidato precisa ter maioria em seu distrito. Em qualquer comunidade, dificilmente a maioria é radical, e, assim, a política do país tende a criar e fortalecer lideranças mais estáveis e menos passionais. Mas, por outro lado, o voto distrital pode criar legisladores que estejam sempre voltados aos problemas locais, relegando assuntos internacionais ou que não dizem respeito ao seu distrito e criando uma continuidade de cargo, com as mesmas pessoas nos mesmos cargos por várias eleições seguidas. Tendo em vista essas considerações, os teóricos e estudiosos especializados no trato da matéria têm defendido a maior viabilidade da adoção de uma espécie temperada, em que uma uma fração dos candidatos é eleita de acordo com a lógica proporcional, referente ao mecanismo da apresentação partidária de listas fechadas, de sorte a proporcionar a seleção na escala dos votos recebidos; e a outra é eleita de acordo com a dinâmica do voto distrital.

RE: voto distrital
Resposta
12/08/13 20:56 em resposta a Luiz Reginaldo de Oliveira e Silva.
O presente post foi movido do tópico "Financiamento das campanhas eleitorais" para este de "Sistema Eleitoral", devido a sua pertinência a este tema.

RE: voto distrital
Resposta
25/08/13 02:27 em resposta a Luiz Reginaldo de Oliveira e Silva.
Essa espécie temperada de eleição distrital, de que você fala, deve ser o distrital misto. E há ainda o distritão. E há outras propostas. Veja, no link a seguir, um destrincheiramento que fiz ao projeto de lei do deputado Sirkis: CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O LINK